@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

Campeonato mundial inspira atividades nas Fábricas de Cultura

Publicado em 5 de junho de 2018

No mês em que se iniciam os jogos do campeonato mundial de futebol na Rússia, as Fábricas de Cultura Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha realizam diversas atividades sobre o tema. Contação de história, rodas de conversa, exposições e uma instalação integram a programação.

Com o objetivo de levar para a Fábrica de Cultura Jaçanã a tradição de pintura e decoração das ruas nas periferias da cidade, a atividade “O mundial e você: Cultura de rua” convida os participantes a decorarem o interior da biblioteca de verde e amarelo para celebrar o campeonato. A atividade acontece na quinta-feira (7) às 14h.

A Fábrica Vila Nova Cachoeirinha começa a entrar no clima do campeonato mundial com a instalação “Bandeiras dos países participantes do mundial de 2018”, que reúne na recepção as bandeiras dos 32 países que participam da disputa. O trabalho permanece no local de 5 a 30/6.

A exposição “Diversidade Futebol Clube – No nosso time joga todo mundo” conta com fotografias de Roberto Setton, que registrou entre 2008 e 2012 o “Futebol das Drags”, evento que comemorava o aniversário da boate Blue Space com um jogo de futebol entre drag queens e funcionários nas ruas do bairro da Barra Funda (SP). A mostra acontece de 8 a 30/6 na Fábrica Vila Nova Cachoerinha.

Em “Contos russos”, a Cia. Pé de Ouvido apresenta contos tradicionais russos no dia 12/6, terça-feira às 15h. Encerrando a programação especial na Vila Nova Cachoeirinha, entre 16 e 30/6 será exibida a “Homenagem a Mário Américo”, uma mostra de fotografias do ex-massagista da Seleção Brasileira, que acompanhou sete campeonatos mundiais, entre 1950 e 1974.

No dia 27/6, quarta-feira, às 15h, acontece o bate-papo “O mundial e você: protagonismo negro e marcos históricos” na biblioteca da Fábrica Jaçanã. Na atividade, os participantes conhecem histórias de jogadores e jogadoras de futebol negros que fizeram e fazem parte do campeonato mundial – Marta, Formiga, Cafu, Pelé, entre outros. Após o bate-papo, o grupo participa de uma oficina de estêncil para produzir cartazes que contem a história desses esportistas.

 

Visite

Compartilhe!