HomeAssessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos comemora aniversário com muitas atividades

Biblioteca Parque Villa-Lobos comemora aniversário com muitas atividades

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela Organização Social SP Leituras (que consta entre as 100 Melhores ONGs do País), comemora, em dezembro, 4 anos, com festa para todos. A celebração acontecerá no dia 15, sábado, das 9h30 às 17h, com atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias. Das 9h às 17h, os palhaços Jacinto & Sandoval promovem intervenções lúdicas pelo espaço da biblioteca. Das 10h às 12h30, a intervenção é poética: a artista plástica Renata Moura constrói, com os frequentadores da BVL, uma árvore de livros, a partir de frases dos visitantes. Das 11h30 às 13h30, a oficina minichef com Andy Giacometti, indicada para crianças até 10 anos, reúne gastronomia e aprendizados. Na programação de comemoração ainda há homenagem aos sócios (às 15h40) e apresentação do espetáculo Reprise, com a Cia. La Mínima, às 16h.

A BVL também participa da Virada Inclusiva com a Hora do Conto, no dia 2, domingo, às 16h, com a Cia. Fantoccini interpretando (inclusive em Libras) Lila e o segredo da chuva, de David Conway. Quem gostaria de conhecer mais e até aprender caligrafia conta com oficina em dezembro, na BVL, com Carlos Gustavo Araújo do Carmo, residente do coworking da biblioteca, em projeto com o Acessa Campus. A atividade acontece no dia 6, quinta-feira, das 10 às 13h. No mesmo dia, também como parte da Virada, haverá Equoterapia em espaço específico no Butantã, para pessoas com deficiência. Saiba os detalhes no descritivo da programação, a seguir.

Quem curte fotografia encontrará na biblioteca mostra sobre a arquitetura modernista de Kaunas, a partir de imagens. Apresentada pelo Consulado Geral da Lituânia em São Paulo, e em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a BVL, a exposição será aberta no dia 8, sábado, e reúne fotografias da arquitetura do início do século XX de Kaunas – segunda maior cidade da Lituânia.

Em função das festas de final de ano, vale lembrar que a biblioteca estará fechada nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Mais informações sobre a BSP,acesse: https://bvl.org.br/

Confira a programação da Biblioteca Parque Villa-Lobos:

ANIVERSÁRIO DA BVL – 4 ANOS!

Em dezembro, a Biblioteca Parque Villa-Lobos completa quatro anos de atividade! Venha festejar conosco! Sábado, dia 15, das 9h30 às 17 horas.

PALHAÇOS JACINTO & SANDOVAL – Intervenções lúdicas e divertidas durante todo o dia. Não é necessário fazer inscrição. Das 9 às 17 horas.

ÁRVORE DE LIVROS – Intervenção poética em homenagem à biblioteca. Para compor essa árvore, cada pessoa pode colaborar com uma frase. Deixe registrada a sua mensagem! Com Renata Moura. Não é necessário fazer inscrição. Das 10 às 12h30.

OFICINA MINICHEF – Você sabe qual a origem da festa de aniversário? Nesta oficina lúdica e gastronômica o chef Andy Giacometti responde à pergunta e conta outras curiosidades sobre a comemoração. A criançada pode ainda participar preparando canapés e docinhos. Com o chef Andy Giacometti. Indicado para crianças até 10 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Das 11h30 às 13h30.

HOMENAGEM AOS SÓCIOS DA BVL – A BVL presta homenagem os sócios que mais prestigiam a biblioteca. Não é necessário fazer inscrição. Às 15h40.

ESPETÁCULO – REPRISE – Ao chegar no lugar onde deve se apresentar, um palhaço descobre que outro palhaço também havia sido contratado, pela mesma pessoa, para se exibir. No mesmo local e no mesmo horário. Depois de inúmeras tentativas de provar um ao outro quem tem prioridade no picadeiro, os dois decidem realizar o trabalho juntos e percebem, durante o show, que seus talentos se multiplicam. Retirar senhas com 1 hora de antecedência na porta do auditório. Com a Cia. La Mínima. Às 16h.

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário inscrição.

Sextas-feiras, às 15 horas. Com equipe BVL.

7 – A festa no céu, de Ângela Lago.

14 – Tato, o pintor de palhaço, de Sylvia Orthof.

21 – A aventura maluca do Papai Noel e do Coelho da Páscoa, de Meco Filho.

28 – Olivia e o mau-humor, de Tor Freeman.

Domingos, às 16 horas.

2 – Lila e o segredo da chuva, de David Conway. Com a Cia. Fantoccini. Com interpretação em Libras – VIRADA INCLUSIVA.

9 – Circolândia, de Rodrigo de Freitas Valle Egea e Rosimara Vianna. Com a Cia. do Tok Tok.

16 – Divina Albertina, de Christine Davenier. Com a Cia. Arte Negus.

23 – Dona Labismina, recontado por Silvio Romero.  Com a Cia. Sá Totonha.

30 – Crianças famosas: Portinari, de Nadine Trzmielina. Com Cia. Sete Sinos.

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30.

5 – Sons do samba com materiais recicláveis.

12 – Construa seu palhaço.

19 – Faça um cartão de aniversário para a BVL.

26 – Maquete.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30.

7 – Jogos inclusivos.

14 – Boca do palhaço reciclável.

