HomeCultura + Cultura + NotíciasCadastro Estadual de Museus é foco de 1ª reunião do COSISEM-SP no ano

Cadastro Estadual de Museus é foco de 1ª reunião do COSISEM-SP no ano

O Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM-SP) realiza, dia 8 de fevereiro, das 10h00 às 17h00, sua primeira reunião em 2018. O encontro, aberto ao público, ocorre na sede da Secretaria da Cultura do Estado.

 O foco da reunião é o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), com treinamento aos conselheiros sobre o melhor uso da plataforma, bem como emissão de pareceres e deliberações a instituições que já preencheram o cadastro.

Aberto a unidades museológicas de todo Estado em junho do ano passado, o CEM-SP é a ferramenta criada pelo SISEM-SP para estabelecer critérios a fim de qualificar as instituições museológicas paulistas.

Além disso, é por meio dos dados do cadastro que serão estabelecidas políticas públicas para o setor, repasse de verbas via leis de incentivo, agendamento de exposições itinerantes, entre outros serviços e trâmites governamentais.

“A análise dos cadastros preenchidos, sua posterior tramitação e a deliberação dos processos são feitas on-line. Por isso, é de grande importância que todos os conselheiros estejam a par do funcionamento do sistema, para que as deliberações sejam precisas, rápidas e de acordo com os critérios estabelecidos ao se criar o CEM-SP”, observou a coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) e presidente do COSISEM-SP, Regina Ponte.

Em 2018, o conselho irá se reunir a cada dois meses. Além de debates em torno da adesão das instituições museológicas ao CEM-SP, o COSISEM-SP também discute premissas e diretrizes da política cultural para o setor em todo Estado.

“As reuniões do COSISEM-SP serão mais constantes em 2018 para que acompanhemos com especial atenção todos os processos de adesão ao CEM-SP; assim, otimizamos as deliberações e auxiliamos da melhor forma possível o cadastramento das instituições”, explicou o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

O COSISEM-SP

A constituição e a posse do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM) são um marco no processo de consolidação institucional do SISEM-SP. Previsto desde a criação do sistema, em 1986, o Conselho só foi efetivamente instituído em 2012, sendo composto por sete membros: a coordenação da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM); a direção do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC SISEM-SP); a direção do Grupo de Preservação do Patrimônio Museológico da UPPM (GPPM/UPPM); uma representação do corpo docente do Curso Técnico em Museus instituído pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS); uma representação dos cursos de nível superior na área museológica de universidades paulistas; e duas representações de instituições museológicas eleitas bienalmente por voto direto durante a realização do Encontro Paulista de Museus.

RelatedPost

Compartilhe!