HomeAssessoria ReleasesCasa das Rosas abre inscrição para o curso Poesia Expandida

Casa das Rosas abre inscrição para o curso Poesia Expandida

Curso gratuito de formação em poesia, voltado ao público interessado em criação poética, é oferecido pelo Centro de Referência Haroldo de Campos do museu

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis, tem em seu trabalho curatorial, tanto nas exposições quanto na sua programação educativa, os eixos que dialogamcom a difusão literária de qualidade, visando os elementos artísticos de seu patrono: Haroldo de Campos. Além de disponibilizar um acervo ímpar que pertencia ao poeta vanguardista, a Casa das Rosas oferece – através de seu Centro de Referência Haroldo de Campos – diversas atividades ao longo do ano para formação de público entusiasta da poesia e da prosa.

É com esse objetivo que a Casa das Rosas abre as inscrições para a segunda edição do “Poesia Expandida”, seu curso formativo que acontece de março a junho de 2020, com dois encontros semanais: às quintas, das 19h às 21h, e aos sábados, das 10h30 às 13h30. São 25 vagas, cujas inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site de 21 de janeiro a 23 de fevereiro de 2020, com divulgação do resultado do processo seletivo em 12 de março próximo.

Tendo início marcado para 19 de março, o curso é destinado aos interessados em criação poética, a partir de 18 anos de idade, que por meio de aulas teóricas e práticas explorarão as diversas possibilidades expressivas da palavra, do som e da imagem, bem como a criação poética em diferentes suportes. Os encontros oferecem dois módulos: teórico, às quintas, no qual os participantes trabalharão temas ligados à comunicação poética; e de laboratório, aos sábados, para elaborar temáticas como a performance vocal aplicada à poesia, poesia visual, poema-objeto e poema-livro.

Para se inscrever, os interessados devem apresentar três trabalhos poéticos – em verso ou prosa – de autoria própria, além de um texto de demonstração de interesse e também um breve currículo de dez linhas. Os formatos para apresentação da produção poética são variados: podem ser em PDF (cuja soma dos três trabalhos não deve ultrapassar 10 páginas), poemas visuais em jpeg (mínimo de 1.200 pixels de lado), poemas e/ou performances poéticas vocais e corporais em vídeo, seja nos formatos avi ou mp4 – se preferir enviar por Youtube ou Vimeo (com duração máxima de 3 minutos para cada trabalho) ou, ainda, poemas sonoros em formato mp3 ou postados na plataforma Soundcloud (também com duração máxima de 3 minutos para cada trabalho).

A seleção é realizada por uma comissão de profissionais de literatura sob a coordenação do Centro de Referência Haroldo de Campos, cuja ordem de relevância para análise das candidaturas é: 1) Trabalhos poéticos de autoria do candidato (item com maior peso na avaliação); 2) Breve currículo do candidato. 3) Declaração de interesse. A partir destes elementos, a comissão de seleção levará em consideração, em primeiro lugar, a compatibilidade do perfil do candidato em relação à proposta do laboratório que explora a criação verbal em suportes digitais. No mini-currículo e na declaração de interesse, será observado o nível de envolvimento do candidato com a criação poética de invenção. Nos trabalhos enviados, serão consideradas a técnica e a inventividade.

Para mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição e demais informações sobre o curso “Poesia Expandida”, acesse: https://www.casadasrosas.org.br/.

SERVIÇO:

Poesia Expandida

Formação teórica e prática – Março a junho de 2020, em dois encontros semanais: quintas-feiras, das 19h às 21h, e sábados, das 10h30 às 13h30.

25 vagas | Grátis

Inscrições gratuitas – 21 de janeiro a 23 de fevereiro de 2020: https://www.casadasrosas.org.br/centro-de-referencia-haroldo-de-campos/poesia-expandida

Divulgação do resultado / lista das pessoas selecionadas: dia 12 de março de 2020 por meio do mesmo endereço eletrônico.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!