HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasCampanha Sonhar o Mundo leva programação com tema “Cultura como Direito” aos museus

Campanha Sonhar o Mundo leva programação com tema “Cultura como Direito” aos museus

Ação voltada aos Direitos Humanos acontece entre os dias 9 e 15 de dezembro, com exposições, debates, palestras e atividades sobre respeito à diversidade cultural e combate ao preconceito, à discriminação e à violência

Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, os museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado se mobilizam, entre os dias 9 e 15 de dezembro, para realizar a ação Sonhar o Mundo. Em 2019, o tema “Cultura como Direito” vai levar aos espaços visitas mediadas a exposições, palestras, saraus, contações de histórias e debates sobre imigração, desenvolvimento infantil, preservação de memórias, mulheres na cultura, sustentabilidade, acessibilidade e arte brasileira.

A ação, que teve início em 2015, articula e mobiliza os museus do Estado de São Paulo para a realização de atividades relacionadas aos Direitos Humanos e à solidariedade, atuando como instrumentos de transformação social e de estímulo à reflexão. As atividades acontecem na capital e no interior do Estado. Confira a programação:

CAPITAL

Memorial da Resistência

O Memorial da Resistência convida, nos dias 9, 11, 12, 13 e 15 de dezembro, das 10h às 17h, o público agendado e espontâneo da exposição “Canto Geral”, sobre os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, para o jogo “De passo a passo”, que vai abordar os direitos culturais (acessível em Libras mediante agendamento). Ao mesmo tempo, acontecem leituras dos artigos da Declaração e de “Se os tubarões fossem homens”, de Bertold Brecht. No dia 14, das 14h às 17h, o Memorial realiza o “Sarau Poético”, com artistas propondo reflexões sobre Direitos Humanos por meio de música e poesia.

Nos dias 12 e 13, a atividade do Memorial acontece no Museu Anhanguera, em Santana do Parnaíba, das 10h às 17h: a “Oficina de Contação de História – Contando Histórias e Compartilhando Memórias” mostra como tais ações nos museus e instituições culturais promovem o acesso do público infantil aos espaços e discussões. Para participar, é necessário realizar inscrição no site do SISEM: www.sisemsp.org.br.

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil realiza, no dia 14 de dezembro, às 11h, roda de conversa sobre “O direito à cultura como direito à memória: uma conversa sobre museus” e visita a exposição de longa duração. A atividade convida o público a refletir sobre um aspecto fundamental do direito à cultura: o lugar da memória.

Museu da Diversidade Sexual

No dia 11 de dezembro, às 19h30, o Coral LGBT apresenta repertório eclético na estação República do Metrô – onde está localizado o museu – sob regência do Maestro Ettore Verissimo e com Gabriel Fabbri no piano. No dia 14, das 14h às 17h, a roda de conversa “Acervo e direito à cultura: A preservação de memórias LGBTI+” com a pesquisadora Ana Maria de Almeida Camargo e integrantes do Centro de Memória do Museu da Diversidade Sexual, discute a importância dos acervos no âmbito do direito à cultura, expõe metodologias de organização de acervos LGBTI+ e oferece um panorama da relação entre preservação e Direitos Humanos. Já no dia 15, das 14h30 às 16h, os educadores do museu realizam visita mediada à 3ª Mostra Diversa.

Museu da Imigração

No dia 10 de dezembro, das 9h às 12h, o museu realiza o workshop “Apoio a refugiados e migrantes em nível local – o intercâmbio entre Polônia, Alemanha e Brasil”, em que serão abordadas diferentes formas de apoiar migrantes e refugiados, além das políticas de migração na Polônia e na Alemanha. No dia 13, das 15h30 às 18h, o museu sedia o lançamento da edição nº 29 d Revista Sur, que dedica uma seção de seu conteúdo ao tema “Migração, Religião e Direitos Humanos”, trazendo a experiência de cinco religiosos cuja trajetória de vida perpassa pela experiência migratória.

No dia 14, das 9h30 às 15h30, acontece o “I Fórum de Debates Sobre Direitos dos Imigrantes”, em que será abordado o trabalho do PROMIGRA, projeto de extensão universitária da Faculdade de Direito da USP sobre Direitos Humanos para migrantes. E no dia 15, das 9h40 às 18h, a atividade “Aptaphi – Construindo a memória” traz à tona, em parceria com o grupo folclórico boliviano Kollasuyu Maya, os temas memória e xenofobia  por meio de apresentações musicais, almoço andino, roda de conversa e palestra.

