HomeAssessoria ReleasesCarolina vai ao Malawi, primeiro livro da Sustenidos inspirado em intercâmbio, estará disponível para download em junho

Carolina vai ao Malawi, primeiro livro da Sustenidos inspirado em intercâmbio, estará disponível para download em junho

Maria Carolina é uma garota de sorte! A estudante de música e percussionista participou de um intercâmbio que permitiu trabalhar como voluntária na Music Crossroads, uma academia de música do Malawi, país que fica no Sudeste da África. A aventura vivida pela garota de 22 anos está no livro Carolina vai ao Malawi, primeiro título da Sustenidos Organização Social de Cultura sobre a experiência no MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange). A história será lançada no dia 10 de junho, no site da Sustenidos, e estará disponível para download gratuito. 

O MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange é um programa de intercâmbio e voluntariado entre as organizações musicais JMNorway, Trøndertun Folk High School, Music Crossroads Malawi, Music Crossroads Moçambique e Sustenidos. A ação é custeada pela Norec – Agência Norueguesa para Cooperações em Intercâmbios.

Desde 2015, o MOVE é realizado no Brasil pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição gestora do Projeto Guri no interior, litoral e Fundação CASA. A cada ano, seis jovens ex-alunos e educadores do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – passam uma temporada de dez meses nos outros países participantes: Noruega, Malawi e Moçambique. Da mesma forma, a cada ano, seis jovens músicos e musicistas desses países passam dez meses trabalhando como voluntários nos polos de ensino do Projeto Guri e em outras organizações parceiras. 

“Após alguns anos de colaboração entre as organizações, tivemos a ideia de elaborar livros infantis que contassem um pouco sobre a experiência de ser estrangeiro e viver em outro país. Cada livro fala sobre aspectos da cultura do local retratado: são apresentados costumes, músicas, brincadeiras infantis, lendas, roupas, comidas … e os narradores vão tentando entender as diferenças e semelhanças entre a cultura brasileira e a do país onde estão vivendo.  Esperamos que esta coleção desperte nas crianças a curiosidade em relação ao mundo, a coragem de conhecer o novo e o respeito por aquilo que é diferente”, conta Alessandra Costa, autora dos livros e diretora executiva da Sustenidos.   

 “Carolina vai ao Malawi é o primeiro título de uma coleção formada por três volumes. Marcelino vai a Moçambique e Laura vai à Noruega serão lançados em 10 de julho e 10 de agosto, respectivamente. Alessandra Costa assina os textos de todos os livros, mas os ilustradores são distintos e seguem o perfil de cada fascículo. 

Eva Uviedo foi a ilustradora escolhida para dar cor e forma às lendas, aos amigos, animais e sabores encontrados por Carolina durante a aventura malawiana.        

Ficha técnica:
Carolina vai ao Malawi
Texto: Alessandra Fernandez A. Costa
Ilustrações: Purpurina – Comunicações e Cultura – Eva Uviedo
Pesquisa: Ananda Miranda e Alessandra Fernandez A. Costa
Edição: Maria Eugênia Menezes e Helen Valadares
Revisão: Maria Eugênia Menezes
Design gráfico: Kelly Sato

Lançamento: dia 10 de junho, no site da Sustenidos Organização Social de Cultura

Sobre o MOVE: O Musicians and Organizers Volunteer Exchange (MOVE) é um programa de intercâmbio e voluntariado entre as organizações musicais JMNorway, Trøndertun Folk High School, Music Crossroads Malawi, Music Crossroads Moçambique e Sustenidos. A ação é custeada pela Norec – Agência Norueguesa para Cooperações em Intercâmbios.

Desde 2015, o MOVE é realizado no Brasil pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição gestora do Projeto Guri no interior, litoral de São Paulo. A cada ano, seis jovens ex-alunos e educadores do Projeto Guri são selecionados(as) para passar uma temporada de dez meses nos outros países participantes: Noruega, Malawi e Moçambique. Da mesma forma, a cada ano, seis jovens músicos e musicistas desses países passam dez meses trabalhando como voluntários(as) nos polos de ensino do Projeto Guri e em outras organizações parceiras. 

Durante a jornada, eles atuam em festivais, aulas de música e capacitações, além de enfrentar o desafio de viver em um contexto completamente novo. Em alguma medida, essa experiência muda a vida de todos que dela participaram.

Sobre o Projeto Guri: Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: https://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; CCR AutoBAn; Instituto CCR; SulAmérica; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; Supermercados Tauste; Banco Votorantim; VALGROUP;  Novelis; EMS; Capuani do Brasil; Faber-Castell; Pinheiro Neto; Santander;  Raízen; BTP; Distribuidora Ikeda; Grupo Maringá; Instituto 3M; Supermercados Rondon; Frigol; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; ENEL; GRUPO GR; Cipatex; Grupo Herval e Pirelli.

Compartilhe!