HomeAssessoria ReleasesBordado em cena: Fábrica de Cultura Brasilândia realiza exposição com trabalhos desenvolvidos na Oficina Cultural Alfredo Volpi

Bordado em cena: Fábrica de Cultura Brasilândia realiza exposição com trabalhos desenvolvidos na Oficina Cultural Alfredo Volpi

A exposição “Bordando Territórios Afetivos” reúne 10 trabalhos do grupo de leitura e bordado criado em 2017

A Fábrica de Cultura Brasilândia inaugura no dia 7 de maio a exposição “Bordando Territórios Afetivos”. As obras da mostra foram criadas na oficina “A escrita como um fio que nos une”, organizada pelo clube O fio que nos une da Oficina Cultural Alfredo Volpi. Os trabalhos expostos traçam, a partir de desenhos e escritas, o mapeamento afetivo dos artistas, que criaram seus bordados a partir de histórias compartilhadas no grupo. A mostra das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, fica em cartaz até 31 de maio.

A Oficina Cultural Alfredo Volpi realiza o Clube O fio que nos une, no qual participantes leem obras literárias e criam bordados inspirados nas histórias lidas. O clube iniciou uma parceria com a Companhia das Letras, mas todos os anos desenvolve um trabalho final com temas que não necessariamente são ligados à literatura. “Os trabalhos expostos foram criados no fim de 2019: pedi para todos os participantes pesquisarem sobre suas ruas, casas e elementos que gostariam de usar para compor os bordados”, diz Natame Diniz, coordenadora do clube.

Mercedes dos Santos integra o clube desde o início. “Eu não sabia bordar, aprendi aos poucos, ponto a ponto, com a professora Natame Diniz e outras professoras convidadas que vão aos encontros nos ensinar as técnicas do bordado. Não imaginava que o nosso trabalho, que começou lá em 2017, poderia fazer parte de uma exposição”, conta a senhora de 76 anos.

“Eu tenho certeza que essa união de bordado e literatura fez com que os participantes se interessassem mais pela leitura, inclusive temos relatos de pessoas que não gostavam muito de ler ou liam um livro por ano e que começaram a criar esse hábito graças ao clube”, explica Natame.

SERVIÇO: Bordando territórios afetivos

7 a 31/5. Terça a sexta-feira, 9h às 20h. Sábado e domingo, consulte a programação no site.

Fábrica de Cultura Brasilândia | Avenida General Penha Brasil, 2508

www.fabricasdecultura.org.br

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Compartilhe!