Casa das Rosas

Na Casa das Rosas, a “Feira de Zines e Pequenas Editoras” e o “IV Encontro de Escrita Criativa” acontecem no mesmo dia: 14 de dezembro, promovendo um espaço de exposição e comercialização de fanzines e publicações de pequenas editoras, coletivos e autores independentes, das 11h às 18h. Em 15 de dezembro, das 15h às 17h, é a vez de “Histórias bordadas de casa” para crianças a partir dos quatro anos e seus familiares bordarem narrativas visuais de seus lares sem usar palavras.

Casa Guilherme de Almeida

A Casa Guilherme de Almeida integra a programação com o curso “Diretoras em Cena”, de 2 a 13 de dezembro, das 19h às 21h, que apresenta uma introdução ao cinema realizado por mulheres no Brasil e no mundo, incluindo nomes como Alice Guy-Blaché, Helena Solberg, Agnès Varda e Ava DuVernay. Já no dia 14/12, às 17h, “Hagoromo – o manto de plumas”, de Motokiyo Zeami, e a peça de teatro “Nô japonês”, apresentada pelo grupo Yoroboshi Za, unem o teatro com a música, dança e canto.

Casa Mário de Andrade

A Casa Mário de Andrade promove o curso “Perspectivas da Literatura Popular no Brasil”, em três datas, sempre das 19h às 22h: em 5 de dezembro, a aula é sobre “A gesta do gado e a epopeia do cangaço. O simbolismo do Pavão Misterioso”; no dia 12, o tema é “Rima e métrica no cordel. O cordel na sala de aula”; e no dia 19, as aulas terminam com “Criando versos, fazendo história. A xilogravura popular”. Os participantes terão oportunidade de conhecer a história e perspectivas da literatura popular no Brasil, com destaque para o conto popular em seu diálogo com a educação e sua presença na cena cultural brasileira. São 40 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo site. No dia 14, às 16h, o coletivo Contratempo e o soprano Simei Paes apresentam “Violão na música brasileira”, uma homenagem aos compositores Villa Lobos, Armando Neves, Dilermando Reis e Canhoto, além de resgate de canções como “Viola Quebrada“, de Mário de Andrade.

Museu Catavento

No dia 10 de dezembro, às 11h30 e às 14h30, o Catavento apresenta o espetáculo teatral “Por um Futuro Sustentável”, em uma apresentação lúdica que aborda a importância da preservação dos recursos naturais e o cuidado com o planeta para o desenvolvimento de um futuro sustentável. Na sessão da manhã, haverá intérprete de Libras.

Museu da Casa Brasileira

No dia 10 de dezembro, das 10h às 12h30, a atividade “Oficina Kazumbá: Cultura como Direito” convida os frequentadores do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Itaim Bibi para atividade sobre Direitos Humanos que une poesia, desenho, pintura e carimbo. Usuários e profissionais do Caps Itaim apresentam alguns de seus trabalhos: o bonecão Kazumbá, uma escultura viva de colagens construída a partir do corpo de todos e por todos e uma seleção de frotagens feitas em percursos pela cidade. Haverá distribuição de flores de papel e uma tela de serigrafia para ser estampada pelo público.

Museu da Imagem e do Som – MIS

No dia 15 de dezembro, das 14h às 16h, o MIS realiza a “Oficina de materiais acessíveis”, que convida o público a criar materiais para pessoas cegas ou com baixa visão, utilizando a linguagem dos cartazes como base e criando texturas com materiais variados. A atividade tem dez vagas e para participar é necessário retirar o ingresso gratuito 1h antes.

Museu de Arte Sacra

No dia 11 de dezembro, a mostra “Se o museu fosse meu”, no Museu de Arte Sacra, apresenta ao público uma seleção de trabalhos realizados em oficinas educativas no Núcleo Boraceia – espaço de convivência para pessoas em situação de vulnerabilidade social – e em visitas ao Mosteiro da Luz, sede do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Os encontros mensais com os conviventes do Núcleo Boraceia geraram experimentações artísticas em diversos suportes e técnicas, como argila, têmpera, fotografia, estamparia, tie dye e light painting. Os trabalhos convidam o público a uma reflexão sobre a cidade e o direito à cultura dentro e fora dos museus.

Nos dias 13 e 14, das 15h às 18h, o Museu de Arte Sacra convida o público para uma deriva pelo território Luz-Bom Retiro, com a proposta de mostrar interligações entre espaços aparentemente desconexos e promover uma discussão com a comunidade e os participantes sobre o tema “Direitos Humanos e direito à cidade”.

