HomeCultura + NotíciasBibliotecas estaduais promovem exposições em dezembro

Bibliotecas estaduais promovem exposições em dezembro

A Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) abrem espaços, no final do ano, para exposições variadas.

Quem gosta de viajar, mesmo que seja por meio das imagens, não pode perder a Exposição Fotográfica de Arquitetura Modernista de Kaunas, apresentada pelo Consulado Geral da Lituânia em São Paulo, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado, Secretaria do Meio Ambiente do Estado e a BVL. A abertura da mostra está marcada para o dia 8 de dezembro (sábado), às 11h, e fica até 20 de janeiro, sempre de terça a domingo, das 9h30 às 18h30. A exposição reúne fotografias da arquitetura do início do século XX, de Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia. Nascida como exposição cultural contra o antigo modo de vida e da maneira de pensar, esta arquitetura, em pouco mais de 20 anos, deu à cidade um novo “rosto” – o da Bauhaus da Europa moderna. A curadoria é assinada por Gintaras Balčytis, diretor do Festival de Arquitetura de Kaunas.

No dia 11 de dezembro (terça-feira), às 14h, é a vez da BSP com a exposição A Zona Norte Conta Suas Histórias, que reúne as memórias, em formato de textos e desenhos, contadas por moradores dessa região da capital paulista. O grupo fez parte do processo de formação, promovido pelo Museu da Pessoa com a equipe BSP, que pôde aprender a metodologia de memória social e utilizá-la na coleta de registros orais, escritos e ilustrativos da história dos espaços, regiões e comunidades. Foram ouvidas histórias de vida de moradores da Vila Baruel, Vila Rica, Jardim Paraná, Casa Verde, Freguesia do Ó e Jardim Elisa Maria, por exemplo. A mostra vai até 13 de janeiro e a visitação pode ser feita de terça a domingo, das 9h30 às 18h30.

Não é necessário fazer inscrição para visitar as exposições, que são gratuitas. Basta chegar e aproveitar essas opções de lazer e conhecimento nas duas bibliotecas. Importante acrescentar que a BVL está preparando mais uma novidade em exposição também para janeiro.

onde ficam?


Compartilhe!