@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

LITERATURA

Biblioteca Parque Villa-Lobos é finalista de prêmio internacional

Publicado em 11 de março de 2019

O anúncio foi feito no dia 14 de fevereiro, pela Feira do Livro de Londres, que celebra as melhores iniciativas na área dos livros

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (selecionada entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), é finalista do The London Book Fair – International Excellence Awards 2019, na categoria Biblioteca do Ano. O prêmio, oferecido em parceria com a Associação de Editores do Reino Unido (UK Publishers Association), destaca as melhores iniciativas internacionais na área do livro em 17 categorias. A escolha do vencedor é feita por especialistas de cada segmento.

A BVL disputa a premiação com bibliotecas da Finlândia (Espoo City Library) e da Zâmbia (Lubuto Library Partners). No ano passado, a Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria também gerida pela SP Leituras, concorreu na mesma categoria. “Estarmos mais uma vez entre os finalistas deste importante prêmio demonstra que trilhamos o caminho certo. É um importante reconhecimento internacional que reforça o nosso papel de biblioteca cidadã e contemporânea, aberta à diversidade, tanto em acervo, quanto em programação e comunidades atendidas”, ressalta Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras.

Dois aspectos foram relevantes para a escolha: a pluralidade dos serviços e programas desenvolvidos, em conexão com a leitura e o conhecimento, e a revitalização do espaço público, com resgate da cidadania da comunidade do entorno e integração entre equipamento cultural e parque urbano. O resultado será anunciado no dia 12 de março, em Londres, durante a London Book Fair, uma das mais importantes feiras de livros do mundo.

Sobre a BVL – A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras. Inaugurada em 20 de dezembro de 2014, a BVL, recentemente, venceu com Honra ao Mérito o Prêmio IPL – Retratos da Leitura e foi finalista de premiação internacional concedida pela IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias). Situada na Zona Oeste da capital paulista, em uma área de 4 mil metros quadrados, a biblioteca é um lugar singular, de arquitetura arrojada e estrutura que prima pela sustentabilidade. O espaço funciona dentro do Parque Villa-Lobos e oferece experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão. Entre os itens disponíveis na biblioteca, seus cerca de 28 mil visitantes mensais encontram conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em meios acessíveis (braile, audiolivro), DVDs, CDs, além de jogos. Uma série de atividades também faz parte do cotidiano da BVL e contemplam, entre outros temas, Clube de Leitura, coworking, aulas de yoga, iniciação à informática para o público de mais de 60 anos e oficinas diversas.

 

Serviço:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

Compartilhe!