Museu do Futebol

No Museu do Futebol, a campanha #CHUTEIRAPARATODOS, que teve início no dia 03 de dezembro e segue até 25 de janeiro de 2020, arrecada chuteiras usadas em bom estado para doação para 15 times de várzea localizados nas periferias de São Paulo, Rio de Janeiro e das regiões do Xingu e do Tapajós.

No dia 14, das 10h às 13h, o Simpósio “Revivendo Memórias: A Doença de Alzheimer e a Paixão pelo Futebol” reúne médicos, pesquisadores e educadores para compartilharem conhecimentos sobre a Doença de Alzheimer e os resultados do projeto que levou pacientes com Alzheimer a uma série de visitas ao museu com o propósito de resgatar e trabalhar a memória afetiva dos pacientes no contato com o acervo. Participam da mesa redonda: Richard McBrearty (Scottish Football Museum), Carlos Chechetti (Projeto Revivendo Memórias), Dr. Leonel Takada e Dra. Sonia Brucki (Hospital das Clínicas), Dr. Ricardo Nitrini (USP), Daniel Magnanelli, Flávia Violim e Ademir Takara (Museu do Futebol). O evento terá tradutor simultâneo de português/Libras.

Também no sábado (14), das 14h às 15h30 acontece a atividade “Eu, meu lugar, minha história”, na área externa do museu. Os participantes vão escolher objetos que servirão como base para abrirem suas memórias uns para os outros. Ao final, os visitantes confeccionarão um RG de Cultura, a fim de refletir sobre nossa identidade cultural, e levarão para casa uma ficha para catalogar objetos. E no dia 15, das 14h às 15h30, a ação “Artilheiro Adaptado – Futebol de Amputados” apresenta ao público as regras da modalidade e oferece aos participantes a oportunidade de praticar os fundamentos.

Pinacoteca de São Paulo

Na Pinacoteca, a visita educativa à exposição “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”, em 14 de dezembro (sábado), das 14h30 às 15h30 vai estabelecer relações de diálogo com os diversos públicos e promover ressignificação acerca das obras observadas pelos participantes, por meio da leitura de imagens. Integra também a programação o “JogaJunto”, no dia 15 de dezembro, das 11h às 15h, com oferta de jogos para todas as idades relacionados ao acervo do museu, que estimulam um olhar atento, curioso e divertido sobre as obras em exposição.

INTERIOR

Museu do Café

O Museu do Café, em Santos, recebe a ONG Oficina do Futuro para uma apresentação gratuita no Salão do Pregão no dia 14 de dezembro, à partir das 15h, com espetáculos dos grupos de coral e balé formados pelas crianças acolhidas na entidade.

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã, traz a “Roda de Conversa e Oficina com Indígenas”, no dia 13 de dezembro, das 15h às 16h. Além do bate-papo com os indígenas moradores da Tribo Indígena Vanuíre para discutir a temática “Cultura como Direito”, será realizada oficina de confecção de adornos indígenas. Também no dia 13, às 9h, acontece a palestra “Direitos Humanos – Impunidade e Injustiça”, ministrada por Airton Souza de Lima, Mestre em Ciências Sociais.  No dia 12, às 9h, os visitantes poderão conferir a palestra “A Cultura e os Direitos Humanos”, conduzida por Nelson Russo de Moraes,  doutor em comunicação e cultura contemporânea.

Museu Casa de Portinari

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, terá, de 10 a 15 de dezembro, das 9h às 18h, um painel na Capela da Nonna no qual os visitantes serão convidados a deixar uma mensagem ou palavra que os façam refletir sobre a importância dos direitos humanos nos dias atuais, levando em conta o respeito à diversidade cultural, o combate ao preconceito, à discriminação e à violência. O painel terá uma temática diferente a cada dia. Durante esse período, os visitantes também poderão interagir com o “Jogo da Memória: Obras de Portinari e Direitos Humanos, relacionando as obras do pintor aos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.  

