HomeAssessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos comemora 5 anos com um fim de semana inteiro de atividades especiais

Biblioteca Parque Villa-Lobos comemora 5 anos com um fim de semana inteiro de atividades especiais

A Biblioteca Parque Villa-Lobos, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo), celebrará seus 5 anos com um divertido fim de semana, recheado de atividades especiais. Entre os destaques da programação constam dois espetáculos teatrais: “É tempo de comemorar”, com o grupo Brasilis Playback Theatre, no sábado, 7 de dezembro, às 16h, e “A cortina da babá”, com o pessoal do Sobrevento, no domingo, 8 de dezembro, no mesmo horário. O sábado ainda terá a Hora do Conto com a Cia. Só Papo às 13h; e oficina de introdução ao teatro de sombras, com a equipe do Sobrevento, às 14h30. No domingo, a programação inclui a dupla de palhaços Jacinto & Sandoval realizando performances que incluem os visitantes, das 9h30 às 17h30; sessões de brincadeiras de cordel às 10h30 e 13h30; e a oficina Moinhos de Poesia, com Lucas Lopes e Alexandre Souza, das 13h30 às 16h.

Mas o mês reserva ainda muitas outras opções para quem quer se divertir e aprender na BVL. Uma delas é a oficina maker que ensinará a construir um robô bípede. O pessoal do Mundo Maker comandará a atividade, marcada para 14 de dezembro, sábado, das 13h30 às 15h30. Outra é o programa Segundas Intenções, que promove a aproximação entre escritores e os leitores. Em dezembro é a vez de Jarid Arraes participar do bate-papo mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, no dia 8, das 11h às 13h. O Clube de Leitura também encerra o ano, com encontro em 13 de dezembro, sexta-feira, das 15h às 17h, com o debate sobre o livro “Um pedaço de madeira e aço”, de Christophe Chabouté. Tudo gratuito!

Dica do mês

A sugestão para dezembro é que você venha conhecer e aproveitar a programação da biblioteca. Mas também encontre tempo de ir até a Biblioteca de São Paulo, que fica dentro do Parque da Juventude, à avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, na Zona Norte da capital paulista. Importante acrescentar que a BSP e a BVL estarão fechadas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro. A BVL fará seu inventário anual nos dias 2 e 3 de dezembro e a BSP nos dias 16 e 17, datas nas quais não será possível fazer empréstimo de livros nas duas unidades.

100 Melhores ONGs

A SP Leituras acaba de receber, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Melhores ONGs, que elege as 100 entidades do país que mais se destacam por seu trabalho em prol da sociedade, com boas práticas de gestão e transparência. A iniciativa do Instituto Doar, que foi criada em 2017, já havia contemplado a instituição no ano passado. Criada em 2010, a SP Leituras gere, para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), o Centro Cultural de Estudos Superiores Aúthos Pagano e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB). Para Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, “receber pela segunda vez essa premiação vem reforçar a ideia de que estamos no caminho certo, realizando um trabalho de incentivo e promoção da leitura, cultura e conhecimento em diversas frentes e com múltiplas ações”.

Confira, a seguir, a programação (sujeita a alterações) de dezembro na BVL:

ANIVERSÁRIO BVL – 5 ANOS!

HORA DO CONTO: CAPITÃO CUECA – LER TE DÁ SUPERPODERES – As aventuras do espetacular “Capitão Cueca” dão o tema aqui, chamando a atenção para os superpoderes da leitura para as crianças. Com a Cia. Só Papo. Organização: Companhia das Letrinhas. Sábado, 7 de dezembro, das 13h às 13h40.

OFICINA INTRODUÇÃO AO TEATRO DE SOMBRAS – O Teatro de Sombras é uma forma teatral encantadora, porém rara no Brasil. A oficina é uma oportunidade de conhecer esta arte e patrimônio imaterial da humanidade. Atividade indicada para crianças a partir de 7 anos. Sábado, 7 de dezembro, das 14h30 às 16h. Com o Grupo Sobrevento. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

ESPETÁCULO: É TEMPO DE COMEMORAR – O espetáculo parte da ideia de que escutar histórias é o início da aprendizagem para os seres humanos. As histórias narradas no espetáculo levam o público a imaginar e, a cada nova curiosidade, as respostas vão aparecendo também durante a encenação. Trata-se de uma possibilidade de descobrir o mundo colossal dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam, de um jeito ou de outro, por meio dos problemas que são enfrentados ou não, resolvidos ou não, pelas personagens de cada história. Com Brasilis Playback Theatre. Sábado, 7 de dezembro, das 16h às 17h30.  Não é necessário fazer inscrição.

PALHAÇOS JACINTO & SANDOVAL – Intervenções lúdicas e divertidas durante todo o dia. Domingo, 8 de dezembro, das 9h30 às 17h30. Não é necessário fazer inscrição.

