HomeAssessoria ReleasesCampinas: Teatro Castro Mendes recebe apresentações gratuitas do espetáculo Heurói

Espetáculo de dança do projeto Núcleo Luz traz em sua poética, com humor e delicadeza, questões como o fracasso e o desapego

Um espetáculo sobre a capacidade humana de se reinventar, de seguir em frente diante das perdas para o qual não está preparado. O herói que protagoniza esta jornada não superpoderes nem saídas mirabolantes. Sua força está no encanto e na vulnerabilidade de sua humanidade. Esta é a temática do espetáculo Heurói, que volta ao palco do Teatro Municipal José de Castro Mendes, nos dias 6 e 7 de junho às 20h30.

Com criação e direção de Chris Belluomini, o espetáculo tem elenco formado pelos aprendizes do Núcleo Luz – projeto que tem como instrumento de transformação social a linguagem da dança. “O Núcleo Luz é resistente em todos os sentidos, política, humana e individualmente. É bem desafiador. É impressionante como estar em contato diário com o corpo mexe com inseguranças. Estar em cena nos coloca num lugar de força coletiva, que é assim que eu enxergo dança. Heurói é um espetáculo que traz temáticas bem fáceis de entender. Nos atravessam” (Obede Queiroz, 21 anos).

O Núcleo Luz faz parte do programa Fábricas de Cultura, pertencente à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que é gerenciado pela Poiesis.

SOBRE O NÚCLEO LUZ

Criado em 2007, o Núcleo Luz é um projeto artístico-pedagógico que oferece a jovens de baixa renda a oportunidade de experimentar a dança de forma mais aprofundada. Os aprendizes de 14 a 24 anos vivenciam, além das aulas de corpo – balé, dança contemporânea, danças africanas, capoeira, entre outras –, atividades socioculturais e processos criativos, em interface com outras linguagens artísticas. O projeto é gratuito e oferece bolsa-auxílio, alimentação e transporte.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Espetáculo Heurói

6 e 7/6, às 20h30.

Teatro Municipal José de Castro Mendes (R. Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial. Campinas/SP).

Recomendação etária: Livre. Duração: 80 minutos.

Entrada gratuita. Distribuição de ingressos no local, 1h antes do início do espetáculo.