HomeAssessoria ReleasesCantora Martinha é a convidada de maio do programa Notas Contemporâneas

Cantora Martinha é a convidada de maio do programa Notas Contemporâneas

Grande nome da Jovem Guarda, apelidada de Queijinho de Minas por Roberto Carlos, a artista participa de um bate-papo musical sobre sua carreira. O encontro acontece no dia 15, quarta-feira, com entrada gratuita

O programa Notas Contemporâneas do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo -, que registra depoimentos de importantes nomes do cenário musical brasileiro, convida para a edição de maio a cantora Martinha, proeminente nome da Jovem Guarda. A entrevista ao vivo é comandada pelo pesquisador Cacá Machado e acompanhada da Banda MIS com releituras de grandes sucessos da carreira da homenageada, como Eu Te Amo Mesmo Assim e Eu Daria a Minha Vida.

O encontro acontece no dia 17 de maio, quarta-feira, no Auditório MIS (172 lugares). O ingresso, gratuito, deve ser retirado com 1h de antecedência na bilheteria do Museu.

Sobre a artista

Martha Vieira Figueiredo Cunha – Martinha – sempre foi uma artista nata. O caminho das artes começou a ser trilhado aos quatro anos de idade, estudando piano em um conservatório de sua cidade natal Belo Horizonte e também ballet. Descendente direta de figuras ilustres do cenário cultural brasileiro, como o grande escritor “Monteiro Lobato” (primo em primeiro grau de seu avô paterno), de “Noel Rosa” e também de “Bidu Sayão”. Martinha ganhou reconhecimento após um encontro com Roberto Carlos, que iria se apresentar em Belo Horizonte. Por intermédio de um divulgador do artista, Dona Ruth, sua mãe, conseguiu marcar um encontro para que Roberto ouvisse Martinha. Depois da emoção do encontro, Roberto ouviu Martinha e, imediatamente a convidou para ir a São Paulo e se apresentar no “Jovem Guarda”. As portas do sonho se abriam para a realidade. Martinha ganhou o apelido consagrado, dado pelo Roberto – O Queijinho de Minas – e experimentou a fama tão logo pisou o palco do Teatro Record, cantando “Barra Limpa”, uma canção sua dedicada a Roberto Carlos. Passou então semanas fazendo o trecho Belo Horizonte/São Paulo de trem, para se apresentar no programa, até que se transferiu para São Paulo. Roberto a encaminhou para o Diretor Artístico de uma grande gravadora: Roberto Corte Real, com quem gravou – Eu Te Amo Mesmo Assim, que em menos de seis meses, era primeiro lugar em todas as emissoras do país. Com uma agenda lotada, chegando a ser classificada numa pesquisa do IBOPE, publicada pela Revista Manchete, como a terceira cantora mais popular do País, Martinha nunca se descuidava como compositora. Suas músicas também alcançavam êxito nas vozes de grandes interpretes como Roberto Carlos, Ângela Maria, Nelson Ned, Nilton César, Milton Carlos, Ricardo Braga, Ronnie Von, Hebe Camargo, Claudia Barroso, Aguinaldo Rayol e tantos outros. Martinha ganhou todos os prêmios especializados em música no país, sendo presença obrigatória em todos os grandes programas de TV, chegando a apresentar considerado o melhor programa infantil de 1975. Com o público fiel, ao longo de mais de trinta anos de carreira, continua embalando corações com sua voz e buscando priorizar sua carreira como compositora, através de ídolos como Zezé Di Camargo (carreira solo), Dalvan, João Mineiro e Marciano, Mato Grosso e Mathias, Gilliard, Fafá de Belém (regravação da música “Eu daria a minha vida”, fazendo parte da trilha sonora da novela “Marcas da Paixão” da TV Record), Fábio Jr., Chrystian e Ralf, Roberta Miranda, Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó e outros.

Sobre o Programa Notas Contemporâneas

O projeto mensal do MIS registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música popular brasileira. O programa se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento realizado em estúdio, que passa a integrar o acervo do MIS; a segunda é ao vivo no palco do auditório do museu, com mediação do músico e historiador Cacá Machado com a Banda MIS, que faz releituras inéditas e exclusivas dos maiores sucessos do homenageado. A entrada é livre e os fãs dos artistas muito bem-vindos, o público pode participar fazendo perguntas que serão selecionadas pelo museu e, assim, integram o roteiro da noite.

NOTAS CONTEMPORÂNEAS | Martinha

DATA 15.05, quarta-feira

HORÁRIO 20h

LOCAL  Auditório MIS (172 lugares)

INGRESSO Gratuito (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS)

Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Estacionamento conveniado: R$ 18.

Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.