Museu Felícia Leirner

O Museu Felícia Leirner – Auditório Santoro, em Campos do Jordão, realiza, entre outras ações, a palestra “Cultura como Direito”, no dia 10 de dezembro, das 15h às 17h. Aberta ao público, com mediação de Ivan Montanari, a palestra aborda o Direito à Cultura, previsto na Constituição Federal como um direito fundamental. Entre os dias 10 e 15, das 9h às 18h, a atividade “Árvores dos Sonhos” apresenta uma árvore interativa que instiga a reflexão do tema “Cultura como Direito” a partir do artigo 27 da Declaração dos Direitos Humanos. Ao final da ação, as palavras e sonhos que os visitantes colocarem na árvore serão postadas nas redes sociais. No dia 7, às 10h, a palestra “Notas de Escurecimentos – Vivência Sobre a Literatura Negra Brasileira” aborda as origens dessa literatura, a atualidade do estilo, seus marcos e função social.  No dia 13, às 14h, o bate-papo “Fora da Caixa” recebe Benilson Toniolo, Secretário de Cultura de Campos do Jordão, para discutir com a comunidade jordanense o tema “direito à cultura”.

Confira a programação completa:

https://www.sisemsp.org.br/campanhas/programacao/

SERVIÇO

Memorial da Resistência de São Paulo

Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigência, São Paulo/SP. CEP 01213-010
Telefone: (11) 3335-5192
E-mail: faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Website: https://www.memorialdaresistenciasp.org.br
Facebook: @memorialdaresistenciasp
Instagram: @memorialdaresistenciasp
Twitter: @M_ResistenciaSP
YouTube: https://www.youtube.com/mresistenciasp

Museu Afro Brasil

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral,  Parque Ibirapuera, Portão 10, São Paulo/SP. CEP 04094-050
Telefone: (11) 3320-8900 Website: www.museuafrobrasil.org.br
Facebook: @museuafrobrasil.oficial
Instagram: @museuafrobrasil
Twitter: @museuafrobrasil
YouTube: https://www.youtube.com/user/museuafrobrasil1

Museu da Diversidade Sexual

Endereço: Rua do Arouche, 25 (Estação República do Metrô) – República, São Paulo/SP. CEP 03026-005
Telefone: (11) 3882.8080
E-mail: educativomds@apaa.org.br
Website: https://www.mds.org.br/contato/
Facebook: @museudadiversidadeoficial
Instagram: @museudadiversidadesexual
Twitter: @mus_diversidade
YouTube: https://www.youtube.com/museudadiversidadesexual

Museu da Imigração

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca, São Paulo/SP. CEP 03146-300
Telefone: (11) 2692-1866
E-mail: museudaimigracao@museudaimigracao.org.br                                                                                                                                                                                                                                                    Website: https://museudaimigracao.org.br/                                                                                                                                                                                                                                                                      Facebook: @MuseudaImigracao                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Instagram: @museudaimigracao                                                                                                                                                                                                                                                                                                Twitter: @museu_imigracao                                                                                                                                                                                                                                                                                                          YouTube: https://www.youtube.com/museudaimigracao

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo/SP. CEP 01310-100                                                                                                                                                                                                                        Telefone: (11) 3285.6986
E-mail: educativo@casadasrosas.org.br                                                                                                                                                                                                                                                                                        Website: https://casadasrosas.org.br/                                                                                                                                                                                                                                                                                      Facebook: @casadasrosas                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Instagram: @casadasrosas                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Twitter: @casadasrosas                                                                                                                                                                                                                                                                                                              YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2wxiRZ00V3yxbbLoR2cLWw

Casa Guilherme de Almeida

Endereço: Rua Macapá, 187 – Sumaré, São Paulo/SP. CEP 01251-080                                                                                                                                                                                                                              Telefone: (11) 3672-1391                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     E-mail: educativo@casaguilhermedealmeida.org.br                                                                                                                                                                                                                                                       Website: https://casaguilhermedealmeida.org.br/                                                                                                                                                                                                                                                            Facebook: @museucasaguilhermedealmeida                                                                                                                                                                                                                                                                    Instagram: @casaguilhermedealmeida                                                                                                                                                                                                                                                                                     Twitter: @casagdealmeida                                                                                                                                                                                                                                                                                                   YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCpkUtBXN2B-A4Oxjc7imltQ

Casa Mário de Andrade

Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda, São Paulo/SP. CEP 01154-010                                                                                                                                                                                                   Telefone: (11) 3666-5803
E-mail: educativo@casamariodeandrade.org.br                                                                                                                                                                                                                                                                        Website: https://casamariodeandrade.org.br/                                                                                                                                                                                                                                                                        Facebook: @CasaMariodeAndrade                                                                                                                                                                                                                                                                                    Instagram: @museucasamariodeandrade                                                                                                                                                                                                                                                                            Twitter: @CMariodeAndrade

