HomeAssessoria ReleasesBibliotecas do interior, litoral e Grande São Paulo marcam presença; confira cases

O 10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias contará com a presença de participantes de várias cidades, que irão apresentar painéis com histórias de projetos que deram certo em bibliotecas municipais integrantes do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). Confira abaixo alguns cases que irão compor o evento:

“Pequena biblioteca viva para crianças na universidade: uma escuta do território”

Centro Universitário Fundação Santo André

23 de outubro, 11h45

Projeto de longa duração (2011-2016) voltado para a instalação de uma biblioteca infantil no interior da universidade.

“Encontro com música e literatura na Casa Pia” – Sertãozinho

Biblioteca General Álvaro Tavares Carmo e a Casa Pia São Vicente de Paulo

23 de outubro, 16h45

Projeto que tem como objetivo levar lazer, entretenimento e cultura para os moradores do asilo, utilizando músicas e leitura de poesias, ditados populares, cantigas, adivinhas e contos infantis.

“Desvendando a deficiência visual” – Jacareí

Biblioteca Pública Municipal Macedo Soares (Jacareí) e a Secretaria Municipal de Educação de Jacareí

23 de outubro, 16h45

A iniciativa visa capacitar professores, profissionais da saúde e demais membros da comunidade em relação à deficiência visual. Durante a capacitação, são apresentadas metodologias de adaptação de espaços e recursos, além da mobilidade e orientação de deficientes visuais.

“Produção alternativa de livros” – Itanhaém

Biblioteca Pública Municipal Poeta Paulo Bomfim

24 de outubro, 11h30

Com o objetivo de levar à comunidade carente a oportunidade de auto-publicar livros com baixo custo de produção, a equipe desenvolveu uma parceria entre biblioteca e voluntariado, que ensina como confeccionar livros com custo médio de R$ 2,00.

“Do físico ao digital: experimentação e criação da Biblioteca Digital da Cidade do Livro”

Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista

24 de outubro, 11h30

A equipe irá falar sobre as bibliotecas no mundo digital e o projeto criado em 2014 pela Biblioteca Municipal Orígenes Lessa para criação de uma biblioteca digital para salvaguardar seu acervo raro.

Local: Centro de Convenções Rebouças – Grande Auditório e Auditório Vermelho

Rua Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 23 – Cerqueira César – São Paulo – SP, próximo ao Metrô Clínicas

Realização: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura) e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)

Execução: SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura