HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo tem programação especial sobre a Bolívia, recebe Glauco Mattoso e participa da Jornada do Patrimônio e da Virada Sustentável

Biblioteca de São Paulo tem programação especial sobre a Bolívia, recebe Glauco Mattoso e participa da Jornada do Patrimônio e da Virada Sustentável

A programação especial Expressões da Bolívia, com atividades de dança, música, gastronomia e artesanato, é um dos destaques de agosto na Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil). O evento está marcado para 3 de agosto e acontece em comemoração ao Dia da Independência daquele país, celebrado em 6 de agosto. A organização é de Rocio Quispe Yujira, do Coletivo Sí Yo Puedo!, e vai das 10h às 16h, com oficinas, intervenções e apresentações artísticas com grupos folclóricos, entre outras atrações. Há ainda contações e outras opções em referência à data espalhadas pelo mês (confira os detalhes na programação).

Já o programa Segundas Intenções, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, recebe, este mês, o escritor Glauco Mattoso. O encontro será realizado no sábado, dia 31, das 11h às 13h. Mattoso tem cerca de 30 livros publicados e costuma abordar, em suas obras, temas como violência e discriminação. O escritor, que é ensaísta, poeta, ficcionista, tradutor e letrista, se dedica também aos sonetos.

A BSP participa também da Jornada do Patrimônio 2019 com sessões da Hora do Conto nos dias 17 e 18 de agosto (com o grupo Ginga e Prosa e Os Fabulistas, respectivamente), sempre às 16h. Ainda dentro da Jornada, a biblioteca realizará os Jogos do Patrimônio, com atividades que testam a memória e os conhecimentos sobre os principais e eventos e monumentos da cidade, no domingo, dia 18, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

A programação ainda tem, entre seus destaques, a presença na Virada Sustentável, com a Cia. Malas Portam, que apresenta o Malas Portam Histórias, no sábado, dia 24, às 14h, e a dupla Lili Flor & Paulo Pixu que interpreta contos ecológicos, dia 25, às 14h30. Quem não perde o Clube de Leitura deve marcar na agenda o dia 22, pois, às 15h, na BSP, o tema será o livro Frankenstein, de Mary Shelley.

Dica do mês

As atividades e serviços ligados à tecnologia são as dicas do mês de agosto na sua BSP. A sala de videogames é parada obrigatória no espaço, que conta ainda com wi-fi gratuito e computadores com conexão com a Internet. Os jogos eletrônicos estão disponíveis de terça a sexta, das 9h30 às 18h; e aos sábados e domingos, das 10h às 18h; as vagas são limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Tudo grátis!

Confira a programação de agosto na Biblioteca de São Paulo:

EXPRESSÕES DA BOLÍVIA – Em comemoração ao Dia da Independência da Bolívia, celebrado em 6 de agosto, a cultura do povo andino terá um dia de destaque na BSP, com apresentações de dança, música, gastronomia e artesanato. Sábado, 3 de agosto, das 10h às 16h. Organização: Rocio Quispe Yujra, do Coletivo Sí Yo Puedo!. Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

10h às 10h30 – Homenagem à Independência da Bolívia – Nesta fala de abertura, um pouco da história do país, seus povos originários, personagens, músicas e instrumentos tradicionais. Com Juan Cusicanki.

10h30 às 12h – Culinária: conheça milhos e grãos andinos + degustação. Milhos e grãos (maiz chulpe, maiz pelado, quinoa, entre outros tipos) são a paixão dos interessados pela culinária andina. Aqui, você aprende um pouco sobre os ingredientes e ainda degusta a sopa de maní. Com PertenSer – SYP.

13h às 14h – Oficina artesanal de tullmas andinas – Na cultura andina, tullmas são pompons multicoloridos, trançados entre si e usados pelas mulheres como enfeite no cabelo ou como acessório para dançar nas festas das comunidades. Nesta oficina, você aprende a fazê-los. Com Jobana Moya.

14h30 às 15h30 – Intervenção musical – O Lakitas Sinchi Warmis é um grupo de música andina composto por mulheres imigrantes e filhas de imigrantes que resgatam sua cultura através da interpretação de músicas tradicionais andinas. Com o grupo Lakitas Sinchi Warmis. Com Lakitas Sinchi Warmis.

15h30 às 16h – Apresentação de Dança Caporal – Caporales é uma dança boliviana criada na década 1970, na capital paceña, inspirada no personagem masculino do Caporal da dança afro-boliviana yungueña Saya e nos ritmos huayños e tundiqui. Las Cholitas e Las Machas também integram o cortejo folclórico. Com o Grupo Folclórico Kantuta Bolívia.

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

2 – Pererenzel, de José Roberto Torero. Com equipe BSP.

9 – Clarice Lispector para meninas e meninos, de Nadia Fink. Com equipe BSP (em referência ao Dia Internacional da Igualdade Feminina).

16 – Frida Kahlo para meninas e meninos, de Nadia Fink. Com equipe BSP (em referência ao Dia Internacional da Igualdade Feminina).