BRINCADEIRAS DE CORDEL – Atores, munidos de instrumentos musicais e um grande guarda chuva (que simula um varal de cordel), interagem com o público e apresentam a literatura de cordel, explicando a sua origem, características e temas. A intervenção conta com músicas, adivinhas, parlendas e muitos versos. Domingo, 8 de dezembro, sessões às 10h30 e às 13h30. Não é necessário fazer inscrição.

OFICINA MOINHOS DE POESIA – Quais palavras e cores que te movimentam? Qual poesia é fonte de força e te faz girar? Nessa atividade, construímos moinhos de vento que se movem junto com palavras e cores em seu interior. Em roda, vamos conversamos também sobre quais são os nossos combustíveis poéticos, o que nos nutre e nos permite imaginar. Com Lucas Lopes e Alexandre Souza. Domingo, 8 de dezembro, das 13h30 às 16h. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

ESPETÁCULO: A CORTINA DA BABÁ – “A cortina da babá” é uma adaptação do conto “Nurse Lugton´s Curtain”, da escritora inglesa Virginia Woolf, no qual figuras bordadas em uma cortina ganham vida, quando a babá que as criou adormece. O espetáculo marca a primeira experiência do grupo com o Teatro de Sombras. Partindo da forma tradicional chinesa, aprendida com Liang Jun – diretor da maior companhia de Teatro de Sombras da China –, o espetáculo chega a uma ruptura com a técnica ortodoxa, em prol de um estilo mais contemporâneo, por meio da utilização de diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz e da liberdade que a arte permite. Com o Grupo Sobrevento. Domingo, 8 de dezembro, às 16h. Retirar senhas com 1 hora de antecedência. O Sobrevento é um grupo de teatro brasileiro que se dedica à pesquisa da linguagem teatral. Considerado, internacionalmente, um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação, desenvolve, desde 1986, trabalho contínuo que envolve a apresentação de espetáculos, realização e curadoria de Festivais e eventos, além de diferentes atividades de formação e difusão do Teatro de Bonecos.

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição. Sextas-feiras, às 15h.

6 – “As cores no mundo de Lúcia”, de Jorge Fernando dos Santos. Com equipe BVL.

13 – “A flor de Lirolay”, de Celina Bondenmuller. Com equipe BVL.

20 – “Como o Grinch roubou o Natal”, de Dr. Seuss. Com equipe BVL.

27 – “Valentina”, de Mário Vassallo. Com equipe BVL.

Sábados e domingos, às 16h.

1º – “A revolução de Aurora”, de Sebastiana Hoyer. Com interpretação em Libras. Com Grupo #BoraLê. Em referência à Virada Inclusiva.

7 – Atividade referente ao aniversário.

8 – Atividade referente ao aniversário.

14 – “Malala, a menina que queria ir para a escola”, de Adriana Carranca. Com Conte com Elas.

15 – “Conversas de vagalumes”, de Maria da Betania Galas. Com Histórias em Movimento.

21 – “Maria-vai-com-as-outras”, de Sylvia Orthof. Com interpretação em Libras. Com o Grupo Êba.

22 – “A queda do céu – Palavras de um xamã yanomami”, de Davi Kopenawa e Bruce Albert. Com a Cia. Sete Sinos.

28 – “Um outro país para Azzi”, de Sarah Garland. Com Agrupamento Teatral.

29 – “Crianças famosas – Portinari”, de Nadine Trzmielina e Ângelo Bonito. Com a Cia. do Tok Tok.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

4 – Confecção de ioiô.

11 – Produção de slime.

18 – Dobraduras.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

6 – Jogos inclusivos.

13 – Jogos com catapulta.

20 – Jogos de videogame

27 – Palavra cruzada.

OFICINA MAKER: ROBÔ BÍPEDE – Os participantes irão construir um projeto com as próprias mãos: uma máquina que imita o movimento de um corpo animado: um robô, máquina com aparência de uma pessoa ou animal. De uma maneira bastante inusitada e alegre, durante o processo, eles vão experimentar ferramentas e técnicas de montagem e construção, como encaixes, parafusagem e colagem, tecnologia, criatividade e muita inovação. Ao término da oficina, cada um poderá levar seu projeto para casa. Indicado para crianças entre 6 e 11 anos. Sábado, 14 de dezembro, das 13h30 às 15h30. Com Mundo Maker. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30 (no dia 24, não haverá atividade). Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS PARA TODOS! OFICINA DE XADREZ – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 15h às 17h. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Quartas-feiras, das 16h30 às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

4 – “Aquecimento” para o programa Segundas Intenções na BVL: “Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis”, de Jarid Arraes.

11 – “Ela tem olhos de céu”, de Socorro Acioli

18 – “O labirinto do Fauno”, de Guillhermo Del Toro e Cornelia Caroline Funke.