Museu Catavento

Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº (Palácio das Indústrias) – Brás, São Paulo/SP. CEP 03003-060                                                                                                                                          Telefone: (11) 3246.4003                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Website: https://www.cataventocultural.org.br/

Museu da Casa Brasileira

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, São Paulo/SP. CEP 01451-000                                                                                                                                                                  Telefone: (11) 3032-3727                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    E-mail: comunicacao@mcb.org.br                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Website: https://mcb.org.br/pt/                                                                                                                                                                                                                                                                                       Facebook: @museucasabrasileira                                                                                                                                                                                                                                                                                         Instagram: @mcb_org                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Twitter: @mcb_org

Museu da Imagem e do Som

Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo/SP. CEP 01449-000                                                                                                                                                                                                          Telefone: (11) 2117.4777                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      E-mail: educativo@mis-sp.org.br                                                                                                                                                                                                                                                                                         Website: https://www.mis-sp.org.br/                                                                                                                                                                                                                                                                                 Facebook: @educativo.mis

Museu de Arte Sacra

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo/SP. CEP 01102-000                                                                                                                                                                                                                        Telefone: (11) 3326-3336                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    E-mail: educativo@museuartesacra.org.br                                                                                                                                                                                                                                                                              Website: https://museuartesacra.org.br/                                                                                                                                                                                                                                                                          Facebook: @MuseuArteSacra                                                                                                                                                                                                                                                                                            Instagram: @museuartesacra                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Twitter: @MuseuArteSacra

Museu do Futebol

Endereço: Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu, São Paulo/SP. CEP: 01234-060                                                                                                                                                                                                            Telefone: (11) 3664-3848                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   E-mail: contato@museudofutebol.org.br                                                                                                                                                                                                                                                                          Website: https://www.museudofutebol.org.br/                                                                                                                                                                                                                                                                      Facebook: @museudofutebol                                                                                                                                                                                                                                                                                                Instagram: @museudofutebol                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Twitter: @museudofutebol                                                                                                                                                                                                                                                                                                          YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo

Pinacoteca de São Paulo

Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo/SP. CEP 01120-010                                                                                                                                                                                                                                  Telefone: (11) 3324-1000                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    E-mail: pinacotecasp@pinacoteca.org.br                                                                                                                                                                                                                                                                                    Website: https://pinacoteca.org.br/                                                                                                                                                                                                                                                                                   Facebook: @PinacotecaSP                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Instagram: @pinacotecasp

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Endereço: Rua Coroados, 521 – Centro, Tupã/SP. CEP 17603-000                                                                                                                                                                                                                              Telefone: (14) 3491-2202
E-mail: contato@museuindiavanuire.org.br                                                                                                                                                                                                                                                                           Website: https://www.museuindiavanuire.org.br/                                                                                                                                                                                                                                                      Facebook: @museuindiavanuire                                                                                                                                                                                                                                                                                        Instagram: @museuindiavanuire                                                                                                                                                                                                                                                                                              Twitter: @mhindiavanuire

Museu Casa de Portinari

Endereço: Praça Candido Portinari, 298 – Brodowski/SP. CEP 14340-000                                                                                                                                                                                                             Telefone: (16) 3664-4284                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  E-mail: gerencia@museucasadeportinari.org.br                                                                                                                                                                                                                                                                              Website: https://www.museucasadeportinari.org.br/                                                                                                                                                                                                                                                  Facebook: @museucasadeportinari                                                                                                                                                                                                                                                                                  Instagram: @museucasadeportinari                                                                                                                                                                                                                                                                                      Twitter: @casadeportinari
YouTube: https://www.youtube.com/casadeportinari/    

Museu Felícia Leirner | Auditório Claudio Santoro

Endereço: Avenida Doutor Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão/SP. CEP 12460-000                                                                                                                                        Telefone: (12) 3662-6000 E-mail: contato@museufelicialeirner.org.br                                                                                                                                                                                                                        Website: https://museufelicialeirner.org.br/                                                                                                                                                                                                                                                                       Facebook: @museufelicialeirner                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Instagram: @museufelicialeirner                                                                                                                                                                                                                                                                                              Twitter: @mfelicialeirner

Museu do Café

Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP                                                                                                                                                                                                                                Telefone: (13) 3213-1750                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    E-mail: museudocafe@museudocafe.org.br                                                                                                                                                                                                                                                                            Website: https://www.museudocafe.org.br/                                                                                                                                                                                                                                                                        Facebook: @museudocafe                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Instagram: @museudocafe                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Twitter: @museudocafe

Compartilhe!