23 – O lobisomem, de Ricardo Azevedo. Com equipe BSP.

30 – Malala: uma menina muito corajosa, de Jeanette Winter. Com equipe BSP (em referência ao Dia Internacional da Igualdade Feminina).

Sábados e domingos, às 16h.

3 – O coelho, a onça e dois queijos, da tradição oral boliviana, adaptado por Suzana Ventura. Com a Cia. Arte Negus (em referência ao Dia da Independência da Bolívia).

4 – O marido da mãe d’agua, de Luis da Câmara Cascudo. Com a Cia. do Mar.

10 – De pouco se faz muito, de Phoebe Gilman. Com interpretação em Libras. Com o Grupo #BoraLê.

11 – O dragão invasor, de Christa Glass. Com Andi Rubinstein.

17 – Memória da cidade: lembranças paulistas, inspirado na obra de Ecléa Bosi. Com o grupo Ginga e Prosa (atividade que faz parte da programação da Jornada do Patrimônio 2019).

18 – Se eu perder esse trem, só amanhã, de Milton Jung. Com Os Fabulistas (atividade que faz parte da programação da Jornada do Patrimônio 2019).

24 – Nina, Pagu, Frida, inspirado nas obras de Liz Garbus, Patrícia Galvão, Augusto de Campos e Jonah Winter (em referência ao Dia Internacional da Igualdade Feminina). Com a Cia. Estrela D’Alva de Teatro.

25 – Tanabata, de Lúcia Hiratsuka. Com interpretação em Libras. Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

31 – Quirino, vaqueiro do rei, de Luis da Câmara Cascudo. Com a Cia. de Teatro Nóis na Mala.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Quartas-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

7 – Brincadeira de roda: corre corre la guaraca (em referência ao Dia da Independência da Bolívia).

14 – Dança das cadeiras.

21 – Pega-pega.

28 – Cama de gato com poemas e imagens de mulheres que fizeram história (em referência ao Dia Internacional da Igualdade Feminina).

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quintas-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

1º – Construção de carrinhos com material reciclável.

8 – Pipas: aprenda a confeccionar “peixinho”.

15 – Produção de tubarões divertidos.

22 – Confecção de sereias com material reciclável.

29 – Confecção de scrapbook com produções de mulheres importantes da literatura (em referência ao Dia Internacional da Igualdade Feminina).

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 11h às 11h45 (nos dias 4 e 18, a atividade acontece no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque). Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

VIRADA SUSTENTÁVEL – Desde 2011, a Virada Sustentável promove e mobiliza as pessoas a se envolverem no tema da sustentabilidade por meio de extensa programação cultural pela cidade. Aqui, na BSP, você pode participar:

Malas Portam Histórias – Venha conhecer o Mala Pout Pourri, um pouco de cada uma das cinco malas da companhia: “Mala Treco”; “Mala Bola”; “Mala Livro”; “Mala Tecido” e “Mala Invisível”. Sábado, dia 24, às 14h. Com a Cia. Malas Portam. Não é necessário fazer inscrição.

Contos Ecológicos – Lili Flor & Paulo Pixu brincam, cantam e narram histórias com o público, abordando a temática da biodiversidade e valorização da vida animal e do ambiente. Domingo, dia 25, às 14h30. Com Lili Flor & Paulo Pixu. Não é necessário fazer inscrição.

JOVEM

LUAU BSP – Na BSP, a galera se reúne para discutir temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e ainda fazer um som. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

COMPARTILHANDO SABERES: Plantão de dúvidas de matemática – Tem dúvidas de Matemática? A BSP é o lugar para resolvê-las e garantir sua nota. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Com o professor George Humberto Bezerra. Para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Inscrições devem ser feitas diretamente no balcão de atendimento da BSP.

OFICINA DE FOTOGRAFIA DIGITAL BÁSICA – Quer entrar no mundo da fotografia digital? Nesta atividade, você aprende conceitos e técnicas fotográficas, com aulas expositivas e exercícios práticos. Quartas e sextas-feiras, dias 21, 23, 28 e 30, das 14h às 17h. Com Eduardo Marchesan. A partir de 15 anos. É indicado que o participante tenha câmera DSLR. Carga horária: 12 horas. Inscrições: a partir de 2 de agosto, pelo link www.bsp.org.br/inscricao

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES

OFICINA PAPO RETO – Esta é uma oficina de provocação e criação literária, feita a partir da leitura e análise de contos, crônicas e poemas de autores e autoras da chamada literatura marginal-periférica. Palavra, prosa, performance e poesia. Sarau, slam, lirismo e rebeldia. Terças-feiras, dias 3, 10, 17 e 24 de setembro, das 10h às 12h30. Com Rodrigo Ciríaco. Carga horária: 10 horas. Indicado para pessoas a partir de 16 anos, interessados em criação literária – gêneros diversos – e na produção de obra autoral. Inscrições: a partir de 13 de agosto, pelo link www.bsp.org.br/inscricao.

