HomeAssessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos promove encontro com escritor e contações de histórias

Biblioteca Parque Villa-Lobos promove encontro com escritor e contações de histórias

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela Organização Social SP Leituras, tem programação intensa em setembro para visitantes de todas as idades. Encontro mediado pelo jornalista Manuel da Costa, o Segundas Intenções está marcado para o dia 1ª, das 11h às 13h, e trará Marçal Aquino, escritor e roteirista de cinema e TV. Marçal, que também é jornalista, escreveu, entre outros livros, O amor e outros objetos pontiagudos Ivencedor do Prêmio Jabuti) e Eu receberia as piores notícias do seus lindos lábios e é roteirista de filmes como Os matadores, O invasor e O cheiro do ralo.

Programa para toda a família aproveitar reunida, o Domingo no Parque será realizado no dia 23, das 11h às 16h, com várias sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos, perto da biblioteca, com a Cia. Mapinguary. Já o Clube de Leitura tem encontro agendado para o dia 28 (sexta-feira), das 15h às 17h, para debater o livro O gigante enterrado, de Kazuo Ishiguro.

O último final de semana do mês será marcado pelo Festival Crescer (parte das comemorações dos 25 anos da revista Crescer), com apresentações da banda Beatles para Crianças, Ana Vilela, Isadora Canto, Barbatuques, Iaiá e os Erês, Cia. Pia Fraus, além de atividades de circo, leitura, contação de história, jogos de tabuleiro, oficinas de artesanato e artes e ainda Meet and Greet com D.P.A. – Detetives do Prédio Azul, Alvin e Lady Bug. As inscrições podem ser feitas no site www.crescer.com.br.

Quem tem mais de 60 anos também tem novas oportunidades de fazer o curso de Informática e a oficina de smartphones e redes sociais. As inscrições estão abertas pelo telefone 3024-2500 ou diretamente no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, sempre de 10h às 18h.

Para saber mais sobre a BVL acesse: bvl.org.br

Confira a programação da Biblioteca Parque Villa-Lobos:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infanto-juvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário inscrição.

Sextas-feiras, às 15h. Com equipe BVL.

Domingos, às 16hs.

2 – O príncipe serpente, recontado por Gislaine Matos. Com interpretação em Libras. Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

9 – Histórias assombradas para borrar as calças. Com a Cia.  Ih, Contei!

16 – Obax, de André Neves. Com Trupe Pitirilo.

23 – Sabedoria africana. Com a Cia. Fantoccini.

30 – Alumbramento. Com Vinícius Mazzoni.

VIAGEM LITERÁRIA – Contação de histórias: tecelã e os barcos. Com Kiara Terra. Terça-feira, 11, às 10h e às 15h. Não é necessário fazer inscrição.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15. Com equipe BVL. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

CONVERSAS DE VAGA-LUMES – Contação do livro Conversas de Vaga-Lumes, a história de um improvável encontro entre os meninos Peu e Pedro. Após a contação, as crianças irão produzir um diário ilustrado. Sábado, 1º, das 14h às 16h. Com Maria da Betania Galas, autora contemplada pelo PROAC. A partir de 4 anos acompanhados dos pais ou responsáveis. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

TODOS OS PÚBLICOS

FESTIVAL CRESCER – Intitulado A Magia das Cores, evento faz parte das comemorações dos 25 anos da marca e será o primeiro no Brasil a reunir atrações culturais e artísticas para toda a família (ideia inspirada em festivais do Reino Unido). Entre as atrações estão Beatles para Crianças, Ana Vilela, Isadora Canto, Barbatuques, Iaiá e os Erês, Cia. Pia Fraus, além de atividades de circo, leitura, contação de história, jogos de tabuleiro, oficinas de artesanato e artes e ainda Meet and Greet com D.P.A. – Detetives do Prédio Azul, Alvin e Lady Bug.  Dias 29 (sábado) e 30 (domingo), das 10h às 17h. Inscrições no site www.crescer.com.br. É recomendado ir com roupas coloridas ou com peça que se destaque;

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, dias 8 e 22, das 15h às 17h. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Quartas-feiras, das 16h30 às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Não é necessário fazer inscrição.  Quartas-feiras, às 14h. Exibição de Minhocas, o filme (dir. Paolo Cont e Arthur Nunes, Brasil/Canadá, 2013, 1h20, elenco: Gabriel Bijos, Daniel Boaventura e Fabienne Carat, português, animação e aventura, classificação: livre). Júnior está entrando na pré-adolescência e enfrentando uma crise existencial. Cavado acidentalmente para fora da terra e levado a um lugar distante, Júnior vive uma incrível aventura com seus novos amigos Nico e Linda e precisa encontrar um jeito de voltar para casa, mas antes ele terá de impedir os planos de dominação de um terrível tatu-bola.

DOMINGO NO PARQUE – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Domingo, 23, das 11h às 16h. Com a Cia. Mapinguary. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

 

JOVEM

LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 16h às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

 

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Quintas-feiras, das 16h30 às 17h50. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

ADULTO

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.  Sexta-feira, 28, das 15h às 17h.  O gigante enterrado, de Kazuo Ishiguro. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

 

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com Marçal Aquino. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Sábado, 1º de setembro, das 11h às 13h. Não é necessário fazer inscrição. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Marçal Aquino é jornalista, escritor e roteirista de cinema e de televisão. Publicou, entre outros livros, a coletânea de contos O amor e outros objetos pontiagudos, pela qual recebeu o Prêmio Jabuti, e o romance Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. Atuou como roteirista de filmes como Os matadores, O invasor, O cheiro do ralo e Tungstênio. Na TV, é coautor de séries como Supermax Carcereiros. Tem livros publicados na Alemanha, Espanha, França, México, Portugal e Suíça.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES

TECNOLOGIA DIA A DIA

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICO +60  – Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas.  Indicado para pessoas acima de 60 anos.

OFICINA DE SMARTPHONES E REDES SOCIAIS – Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones e como utilizá-los para acesso às redes sociais. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Carga horária: 16 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Inscrições: pelo telefone 3024-2500 ou diretamente no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h às 18h).

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo (SP) Tel.: 11-3024-2500 – https://bvl.org.br/

Compartilhe!