HomeAssessoria ReleasesCarnaval do interior paulista contará com cortejo do Bloco do Guri

Carnaval do interior paulista contará com cortejo do Bloco do Guri

Formado por alunos e educadores do Projeto Guri, grupo se apresentará em onze cidades

Faltam poucos dias para o início do Carnaval e você ainda não definiu como pretende curtira folia? Uma dica é aproveitar os blocos espalhados pelas cidades do interior paulista. Neste ano, onze municípios contarão com a presença do Bloco do Guri, grupo formado por alunos e educadores do Projeto Guri. As apresentações acontecerão entre os dias 19 e 22 de fevereiro. A programação é gratuita.

Fundado em 2011, o Bloco do Guri tem o objetivo de trabalhar a temática do Carnaval e suas influências populares junto aos alunos. Neste ano, em celebração ao aniversário de 25 anos do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o grupo interpretará uma canção inédita, a Bloco do Guri, escrita pelo compositor Paulo Padilha.

“O Bloco do Guri é uma oportunidade de celebração da alegria, da diversidade e da interação. Desejamos que o mesmo seja um evento que convide os familiares e a comunidade para aderir à brincadeira”, comentou Ari Colares, gerente artístico da Sustenidos, organização social gestora do Projeto Guri no litoral, interior e Fundação CASA.

Ao todo, 570 alunos e educadores dos naipes de percussão, canto coral, violão e sopro participarão do cortejo pelas cidades com marchinhas temáticas.

Abaixo, confira a programação completa do Bloco do Guri:

Bloco do Guri – Polo Regional São José do Rio Preto

Quando: 15 de fevereiro, às 15h, no Bloco da Carlota

Local: Rua Voluntários da Pátria, 44, Engenheiro Schmidt – São José do Rio Preto/SP

Quando: 21 de fevereiro, às 15h30

Local: Calçadão Municipal de São José do Rio Preto | Rua General Glicério, s/n°, Centro – São José do Rio Preto/SP

 

Bloco do Guri – Polo Itararé

Repertório:Músicas do Olodum; Marchinhas de Carnaval; e Bloco do Guri, de Paulo Padilha

Quando: 19 de fevereiro

Horário: às 19h

Local: Praça São Pedro, s/n°, Centro – Itararé/SP

 

Bloco do Guri – Polo Espírito Santo do Pinhal

Repertório: Bloco do Guri, de Paulo Padilha; e Marchinhas de Carnaval

Quando: 19 de fevereiro

Horário: às 14h

Local: Praça da Independência, s/n°, Centro – Espírito Santo do Pinhal/SP

Bloco do Guri – Polo Regional Jundiaí

Repertório: Bloco do Guri, de Paulo Padilha; e Marchinhas de Carnaval

Quando: 19 de fevereiro

Horário: às 15h

Local: Parque da Cidade | Rodovia João Cereser, KM66, Centro – Jundiaí/SP

 

Bloco do Guri – Polo Boa Esperança

Repertório: Bloco do Guri, de Paulo Padilha; e Marchinhas de Carnaval

Quando: 19 de fevereiro

Horário: às 14h

Local: Rua Mario Ybarra de Almeida, 227, Centro – Boa Esperança/SP

 

Bloco do Guri – Polo Elias Fausto

Repertório: Bloco do Guri, de Paulo Padilha; e Marchinhas de Carnaval

Quando: 20 de fevereiro

Horário: às 15h

Local: Praça da Matriz | Rua Ângelo Carnavele, 171, Centro – Elias Fausto/SP

 

Bloco do Guri – Polo Guará

Repertório: Bloco do Guri, de Paulo Padilha;Mamãe eu Quero, de Carmem Miranda; eAllah-lá-ô, de Haroldo Lobo e Nássara; entre outras.

Quando: 20 de fevereiro

Horário: às 14h

Local: Rua Deputado João de Faria, 150, Centro – Guará/SP

 

Bloco do Guri – Polo Regional Presidente Prudente

Repertório: Bloco do Guri, de Paulo Padilha; e Músicas de Carnaval

Quando: 20 de fevereiro

Horário: às 14h30

Local: Calçadão esquina com a Avenida Brasil, s/nº, Centro – Presidente Prudente/SP

Bloco do Guri – Polo Buri

Repertório:Músicas do Olodum; Marchinhas de Carnaval; e Bloco do Guri, de Paulo Padilha

Quando: 21 de fevereiro, às 10h30

Local: Centro de eventos Roque Rosa Lima | Rua 7 de Setembro, 116, Centro – Buri/SP

Quando: 21 de fevereiro, às 15h30

Local: Centro de eventos Roque Rosa Lima | Rua 7 de Setembro, 116, Centro – Buri/SP

Bloco do Guri – Polo Lençóis Paulista (Jovens abrem o Carnaval da cidade)

Repertório:Bloco do Guri, de Paulo Padilha eMarchinhas tradicionais do Carnaval

Quando: 22 de fevereiro

Horário: 9h

Local: Rua XV de Novembro, s/n°, Centro – Lençóis Paulista/SP

Bloco do Guri – Piracicaba
Quando: 22 de fevereiro, a partir das 9h
Local da concentração: Museu da Água
Endereço: Avenida Beira Rio, 448 – Centro, Piracicaba/SP

 

Todas as atividades são gratuitas

Projeto Guriwww.projetoguri.org.br


Bloco do Guri
“Tem Lugar pra Todo Mundo!”, anuncia em um trecho a nova música do Bloco do Guri. Como início das celebrações de 25 anos do Projeto Guri, – convidamos o cantor e compositor Paulo Padilha para fazer uma nova composição para o repertório do Bloco. Além de compor canções em vários gêneros, Padilha tem se destacado como um ótimo criador de marchinhas de carnaval.

Do ponto de vista musical e corporal, a ideia é que o Bloco do Guri possa ser embalado por qualquer ritmo que faça sentido para a cultura do entorno do polo. “A composição do Padilha tem sua introdução no ritmo caipira do cururu, o tema principal numa marchinha, uma segunda parte no ritmo do funk e finaliza com uma batida do Zé Pereira, dos antigos carnavais. Porém, não há nenhum compromisso com um ritmo definido. Na própria letra, a canção sugere “Vale catira, umbigada, samba-lenço e caiapó!… Vale congada, samba, marcha, moçambique e até forró!’”, finaliza Colares.

Parceiros locais: Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal, Buri, Itararé, Jundiaí, Elias Fausto, Boa Esperança do Sul, Lençóis Paulista, Guará, Piracicaba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.

Compartilhe!