HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + NotíciasBibliotecas trazem programação especial para férias de janeiro!

Bibliotecas trazem programação especial para férias de janeiro!

As Biblioteca de São Paulo e do Parque Villa-Lobos prepararam intensa programação para o mês de janeiro. São atividades gratuitas que prometem encher de diversão e conhecimento o período de férias.

BSP

Começamos pelas oficinas promovidas pela Cia. Malas Portam aos sábados, das 14h às 15h, com temas variados como a criação de livro-dobradura e a recriação de animais da fauna brasileira em Tangram, entre outros.

A contação de histórias também merece destaque com apresentações sempre às sextas, por conta da equipe da biblioteca e, aos sábados e domingos, às 16h, com grupos e artistas convidados, entre eles: Conte com Elas, Tricotando Palavras, Cia. Som em Prosa, Cia. Mapinguary, além das duplas Mirela Estelles/Sylvia Sato, Chris Cruz/Bruna Brancati, e Kelly Orasi e Paula Dugaich (confira as datas abaixo).

O Domingo no Parque, programa que leva as atividades da biblioteca para o Parque da Juventude Dom Evaristo Arns, acontecerá, em janeiro, em dois dias: 6 e 20, com sessões do Lê no Ninho (indicado para os pequenos entre 6 meses e 4 anos), das 11h30 às 12h15, e de contações com o Núcleo Educatho (6) e Josafah Barbosa (20), das 12h15 às 16h. Dia 20, das 14h30 às 16h30, é a vez do Sarau na BSP, que reúne literatura, canto e poesia, e é comandado pelo Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo, com coordenação de Terezinha Rocha.

Vale lembrar que a BSP estará aberta normalmente no dia 25 (sexta-feira), Aniversário de São Paulo. Na programação da data, o destaque é a Hora do Conto, com a Cia. Ruído Rosa, que apresentará Histórias da Garoa, texto baseado nas obras de Adoniran Barbosa, Álvares de Azevedo, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. O mês termina com o Clube de Leitura, marcado para dia 31, das 15h às 17h. O livro do mês é “O ministério da felicidade absoluta”, de Arundhati Roy, e, para participar, não é necessário fazer inscrição. Vale lembrar ainda que a exposição Zona Norte conta suas histórias prossegue aberta na BSP até 10 de fevereiro e é dica bacana para quem quer conhecer melhor a região em mostra construída a partir de memórias de moradores da área.

BVL

Todos os sábados, das 11h às 13h, a Trupe Pitirilo vai propor atividades variadas em oficinas: no dia 5, a brincadeira é criar com luz e sombras; dia 12, a ideia é confeccionar um Livro-TV; dia 19, os participantes desenvolvem uma história do começo ao fim; e, 26, a sonorização da trama de um livro dá tema à brincadeira. A Hora do Conto é outra dica para todas as idades. Às sextas-feiras, a equipe da biblioteca comanda a contação de histórias, às 15h, na Oca. Grupos convidados realizam a atividade aos sábados e domingos, às 16h. Kelly Orasi, as duplas Chris Cruz/Bruna Brancati e Mirela Estelles/Amarilis Reto e as companhias Som em Prosa, Mapinguary, Ruído Rosa, Conte com Elas e Cia. Do Mar dividem as apresentações durante o mês .

Janeiro também é tempo de feriado na cidade de São Paulo, no dia 25 (sexta-feira). Quem estiver na capital paulista pode aproveitar contação de histórias com a Cia. Tricotando Palavras, às 13h, e o espetáculo Rádio Variété, às 16h, com a divertida Cia LaMínima. A celebração também ganha outras atividades temáticas durante o mês. Entre os destaques, consta ainda o Clube de Leitura, marcado para o dia 18 (sexta-feira), às 15h, que terá como tema o livro “Não verás país nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão.

Quem gosta de exposições conta com duas na BVL: a de fotografias sobre a arquitetura modernista de Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia, que vai até 20 de janeiro; e a mostra “Lembra, corpo?”, que será inaugurada no dia 30, às 10h30, e segue para visitação até 3 de março.

Onde fica?


Compartilhe!