21 – Pinheiro natalino.

28 – Palavras cruzadas com o tema relacionado a bibliotecas.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15.

JOVEM

LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição. Quintas-feiras, das 16 às 17 horas.

COMPARTILHANDO SABERES: Curso Livre – Inglês Básico – Você sabia que a biblioteca agora também tem curso de línguas? Venha aprender uma nova língua e conhecer novas culturas. Com Martim Mendonça de Albuquerque Cavalcanti. A partir de 16 anos. Quartas e sextas, das 10h30 às 11h30. Até o dia 7 de dezembro. Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao

ADULTO

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Desfrute desta prática, que promove bem-estar e melhorias na qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga apostam em posturas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o alongamento, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a concentração e o relaxamento. Com Fernanda Haskel. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Terças-feiras, dias 4, 11 e 18, das 17h15 às 18h15.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Tema de dezembro: A guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Aleksiévitch. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição. Com equipe BVL. Sexta-feira, dia 14, das 15 às 17 horas.

OFICINA DE CALIGRAFIA – Você acha que caligrafia é coisa antiga? Venha conhecer o que você pode fazer escrevendo à mão! Com Carlos Gustavo Araújo do Carmo (residente do coworking BVL). As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Quinta-feira, dia 6, das 10 às 13 horas.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE ARQUITETURA MODERNISTA DE KAUNAS – Apresentada pelo Consulado Geral da Lituânia em São Paulo, e em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-lobos, a exposição reúne fotografias da arquitetura do início do século XX de Kaunas – segunda maior cidade da Lituânia. Esta arquitetura, em pouco mais de 20 anos, deu à cidade um novo rosto – o da Bauhaus da Europa moderna -, que até hoje conserva uma aura inextinguível. Curadoria: Gintaras Balčytis, diretor do Festival de Arquitetura de Kaunas. Não é necessário fazer inscrição. Abertura: Sábado, dia 8, às 11 horas. Visitação: De terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Até 20 de janeiro de 2019.

DE OLHO NAS INCRIÇÕES!

EQUOTERAPIA – A Equoterapia é a fisioterapia realizada sobre cavalos, onde o fisioterapeuta aproveita os movimentos que o animal proporciona e põe em prática as técnicas fisioterapêuticas adequadas para cada paciente, além de também oferecer apoio em psicopedagogia. A atividade contempla montaria ou vivência de acordo com a limitação física de cada participante, com aproximadamente 15 minutos de duração. A ação integra a programação da Virada Inclusiva 2018 e será realizada no espaço Equoterapia Transformar, localizado na Avenida Mizumoto, 220, Jardim Perí Perí, Butantã. Indicado para pessoas com deficiência. Domingo, 2 de dezembro, ao longo do dia. Inscrições a partir do dia 19 de novembro, através do e-mail agenda@bvl.org.br . O horário da sessão de cada participante será informado por e-mail na confirmação da inscrição. Organização: Equoterapia Transformar, com monitoria de Pedro Curvacho Duduch, Julia Leonforte e equipe e Biblioteca Parque Villa-Lobos.

TECNOLOGIA DIA A DIA 2019 – CURSO DE INFORMÁTICA – BÁSICO (+60) – Carga horária: 34 horas. OFICINA DE SMARTPHONES (+60) – Carga horária: 24 horas. Quer aprender a mexer no computador, digitar, escrever um texto e usar e-mail? Ou então, a usar o telefone celular, o WhatsApp e mandar fotos? A BVL é o lugar! Aqui o conteúdo é passado de um jeito fácil, sem complicações. Inscreva-se e veja como tecnologia não é um bicho de sete cabeças! Indicado para pessoas acima de 60 anos. Inscrições: diretamente no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas) ou pelo telefone (11) 3024-2500.

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30. No dia 25 não haverá atividade. Com equipe BVL.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição. Quartas-feiras, das 16h30 às 17 horas.

5 – Não era você que eu esperava, de Fabien Toulmé.

12 – Romance de Dom Pantero no palco dos pecadores: o palhaço tetrafônico, de Ariano Suassuna.

19 – Arquiteto Décio Tozzi, de Décio Tozzi/ A mão livre do vovô: desenhos de Vilanova Artigas, de Michel Gorski e Silvia Zatz/ A história do livro, de Ruth Rocha.

26 – A hora da estrela, de Clarice Lispector.

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados, dias 1º e 15, das 15 às 17 horas.

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30.

PONTOS MIS – Sabia que aqui na BVL tem até sessão de cinema? Em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), o programa promove a exibição de filmes e a formação de plateias. Não é necessário fazer inscrição. Exibição de O mundo dos pequeninos (dir. Hiromasa Yonebayashi, Japão, 2010, 1h34, animação/ aventura, livre, elenco: Bridgit Mendler, Amy Poehler, Will Arnett). Este filme é uma releitura do premiado livro The Borrowers, de Mary Norton, publicado em 1952 e que apresenta um grupo de minúsculas pessoas, com cerca de 10 cm de altura, que vivem “pegando emprestado” coisas dos humanos maiores para sobreviver – tomando cuidado para não serem vistos e nem atacados por baratas e outros bichos do tipo. Quartas-feiras, às 14 horas.

Biblioteca Parque Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo (SP) Tel.: 11-3024-2500 – https://bvl.org.br/

Compartilhe!