ADULTO

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Quinta-feira, dia 22, das 15h às 17h. Frankenstein, de Mary Shelley. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador, você poderá desfrutar desta prática milenar que promove o bem-estar e melhorias na qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga apostam em posturas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa e contemplam o alongamento, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a concentração e o relaxamento. Sábados, das 10h às 11h30. Com Amanda Velloso. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

VIAGEM GASTRONÔMICA – O programa comemora, no mês de agosto, o nascimento do escritor Jorge Amado (em 10 de agosto de 1912). Sendo assim, o livro em destaque é Dona Flor e seus dois maridos, um dos romances mais conhecidos do autor baiano. Com uma linguagem ousada e plena de humor, a obra retrata o cotidiano de Salvador através da bela Florípedes Paiva, cozinheira de mão cheia que intercala aulas de culinária com suspiros apaixonados pelos dois maridos que teve ao longo da vida. Será possível degustar pratos da culinária afro-brasileira, como acarajé, vatapá, caruru, cocada e café, cujas receitas estão presentes no livro. Sábado, dia 10, das 15h30 às 17h. Com Dolores Freixa e Solange Botura. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

SEGUNDAS INTENÇÔES – Bate-papo com o escritor Glauco Mattoso. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Sábado, dia 31, das 11h às 13h. Não é necessário fazer inscrição. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia – Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Domingo, dia 18, das 14h30 às 16h30. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES

OFICINA DE POESIA – Esta oficina instigará os interessados a sentir a poesia em seus múltiplos aspectos, na sua misteriosa e prazerosa simplicidade, mostrando como é possível brincar com palavras, músicas e imagens. Dias 24, 25 e 26 de setembro, das 15h às 18h. Com Rebeca Gelse Rodrigues. Carga horária: 9 horas. Indicado para pessoas acima de 16 anos, interessadas em ler, escrever e sentir poesia. Inscrições: a partir de 20 de agosto, pelo link www.bsp.org.br/inscricao.

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BSP ATÉ VOCÊ – PROJETO APROXIMAÇÃO – Toda semana, a equipe da BSP leva atividades recreativas e culturais para a quadra esportiva da Comunidade Zaki Narchi. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Local: Comunidade Zaki Narchi. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva a atividade é cancelada.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Sextas-feiras, das 16h30 às 17h. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

2 – Prisioneiras, de Drauzio Varella.

9 – O homem que buscava sua sombra, de David Lagercrantz.

16 – Cartas da prisão, de Frei Betto.

23 – Carcereiros, de Drauzio Varella.

30 – “Aquecimento” para o programa Segundas Intenções: textos de Glauco Mattoso.

JOGOS PARA TODOS! – Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 11h às 13h. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

DOMINGO NO PARQUE – Domingos, dias 4 e 18, no Parque da Juventude. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca. Atenção: nos dias 11 e 25, o programa Lê no Ninho será realizado dentro da BSP.

11h às 11h45 – Sessões do programa Lê no Ninho, com equipe BSP.

12h às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias.

4 – Cia. Mapinguary.

18 – Cia. Farnel de Artes.

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a sexta, das 9h30 às 18h. Aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

PONTOS MIS – Em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), o projeto promove o contato com obras do cinema, de modo gratuito. Quarta-feira, dia 14, às 10h30, e domingo, dia 25, às 14h. Não é necessário fazer inscrição. Sessões de O menino da porteira (direção: Jeremias Moreira Filho, 2009, aventura, duração: 95 min, classificação indicativa: livre). Elenco: Daniel, Claudia Missura e José de Abreu. Diogo, peão e boiadeiro, traz uma grande boiada para vender ao Major Batista, dono da Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso, ele conhece Rodrigo, um menino que sonha em ser um grande boiadeiro. Logo eles se tornam amigos e testemunhas de grandes injustiças que acontecem por ganância. Não é necessário fazer inscrição.

PROJETO VESPERTINO – SÉRIE ERUDITO E POPULAR – Nesta série de quatro encontros, conheça interseções possíveis entre a música erudita e popular. Neste primeiro encontro, Neymar Dias feels Bach. Neymar Dias apresenta novas possibilidades para a viola brasileira. O espetáculo relaciona a viola caipira com outros gêneros, especialmente a música de Johann Sebastian Bach, aproximando o ouvinte da chamada música erudita e apresentando uma experiência sonora singular. Domingo, dia 11, às 15h. Organização: Sesc Santana. Não é necessário fazer inscrição.

JOGOS DO PATRIMÔNIO – Você conhece os pontos históricos e arquitetônicos de São Paulo? Nesta atividade, que faz parte da Jornada do Patrimônio 2019, organizada pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a BSP te convida a testar sua memória e melhorar seus conhecimentos sobre os principais eventos e patrimônio histórico-cultural da cidade. Domingo, dia 18, das 10h às 12h e das 13h às 17h. A partir de 7 anos. Não é necessário fazer inscrição.

Serviço:

Biblioteca de São Paulo

Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô).

Tel.: (11) 2089-0800.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.

Atividades gratuitas.

https://bsp.org.br/

Compartilhe!