HomeAssessoria ReleasesCasa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade dão início a sua programação de férias

Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade dão início a sua programação de férias

Atividade são gratuitas e acontecem todas no ambiente virtual. Entre os destaques estão cursos, palestra, sarau e performance

Rede de Museus-Casas Literários, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, segue com suas atividades on-line. A programação de julho está repleta de atividades virtuais e gratuitas para quem deseja explorar o universo da literatura. 

Casa das Rosas

Reynaldo Damazio fará uma introdução à ficção contemporânea no minicurso intitulado Observatório da Prosa. Em dois encontros on-line, serão discutidos os recursos presentes na prosa, com ênfase na prática da escrita. O curso será às terças-feiras, 7 e 14 de julho das 19h às 21h. Inscrições neste link até o dia 7.

Dia 11 de julho, sábado das 19h às 21h, será a vez do Sarau Bufo. Organizado pelos alunos do curso Poesia Expandida de 2020, o evento também terá a participação dos professores Anderson Gomes, Daniel Minchoni, Juliana Di Fiori Pondian e Julio Mendonça. Para ter acesso ao evento, clique aqui.

Em Ruem os Reinos: Haroldo de Campos leitor de Benjamin e Brecht, Diana Junkes discutirá as leituras que Haroldo fez de Benjamin e Brecht e os diálogos que em sua obra estabeleceu com ambos, enlaçando poesia e política, transcriação e crítica. O curso será dividido em 3 encontros às terças-feiras, dias 21 e 28 de julho e 4 de agosto das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia 21, neste link.

Na conversa sobre o livro O que se ouviu e o que não se ouviu na semana de 22, Lívio Tragtenberg dividirá um pouco da pesquisa feita para o livro, em que aborda o papel da música na Semana de Arte Moderna de 1922 a partir do contexto da vida cultural e musical paulista, propondo uma reflexão crítica sobre temas como nacionalismo, provincianismo e identidade cultural. A atividade será quinta-feira, dia 23 de julho, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de julho neste link.

Casa Mário de Andrade

No curso A arte da poesia: Uma introdução, Marcelo Tápia trará aspectos que caracterizam esse modo particular de comunicação, apresentando fundamentos teórico-práticos da composição de poemas, daqueles com formas fixas aos experimentais. O curso é uma breve abordagem da arte poética, dirigida a quem deseja iniciar-se em poesia e a quem já a pratica e quer refletir sobre o assunto. Os encontros irão acontecer às quartas-feiras pela plataforma Google Meet, de 8 a 15 de julho das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 8.

Na palestra Work in-progress: Desenvolvimento do jogo “Os Andrades” I, Fifo Lazarini apresenta as etapas para o desenvolvimento do jogo Os Andrades, que inclui uma aventura de Mário de Andrade à procura de poemas do livro Pauliceia Desvairada pelo centro histórico da cidade. Ambientado em 1922, o projeto aposta na interatividade para aproximar o público, principalmente estudantes, da literatura brasileira e história da Semana de Arte Moderna de 1922. A palestra será dia 11 de julho, sábado, das 16h30 às 18h pela plataforma Google Meet. Para realizar a inscrição até o dia 11, clique aqui

Pascoal da Conceição encena a performance Mário de Andrade desce aos infernos, nome do título do poema que Carlos Drummond de Andrade escreveu em memória do escritor modernista. A performance inclui trecho da conferência de 1942, na qual Mário conta sobre sua inspiração dos poemas que inauguraram a Semana de Arte Moderna de 22. Na sequência, Pascoal recita e interpreta “A Meditação sobre o Tietê”, o último poema do autor. A atividade será sábado, 1 de agosto, das 16h30 às 18h. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, neste link

Casa Guilherme de Almeida 

O curso Casas-museus: Habitações da Literatura, com André Amaral, evoca testemunhos literários sobre casas-museus, com o seguinte itinerário: Ana Hatherly desenha a arquitetura de Goethe, Beethoven e Chopin; César Aira entra na casa de Lezama Lima em Havana; Serguei Dovlátov oferece um passeio pelas Colinas de Pushkin em Pskov; Julien Gracq descreve o ateliê de André Breton em Paris; Virginia Woolf apresenta as casas de Carlyle e Keats em Londres; Roberto Bolaño procura pela residência de Henri Lefebvre na Bélgica e imagina o apartamento de Enrique Lihn num país que poderia ser o Chile ou o inferno. Os encontros serão às terças-feiras, 23 e 30 de junho e 7, 14, 21 e 28 de julho às 19h. As inscrições estão abertas até o dia 28 de junho, por este link.

SERVIÇO

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.
Acessibilidade: rampa de acesso e elevador

Durante o distanciamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual.

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

www.casadasrosas.org.br


CURSO | Observatório da Prosa
Com Reynaldo Damazio
Terças-feiras, 7 e 14 de julho, das 19h às 21h
Plataforma: Google Meet
Inscrições até 7 de julho
Link: https://casadasrosas.org.br/agenda/observatrio-da-prosa

Minicurso de introdução à ficção contemporânea, em dois encontros online, propondo uma breve discussão sobre alguns dos recursos presentes em textos de prosa, com ênfase na prática da escrita.

Sarau Bufo

Sábado, 11 de julho, das 19h às 21h
Plataforma: Google Meet / Transmissão pelo Facebook
Sem necessidade de inscrição prévia
Link para a transmissão: https://casadasrosas.org.br/agenda/2118-sarau-bufo

Páginas Abertas: Poéticas Sincrônicas – Curso Ruem os reinos: Haroldo de Campos leitor de Benjamin e Brecht
Com Diana Junkes
Terças, 21 e 28 de julho e 4 de agosto, das 19h às 21h
Plataforma: Google Meet

Inscrições até 21 de julho, neste link
 

Páginas Abertas: Poéticas Sincrônicas – Conversa sobre o livro o que se ouviu e o que não se ouviu na semana de 22
Com Lívio Tragtenberg
Quinta-feira, 23 de julho, das 19h às 21h
Inscrições até 23 de julho, neste link.

Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo 

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo

Durante o distanciamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual.

www.casamariodeandrade.org.br 


Curso | A arte da poesia: Uma introdução
Com Marcelo Tápia
Quartas-feiras, 8 e 15 de julho, das 19h às 21h
Plataforma: Google Meet

Inscrições até 8 de julho, neste link 


Palestra | Work In-Progress: Desenvolvimento do jogo “Os Andrades” I – Uma aventura de Mário De Andrade
Com Fifo Lazarini
Sábado, 11 de julho, das 16h30 às 18h
Plataforma: Google Meet

Inscrições até 11 de julho, neste link 


Performance | Mário de Andrade desce aos infernos
Com Pascoal da Conceição e convidados
Sábado, 1 de agosto, das 16h30 às 18h

Inscrições até 31 de julho, neste link

Casa Guilherme de Almeida

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes 

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Acessibilidade: rampa de acesso e elevador
Durante o distanciamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual.
www.casaguilhermedealmeida.org.br

CURSO | Obras abertas: História sincrônica da literatura – Casas-museus: Habitações da literatura
Com André do Amaral
Terças-feiras, 23 e 30 de junho e 7, 14, 21 e 28 de julho às 19h
Plataforma: Google Meet

Inscrições até 28 de julho neste link 

SOBRE A CASA DAS ROSAS 

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. 

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país. 

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Compartilhe!