HomeAssessoria ReleasesBibliotecas das Fábricas de Cultura realizam atividades que envolvem literatura e incentivam a criatividade em setembro

Bibliotecas das Fábricas de Cultura realizam atividades que envolvem literatura e incentivam a criatividade em setembro

Unidades de Brasilândia, Jardim São Luís, Capão Redondo e Vila Nova Cachoeirinha recebem programação com o universo literário

No mês de setembro, as Fábricas de Cultura da zona norte e sul, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, realizam atividades focadas em diversas vertentes da literatura. A programação, gratuita e concentrada nas bibliotecas,conta com oficina, exibição de filme, contação de histórias e uma instalação sobre o escritor Edgar Allan Poe.

A biblioteca da Fábrica de Cultura da Brasilândia recebe, no dia 6 de setembro,sexta-feira, a atividade A Hora Do Conto, composta por instalação com a gravação do conto “Gato preto”, do escritor Edgar Allan Poe. Outra atividade criativa no local é a roda de conversa sobre “Obax”, livro do escritor e ilustrador André Neves que nesta obra, com diversas cores de influências africanas, apresenta a história da menina Obax, criativa e de iniciativa.

A unidade do Jardim São Luís terá workshop de escrita criativa em dois dias, 11 e 13 de setembro, quarta e sexta-feira. Na atividade, os participantes contam com material pedagógico formado por textos dramatúrgicos e poéticos que discutem questões de gênero, raça e classe na atualidade: “Buraquinhos, ou o vento é inimigo do picumã”, de Jhonny Salaber; e “Pilares: raízes espelhadas”, das autoras Jessica Marcele e Jaque Alves.

No dia 17/9, terça, a biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís ainda recebe a Dança Literária,atividade inspirada nas abordagens literárias que trazem a dança contemporânea e moderna,presentes em livros do acervo. O objetivo é trabalhar a criação corporal a partir do improviso e do sentimento que a música provoca.

Em Literatura na tela, dia 20/9, sexta, a equipe da biblioteca da unidade Capão Redondo exibe filmes baseados em obras literárias. A exibição será feita em projeção no teto, como se fosse um livro a ser lido nas alturas.

Por último, mas não menos importante, a biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realiza a Oficina Livro-Objeto em 25/9, quarta-feira. Nessa atividade, serão confeccionados livros-objetos com diversos tipos de materiais, entre eles, tecidos, papéis de diferentes cores, formatos e tamanhos.

SERVIÇO:

Fábrica de Cultura Brasilândia | Avenida General Penha Brasil, 2508

A Hora Do Conto

6/9, sexta-feira, das 10h às 16h30

Fábrica de Cultura Jardim São Luís | Rua Antônio Ramos Rosa, 651

Workshop de Escrita Criativa

11 e 13/09, quarta e sexta-feira, das 14h30 às 16h30

Dança Literária

Dia 17/9, terça-feira, das 14h às 16h

Fábrica de Cultura Capão Redondo | Rua Bacia de São Francisco, s/n

Literatura Na Tela

20/9, sexta-feira, das 14h30 às 16h30

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Rua Franklin do Amaral, 1575

Oficina Livro-Objeto

25/9, quarta-feira, das 10h30 às 12h30

Todas as atividades acima são de classificação livre.

Funcionamento das unidades das Fábricas de Cultura: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados, das 12h às 17h.

www.fabricasdecultura.org.br

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!