JOVEM

LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 16h às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

ADULTO

OFICINA – POESIA: DA CRIAÇÃO À PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE – A oficina tem como objetivo estimular a produção escrita dos participantes e apresentar recursos para a publicação independente. A partir de exercícios, leituras compartilhadas e provocações literárias, cada participante traça um caminho que vai desde a criação de poemas até as possibilidades de diagramação e confecção de zines, plaquetes e cartoneiras. O intuito é que, ao final da oficina, os participantes tenham duas publicações – uma coletiva e outra individual – desenvolvidas artesanalmente, fazendo uso de diferentes técnicas de costura, dobra, e impressão. Dias 7 e 8 de dezembro, das 14h às 18h. Carga horária: 8h. Com Daniel Minchoni e Luiza Romão. Indicado para pessoas a partir de 14 anos. Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao (conferir disponibilidade de vagas). Daniel Minchoni é um artista da fala, poeta performático, que estuda a oralidade e tem larga experiência com experimentos poéticos e intervenções urbanas com poesia. Ele fundou o Poesia Esporte Clube em 2001, o selo literário Jovens Escribas com amigos em 2004 e influenciou a criação do grupo Iapois Poesia, composto por jovens de 12/20 anos. Em São Paulo desde 2006, fundou o Sarau do Burro, o Selo do Burro, o Cabaret Revoltaire, o Menor Slam do Mundo e o Rachão Poético, eventos abertos para experimentação poética e performances. É idealizador do phala’cia, núchleo phermanente de expherimentação em pherphormance e phalaphoética. Luiza Romão é formada em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP/SP), com habilitação em Direção Teatral e na Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (EAD/USP). É poeta e slamer (campeã de batalhas de poesia). Publicou o livro “Coquetel Motolove” (2014), pelo Selo Editorial do Burro, e o livro Sangria (017). Além disso, teve poemas publicados em diversas coletâneas digitais e impressas. Em 2014, foi vice-campeã nacional no Slam BR. Já participou de eventos nacionais de literatura, como Balada Literária, FELIS (Feira Literária da Zona Sul), FestiPOA, Feira do Livro de Ribeirão Preto, Estética das Periferias e Autores em Cena (Itaú Cultural). Produziu mais de 20 videopoemas, com grande alcance nacional (veiculação televisiva e por internet), incluindo a série Revide. O projeto multiartístico “Sangria” circulou por diversos Estados brasileiros e países latino-americanos (Uruguai, Argentina, Costa Rica, México, Cuba, Caribe).

SEGUNDAS INTENÇÕES  – Bate-papo com Jarid Arraes. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Domingo, 8 de dezembro, das 11h às 13h. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Não é necessário fazer inscrição. A escritora nasceu em Juazeiro do Norte, na região do Cariri (CE) em fevereiro de 1991 e também é cordelista e poeta. Curadora do selo literário Ferina, ela atualmente vive em São Paulo (SP), onde criou o Clube da Escrita para Mulheres.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Sexta-feira, 13 de dezembro, das 15h às 17h. “Um pedaço de madeira e aço”, de Christophe Chabouté. Com equipe BVL.
Não é necessário fazer inscrição.

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.  Sessões: 11 de dezembro, às 15h, e 18 de dezembro, às 14h; ambas quartas-feiras. Não é necessário fazer inscrição. Sessões de “O Menino da porteira” (Brasil, 2009, duração: 95 minutos, direção: Jeremias Moreira Filho, elenco: Daniel, Claudia Missura e José de Abreu, classificação indicativa: livre). Diogo, peão e boiadeiro, traz uma grande boiada para vender ao Major Batista, dono da Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso, ele conhece Rodrigo, um menino que sonha em se tornar um grande boiadeiro. Logo eles se tornam amigos e testemunhas das grandes injustiças, devido à ganância do Major Batista (José de Abreu), dono da Fazenda Ouro Fino.

SARAU – Em dezembro, a BVL recebe o Sarau Papo de Mina. Sarau artístico literário no qual as grandes protagonistas do evento são mulheres e LGBTs. O principal objetivo do projeto é criar um espaço onde minas e monas possam se sentir representadas e representar. Organização: Driika Moraes. Domingo, 15 de dezembro, das 12h às 17h. Não é necessário fazer inscrição.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES!

TECNOLOGIA DIA A DIA – OFICINA DE SMARTPHONES +60 – Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Carga horária: 24 horas. Inscrições no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone (11) 3024-2500.

TECNOLOGIA DIA A DIA – CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICO +60 – Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Inscrições no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone (11) 3024-2500.

————————————————————————————————————————-

TECNOLOGIA DIA A DIA – CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICO +60 – TURMA 4/2019 BVL (4º trimestre – inscrições encerradas) – Quartas e sextas-feiras, das 10h às 12h. Encerramento em 11 de dezembro. Carga horária: 34 horas. Próximas turmas: inscrições no diretamente no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h às 18h) pelo telefone (11) 3024-2500.

Serviço:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

Compartilhe!