HomeAssessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos é finalista de prêmio internacional

Biblioteca Parque Villa-Lobos é finalista de prêmio internacional

BVL é uma das cinco finalistas do Prêmio Biblioteca Pública do Ano 2018, promovido pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias

A Biblioteca Parque Villa-Lobos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela organização social SP Leituras, é finalista do Prêmio Biblioteca Pública do Ano 2018 promovido pela IFLA – Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias. O ganhador será anunciado no dia 28 de agosto durante o evento World Library and Information Congress 2018, em Kuala Lumpur, na Malásia. Concorrem ao mesmo prêmio bibliotecas dos Estados Unidos, Holanda, Noruega e Singapura.

Entre os critérios para escolha dos finalistas estão: interação com o ambiente e a cultura local, qualidade arquitetônica, flexibilidade, sustentabilidade, espaço de aprendizagem e digitalização. Segundo o site da IFLA, a Biblioteca Parque Villa-Lobos foi indicada “por ter um ambiente claro e aberto, o que a torna um local atraente, e por ser uma biblioteca muito ativa, com design de interiores e arquitetura que possibilitam a realização de diversas atividades”.

O prêmio celebra bibliotecas de todo o mundo que combinam a cultura local, desenvolvimento digital, arquitetura funcional e iniciativas criativas. “A Biblioteca Parque Villa-Lobos cumpre de forma excepcional o papel de um equipamento público aberto e conectado às mais variadas ofertas culturais, oferecendo acessibilidade, tecnologia, atendimento e organização. O reconhecimento internacional fortalece ainda mais a instituição e demonstra que estamos no caminho certo”, ressalta Romildo Campello, secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

A Biblioteca de São Paulo, também da Secretaria da Cultura do Estado, foi finalista do prêmio internacional da London Book Fair, que aconteceu em abril de 2018. Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, destaca a importância das duas nomeações como uma oportunidade para discutir o direito da população à leitura e a bibliotecas públicas de qualidade: “Esta indicação, no mesmo ano em que a Biblioteca de São Paulo figurou entre as quatro finalistas do Prêmio Internacional da Feira do Livro de Londres, é extremamente significativa. Novamente, fomos colocados na companhia de bibliotecas extraordinárias de todo o mundo e esperamos que esta visibilidade nos ajude a defender e melhorar a proposta contida nestes equipamentos”.

Sobre a Biblioteca Parque Villa-Lobos

Inaugurada em 2014, a Biblioteca Parque Villa-Lobos segue o conceito de “biblioteca viva” e tem como um de seus objetivos participar do cotidiano da comunidade em que está inserida, tornando-se um elemento vivo da vizinhança. A área onde antes funcionava um depósito de lixo a céu aberto foi transformada na biblioteca que hoje atende não só visitantes da região, mas, devido ao fácil acesso (inclusive por ciclovias e trem), também pessoas de outras áreas da cidade. A BVL está configurada como um ambiente público, dinâmico, que traz em seu DNA a ideia de “biblioteca viva”, oferecendo uma diversidade de atividades e serviços voltados para a aproximação das pessoas e das famílias com o mundo da cultura. Oferece atividades culturais como oficinas, cursos, saraus, contação de histórias e clube de leitura, voltados para todos os públicos, além de promover palestras, debates, exposições, apresentações musicais e teatrais. A tecnologia e os equipamentos eletrônicos também fazem parte deste processo. Pessoas com deficiência também têm acesso integral a todos os ambientes e ao acervo, com auxílio de equipamentos especializados e funcionários treinados. Entre os aparelhos de tecnologia assistiva estão folheador de páginas, mesa ergonômica, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braile, teclado e mouse adaptados, computador com leitor de tela e ampliador de caracteres, além do acervo em braile, livros falados e audiolivros.

Serviço

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Parque Villa-Lobos

Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 – Alto de Pinheiros.

CEP 05461-010

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros.

CEP 05319-000

Telefone: 3024-2500

www.bvl.org.br
De terça a domingo, das 9h30 às 18h30

Todas as atividades são gratuitas

Mais informações à imprensa

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

 

RelatedPost

Compartilhe!