HomeAssessoria ReleasesBibliotecas das Fábricas de Cultura promovem atividades pelo YouTube

Bibliotecas das Fábricas de Cultura promovem atividades pelo YouTube

Clube do Livro, oficina de Zine e orientações para organizar o currículo completam a agenda on-line de abril. Cadastro está aberto pelo hotsite +Cultura e toda a programação é grátis

As equipes das bibliotecas das Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, inclusive de Diadema, programa gerenciado pela Poiesis, prepara programação on-line via canal de YouTube e alinhada ao #CulturaEmCasa, plataforma da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, já que faz parte do conjunto de espaços culturais da pasta. 

Leituras de trechos de livros para refletir os contextos sociais como o apresentado em “Quarto de Despejo – Um Diário de uma Favelada”, da escritora Carolina Maria de Jesus, resenhas instantâneas de livros do gênero fantasia mais procurados pelos leitores adolescentes, oficinas de Zine e de chás medicinais são alguns dos encontros virtuais. Cadastre-se pelo www.poiesis.org.br/maiscultura, hotsite da Poiesis voltado à programação on-line, e receba um alerta de início da atividade que deseja participar. Confira:

A biblioteca da Fábrica de Cultura Capão Redondo promove o Clube do Livro no dia 28 de abril, terça-feira, às 11h, com destaque para o livro “Manguebeat”, de Júlia Bezerra e Lucas Reginato. As pessoas que estiverem em resguardo social poderão aproveitar a apresentação de títulos literários feita pelo educador Keidson Oliveira, com dicas de leitura que levam a lugares não-físicos, mas reais. A proposta é que as resenhas e leituras de trechos de livros e quadrinhos ampliem a imaginação. 

A Fábrica de Cultura Diadema também apresenta atividades da equipe da biblioteca. Precisa atualizar seu currículo, né minha filha? Que tal aproveitar esse período em casa e reservar um tempo para organiza-lo? Pela atividade Dona Flor e seu currículo, em 29 de abril, quarta-feira, às 17h, a educadora Malu Maria Matos explicará por onde começar, quais informações priorizar e o que dispensar. No formato de tutorial, o público aprenderá a desenvolver um currículo bem estruturado e criativo por meio da plataforma gratuita Canva. Entre os exemplos, estarão as experiências profissionais da personagem Florípedes Guimarães, a Dona Flor, que marcou trajetória do escritor Jorge Amado (1912-2001).


O educador Leo Rezende vai mediar Capitães de Areia, atividade que leva o nome de um dos livros do escritor baiano Jorge Amado. A leitura de trechos dessa obra dos anos 1930 busca refletir sobre as temáticas ali presentes e será feita no dia 29 de abril, quarta às 11h. Já adaptado para o cinema e TV, esse livro traz a história de um grupo de crianças em situação de rua e faz com que o (a) leitor (a) reflita sobre questões sociais por meio de uma narrativa poética.  A edição utilizada será Capitães da Areia (Ed. Cia das Letras, 2008).

Outra atividade promovida pela biblioteca da Fábrica de Cultura Diadema é Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, nome de livro da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) publicado nos anos 1960. No dia 30 de abril, quinta, a partir das 17h, a educadora Eloá Silva vai mediar a leitura de trechos da obra que aborda a realidade das favelas daquela época, ainda mais pelo olhar da autora que vivia naquele contexto, precisamente na favela do Canindé, em São Paulo, trabalhando como catadora de papel antes de se destacar no meio literário. Quarto de Despejo foi adaptado em peças teatrais e fez parte da lista de leituras obrigatórias de vestibulares. A edição utilizada será Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada (Ed. Ática, 2019).

Já a biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã se volta para resenhas instantâneas semanais chamadas Resenha Instantânea. A nova modalidade de resenha em 3 minutos, ou seja, tempo que leva para preparar um macarrão instantâneo, será apresentada no dia 27 de abril, segunda-feira, às 15h. A educadora Nanda Jully inaugura a atividade com o livro “Ao Cair da Noite”, do gênero fantasia e romance adolescente da autora L.S Englantine. Percebendo como um dos títulos populares entre os adolescentes, a equipe dessa biblioteca propõe mostrar as curiosidades também da literatura fantástica nacional.

A Oficina de Zine, apresentada pela biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, está programada para 27 de abril, segunda-feira, às 11h. No encontro, a educadora Tamires de Lima Silva vai demonstrar o que é um zine e a função desse formato de publicação independente. Além disso, os participantes também vão aprender técnicas para criar os próprios zines. Como há necessidade de objetos cortantes como tesoura, recomenda-se a presença de responsáveis do público infanto-juvenil.  

A biblioteca da mesma unidade ainda realiza mais duas atividades no final de abril. A educadora Ingrid Lopes aplica a Oficina de chás medicinais em 30/04, quinta-feira, às 11h. Além de estar presente durante um café da manhã ou da tarde com a família e amigos, o chá também pode ser terapêutico. Descubra as curiosidades dessa bebida milenar, conheça algumas ervas medicinais e o jeito adequado de fazer o chá de cada uma delas. 

No dia 30/04, quinta-feira, às 15h, é a vez de Paisagens Imaginárias, atividade inspirada na obra da artista plástica alemã Janaina Tschäpe. Já pensou em se transformar no ser mitológico que existe apenas em sua imaginação? A proposta é brincar de tornar real nossas imaginações com tecidos, bexigas e acessórios. Além da criação, os participantes podem “eternizar” as criaturas e cenários imaginários pela fotografia. A mediação será pela educadora Juliana Monteiro.

Perdeu as atividades do início de abril? Não tem problema. Acesse a playlist de vídeos +Cultura do canal de YouTube de Fábricas de Cultura e confira os encontros, ateliês e apresentações que já ocorreram.

Em Serviço, ao final do release, todas as datas e horários reunidos por unidades das bibliotecas.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

Biblioteca da Fábrica de Cultura Capão Redondo 

Clube do Livro
Com o educador Keidson Oliveira
28 de abril, terça-feira, às 11h
Faixa etária: a partir de 12 anos
Via YouTube – aqui

Biblioteca da Fábrica de Cultura Diadema

Dona Flor e seu currículo
Com a educadora Malu Maria Matos
29 de abril, quarta-feira, às 17h
Faixa etária: a partir de 14 anos

Via YouTube – aqui

Capitães da Areia – leitura e reflexão 

Com Leo Rezende 

29 de abril, quarta-feira, às 11h
Faixa etária: a partir de 10 anos

Via YouTube – aqui

Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada – leitura e reflexão
Com a educadora Eloá Silva
30 de abril, quinta-feira, às 17h
Faixa etária: a partir de 10 anos
Via YouTube – aqui

Biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã

Resenha Instantânea – Livro “Ao Cair da Noite”
Com educadora Nanda Jully
27 de abril, segunda-feira, às 15h
Faixa etária: a partir dos 12 Anos
Via YouTube – aqui

Biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Oficina de Zine 

Com Tamires de Lima Silva

27 de abril, segunda-feira, às 11h

Faixa etária: a partir de 12 anos
Via YouTube – aqui

Oficina de chás medicinais
Com Ingrid Lopes 

30 de abril, quinta-feira, às 11h
Faixa etária: a partir de 12 anos
Via YouTube – aqui

Paisagens Imaginárias 

Com Juliana Monteiro 

30 de abril, quinta-feira, às 15h

Faixa etária: a partir de 5 anos
Via YouTube – aqui

Compartilhe!