HomeCultura + Cultura + NotíciasBSP promove a Hora do Conto para divertir a garotada nas férias de dezembro

BSP promove a Hora do Conto para divertir a garotada nas férias de dezembro

Confira também outros destaques da agenda da Biblioteca de São Paulo

A contação de histórias é vista por educadores e estudiosos como fundamental para o desenvolvimento de uma criança, levando os pequenos a desenvolver seu imaginário e habilidades e trazendo uma nova construção do mundo. A Biblioteca de São Paulo (BSP) está atenta a estes saberes e, desde 2012, desenvolveu um programa semanal que explora esta prática.

A Hora do Conto oferece semanalmente ações de contação de histórias, mediação de leitura e dramatizações com o foco na literatura infantojuvenil. Acontece três vezes por semana, nas sextas-feiras, sábados e domingos, sendo realizado por contadores de histórias e por funcionários do espaço. A ideia é despertar o interesse do público, com apoio de variados recursos: instrumentos musicais, adereços, figurinos e sonorização, teatro de bonecos, sombras e fantoches.

Em dezembro, esta será uma das principais atividades da biblioteca para entreter o público infantil durante as férias de dezembro. Aos sábados e domingos, a biblioteca convida alguns dos melhores grupos da cidade para encantar os pequenos. Entre as histórias encenadas estão: O coelho sem orelhas, de Klaus Baumgart e Til Schweiger, no dia 2; Um garoto chamado Rorbeto, de Gabriel O Pensador, no dia 3; N’Golo e Bendé-Bendé, conto popular da África do Sul, no dia 9; A chegada de Lampião no inferno, de José Pacheco, no dia 10; Pandolfo Bereba, de Eva Furnari, no dia 16; A serpente branca, dos Irmãos Grimm; no dia 17; O Natal de Charlie Brown, de Charles M. Schulz, no dia 23; O caso do bolinho, Tatyana Belinky, no dia 30. Nos dias 24 e 31 de dezembro a BSP estará fechada ao público.

Outra ação de sucesso é o programa Lê no Ninho, que visa estimular e iniciar à leitura para crianças entre seis meses e quatro anos. É realizada com livros, tablet, contação de histórias e músicas. Ao fim da atividade, é possível emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche. O programa permanente acontece aos sábados em dois horários: às 11h00 e às 15h00, e nos domingos, 3 e 17, às 11h30, no Parque da Juventude.

Além disso, a garotada na BSP pode brincar, fazer intervenções, jogos teatrais e participar de atividades rítmicas e educativas. Tudo isso durante o programa Brincando e Aprendendo, que acontece nas quartas-feiras, às 15 horas. No dia 6, a molecada vai se divertir com o Jogo da memória auditivo; no dia 13, com a Cama de gato; no dia 20, a ideia é fazer strikes com boliches; no dia 27, os pequenos podem brincar com argolas. A ação é indicada para crianças a partir de sete anos.

Fruto de uma parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), a biblioteca também oferece uma sessão de cinema com o programa Pontos MIS para o público infantil. A ideia é promover o contato das crianças com obras do cinema e formar novas plateias. Para assistir, não é necessário a inscrição, basta chegar nas sextas-feiras, às 15h30. Em dezembro, está em cartaz a comédia As aventuras de Tintim, animação do diretor Steven Spielberg. A trama mostra as peripécias do conhecido personagem do autor belga Hergé. Ele e sua trupe vão descobrir um navio que contém um segredo explosivo e atravessar diversos continentes para resolver este mistério.

ATIVIDADES PARA ADULTOS

A BSP realiza ainda atividades voltadas para o público adulto. Entre elas, o Sarau na BSP, voltado para pessoas com mais de 60 anos. O programa acontece desde 2012 e reúne quase dezenas de pessoas no auditório do equipamento cultural, onde cantam, leem poesias, conversam e trocam experiências. A ação também incentiva o convívio social e é um espaço para a realização de saraus na cidade de São Paulo, principalmente na região da zona norte. O Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo ocupa a biblioteca há mais de cinco anos, tendo a coordenação da música Terezinha Rocha. A atividade tem duração de duas horas e em dezembro acontece no domingo, 10, às 14h30.

Ainda no mês, o centro cultural norte continua promovendo a série de Palestras sobre Filosofia, com o professor e comunicador Rafael Navarro. O especialista promete tornar o debate filosófico acessível para todos os tipos de público, abordando conceitos como atitude e identidade em tempos líquidos. A última palestra desta temporada acontece no sábado, 9, às 11h00.

Acesse o site da BSP com a agenda completa e mais informações: bsp.org.br

Serviço:

Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana.

Telefone: (11) 2089-0800

Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30.

RelatedPost

Compartilhe!