HomeAssessoria ReleasesCadastro Estadual de Museus auxilia na qualificação do Museu de Pesca, em Santos

Cadastro Estadual de Museus auxilia na qualificação do Museu de Pesca, em Santos

Os museus da Baixada Santista foram os primeiros a aderirem ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP). A ferramenta do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, que busca a qualificação das instituições museológicas em território paulista, foi lançada para a região em 2016.

Um dos locais que, desde então, aderiu ao Cadastro foi o Museu de Pesca, um dos mais conhecidos e visitados de Santos. “O CEM-SP permite que se tenha uma ‘fotografia’ dos museus, com seus pontos altos e críticos, permitindo, assim, uma gestão mais eficiente do equipamento cultural”, aponta a diretora do museu, Thaís Moron Machado.

A instituição faz parte do Grupo Orla Cultural de Museus da Baixada Santista e, na ocasião, foi decidido conjuntamente que todos os museus locais fariam o preenchimento do CEM-SP.

“Na época do preenchimento do Cadastro, havia pouco que eu tinha assumido como diretora do Museu de Pesca. Portanto, precisei fazer uma pesquisa intensa para obter respostas aos questionamentos – o que acabou sendo bastante gratificante e me permitiu organizar toda nossa documentação”, relembra Thaís.

O processo de adesão ao CEM-SP é gratuito e disponível on-line, no site do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br). Lá, no campo “Cadastro Estadual de Museus”, a instituição interessada tem acesso ao Instrumento de Qualificação Cadastral (IQC), que deve ser preenchido com o máximo de informações possível.

Na sequência, o IQC segue para avaliação do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, que realiza uma visita técnica ao museu para conferência dos dados. “O principal problema apresentado pela equipe do CEM-SP que analisou nossos documentos foi com relação ao baixo número de funcionários para uma estrutura relativamente grande”, comenta a diretora do Museu de Pesca.

Após as adequações e justificativas, todo processo é avaliado em reunião oficial do Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM-SP), que emite o parecer final sobre o cadastramento. O Museu de Pesca, por exemplo, teve seu cadastro deferido para o nível básico. “Pretendemos preencher também os outros níveis”, afirma Thaís.

Ao fim do processo de deliberação, o museu recebeu ainda um Relatório Técnico e um Diagnóstico Situacional com orientações para o aprimoramento das ações da instituição em cada um dos parâmetros dos três eixos que estruturam o CEM-SP: Gestão e Governanaça; Salvaguarda de Acervo; e Serviços ao Público.

O que é

Além da qualificação, o CEM-SP é de fundamental importância para que os museus tenham mais acesso a repasses públicos de verbas, ações integradas, consultoria técnica, entre outros benefícios. Outra vantagem é que, desde julho, após assinatura de convênio entre o SISEM-SP e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) no 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM), o museu cadastrado no CEM-SP automaticamente passa a integrar o Registro Nacional de Museus.

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!