HomeAssessoria ReleasesCasa das Rosas inaugura exposição audiovisual sobre poema de Haroldo de Campos

Casa das Rosas inaugura exposição audiovisual sobre poema de Haroldo de Campos

Meninos eu v! é uma instalação audiovisual que explora as marcas

da memória no poema de um dos fundadores do concretismo

 

Poeta que acreditava que a linguagem era uma viagem cheia de aventuras, Haroldo de Campos experimentou intensamente a extrapolação dos limites da poesia. Um exemplo dessa ousadia foi a criação da Poesia Concreta, em 1956 (juntamente com Augusto de Campos e Décio Pignatari), um movimento literário brasileiro que obteve grande projeção internacional.

No ano marcado pelos 15 anos da morte do poeta, a Casa das Rosas, da Secretaria da Cultura do Estado, realiza, a partir de 31 de agosto, a exposição Meninos eu v!, um mergulho audiovisual no importante poema homônimo do autor. Publicado no livro Crisantempo – no espaço curvo nasce um (1998), o trabalho literário mostra a trajetória criativa e intelectual de Haroldo, bem como suas influências e afinidades.

“Além de grande poeta, crítico e tradutor, Haroldo teve uma vivência internacional rara entre autores brasileiros: conviveu e dialogou com grandes autores internacionais como Roman Jakobson, Octavio Paz, Max Bense e Julio Cortazar, entre outros”, explica Julio Mendonça, curador da exposição e coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos. Composta por uma instalação com três vídeos, a mostra explora o poema e evidencia algumas das referências contemporâneas ao poeta: Oswald de Andrade, Ezra Pound, Julio Cortázar, Max Bense e Roman Jakobson são alguns dos nomes citados nos versos do autor que narra sua trajetória intelectual em uma autobiografia poética.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos, um dos criadores da poesia concreta, na década de 1950. Localizado na emblemática Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

O museu funciona num dos raros casarões remanescentes da época inicial da Paulista, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo. Ao associar um patrimônio histórico e arquitetônico da cidade ao legado de um dos principais representantes de nossos movimentos de vanguarda, a Casa das Rosas representa as transformações tanto urbanas e sociais como artísticas e culturais de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO: Meninos, eu v!

Abertura: 31/8. Sexta-feira, 19h.

Visitação de 1/9 a 28/10. Terça-feira a sábado, 10h às 22h. Domingo e feriados, 10h às 18h.

Recomendação etária: livre.

Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

 

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.

Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).

Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br

Assessoria de Imprensa – POIESIS

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

 

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

 

Compartilhe!