HomeAssessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos vence com Honra ao Mérito o Prêmio IPL

Biblioteca Parque Villa-Lobos vence com Honra ao Mérito o Prêmio IPL

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado, a BVL encerra 2018 com mais um prêmio de destaque no setor.

2018 fica marcado como um ano especial para a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela Organização Social SP Leituras. A biblioteca encerra 2018, vencendo com a distinção de Honra ao Mérito o Prêmio IPL – Retratos da Leitura, realizado pelo IPL (Instituto Pró-Livro), com patrocínio da Abrelivros (Associação Brasileira de Livros Escolares), Câmara Brasileira do Livro e Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livro). O objetivo da premiação é reconhecer quem difunde a leitura e ecoar essas ações para transformar o Brasil em um país de mais leitores, para que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas. Estas boas práticas estão classificadas em quatro categorias:  Cadeia Produtiva, Organizações Sociais, Mídia e Bibliotecas Públicas.

Ao anunciar, na noite de ontem, a BVL como vencedora, a jornalista Bianca Ramoneda, que foi a mestre de cerimônias da festa, destacou a presença da biblioteca no cenário internacional, referindo-se ao Prêmio da IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions), no qual a instituição foi finalista.

Pierre André Ruprecht, diretor executivo, e Sueli Motta, superintendente de Biblioteca, ambos da SP Leituras, subiram ao palco ao lado de Ilíria Pelissari, que representou a UDBL (Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo). É importante ressaltar que a SP Leituras marcou presença também nos dois anos anteriores no Prêmio IPL – Retratos da Leitura: em 2017, como finalista com o programa Viagem Literária, promovido pelo SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e, em 2016, com a BSP (Biblioteca de São Paulo) como vencedora na categoria Bibliotecas.

O Instituto Pró-Livro foi criado 2007 pela Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, Câmara Brasileira do Livro e Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Ao longo de sua história, tem comandado uma série de iniciativas visando fomentar a leitura, difundir o livro e transformar o Brasil em um país de leitores. Uma de suas principais ferramentas é a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o maior estudo do comportamento leitor e da leitura no país.

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com