HomeAssessoria ReleasesCasa das Rosas inaugura exposição “Livros de pedra”

Casa das Rosas inaugura exposição “Livros de pedra”

Esculturas expostas ao longo da Avenida Paulista propõe uma reflexão sobre a existência física da escrita na época das tecnologias digitais

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, em parceria com o Espaço Cultural Conjunto Nacional, inaugura no dia 29 de outubro, às 15h00, a exposição Livros de Pedra: Materialidades e Dialogias Poéticas, com cerca de dez esculturas da escritora e artista plástica Graça Lopes, que trazem ao jardim do Museu poemas executados num suporte que se integra de modo harmonioso ao ambiente. A mostra é gratuita e ficará em cartaz até o dia 17 de novembro.

A série, que une literatura e escultura, é composta por poemas inéditos criados pela escritora e artista plástica, inspirados em poetas como Augusto de Campos, um dos criadores da Poesia Concreta, Fernando Pessoa, Hilda Hilst, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade, referências da literatura nacional e universal. A Casa das Rosas, que integra a Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciados pela Poiesis, tem uma exposição permanente de um desses grandes nomes do Concretismo, Haroldo de Campos.

Com curadoria do jornalista Marco Polo Henriques, a exposição também atua no plano da metalinguagem, convidando-nos a uma contemplação crítica das marcas do processo criativo e de construção do fazer poético em si. “O material que dá vida à obra propõe uma reflexão sobre a história e a existência física da escrita, que, mesmo com o avanço das tecnologias digitais, ainda resiste”, afirma a artista.

OFICINAS

Além da exposição, serão realizadas oficinas práticas de argila para adultos e crianças, que apresentarão aos participantes a técnica empregada pela artista em suas obras. As atividades serão nos dias 29 de outubro e 4, 5 e 11 de novembro, sempre às 14h00, na Casa das Rosas. Para participar, é necessário se inscrever presencialmente na recepção do Museu. Mais informações no

RelatedPost