HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo tem programação especial para as férias

Biblioteca de São Paulo tem programação especial para as férias

A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), preparou intensa programação para o mês de janeiro. São atividades gratuitas que prometem encher de diversão e conhecimento o período de férias. A começar pelas oficinas promovidas pela Cia. Malas Portam aos sábados, das 14h às 15h, com temas variados como a criação de livro-dobradura e a recriação de animais da fauna brasileira em Tangram, entre outros.

A contação de histórias também merece destaque com apresentações sempre às sextas, por conta da equipe da biblioteca e, aos sábados e domingos, às 16h, com grupos e artistas convidados, entre eles: Conte com Elas, Tricotando Palavras, Cia. Som em Prosa, Cia. Mapinguary, além das duplas Mirela Estelles/Sylvia Sato, Chris Cruz/Bruna Brancati, e Kelly Orasi e Paula Dugaich (confira as datas abaixo).

O Domingo no Parque, programa que leva as atividades da biblioteca para o Parque da Juventude Dom Evaristo Arns, acontecerá, em janeiro, em dois dias: 6 e 20, com sessões do Lê no Ninho (indicado para os pequenos entre 6 meses e 4 anos), das 11h30 às 12h15, e de contações com o Núcleo Educatho (6) e Josafah Barbosa (20), das 12h15 às 16h. Dia 20, das 14h30 às 16h30, é a vez do Sarau na BSP, que reúne literatura, canto e poesia, e é comandado pelo Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo, com coordenação de Terezinha Rocha.

Vale lembrar que a BSP estará aberta normalmente no dia 25 (sexta-feira), Aniversário de São Paulo. Na programação da data, o destaque é a Hora do Conto, com a Cia. Ruído Rosa, que apresentará Histórias da Garoa, texto baseado nas obras de Adoniran Barbosa, Álvares de Azevedo, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. O mês termina com o Clube de Leitura, marcado para dia 31, das 15h às 17h. O livro do mês é “O ministério da felicidade absoluta”, de Arundhati Roy, e, para participar, não é necessário fazer inscrição. Vale lembrar ainda que a exposição Zona Norte conta suas histórias prossegue aberta na BSP até 10 de fevereiro e é dica bacana para quem quer conhecer melhor a região em mostra construída a partir de memórias de moradores da área.

Confira a programação completa do mês (sujeita a alterações):

INFANTIL

FÉRIAS NA BIBLIOTECA – Todo final de semana teremos atividades diferentes para que todos possam curtir as férias na BSP. Com a Cia. Malas Portam. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Indicado para crianças a partir de 6 anos.

Sábados, das 14h às 15h.

5 – Livro da Confusão e Leonel – A oficina propõe a leitura dos livros Confusão e Leonel. Depois, cada participante pode montar o seu livro de uma forma completamente diferente e divertida.

12 – Livro-dobradura – Com dobraduras em uma folha de sulfite, surge uma história recheada de cantigas populares e dramatização com final surpreendente. Após a narrativa, cada um aprende a fazer as dobraduras que aparecem na aventura.

19 – Conhecendo os bichos do Brasil – Recrie os animais do livro O pé de guaraná em Tangram.

26 – Versos e universos – A oficina propõe a leitura do livro Meu amigo ET e a recriação do personagem, sua nave espacial e astros do espaço sideral.

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição. Com equipe BSP.

Sextas-feiras, às 15h.

4 – É um livro, de Lane Smith (em referência ao Dia do Leitor). Com equipe BSP.

11 – A sopa supimpa, de Estêvão Marques. Com equipe BSP.

18 – Sopa de bruxa, de Jeong Hae-Wang. Com equipe BSP.

25 (feriado) – Histórias da Garoa, baseado nas obras de Adoniran Barbosa, Álvares de Azevedo, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Com a Cia Ruído Rosa.

Sábados e domingos, às 16 horas.

5 – Os seis companheiros, recontado por Claude Blum. Com o grupo Conte com Elas.

6 – O menino que via com as mãos, de Alexandre Azevedo. Com o grupo Tricotando Palavras.

12 – Obax, de André Neves. Com interpretação em Libras. Com Mirela Estelles e Sylvia Sato.

13 – Iara, recontado por Silvia Salerno. Com interpretação em Libras. Com Chris Cruz e Bruna Brancati.

19 – A história que atravessou o oceano, de Kelly Orasi. Com Kelly Orasi.

20 – Antônio Carlos Jobim: uma biografia, de Sérgio Cabral. Com a Cia Som em Prosa.

26 – A quase morte de Zé Malandro, de Ricardo Azevedo. Com a Cia Mapinguary.

27 – Escubidu, a boneca que sabe tudo, de Pierri Gripari. Com Paula Dugaich.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Sábados, das 11h às 11h45.

Domingos, 13 e 27, das 11h30 às 12h15 (nos dias 6 e 20, a atividade acontece no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque).

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Quartas-feiras, das 15h às 16h.

2 – Mímica (em referência ao Dia do Leitor).

9 – Brincando de fotógrafo (em referência ao Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia).

16 – Imite o seu ídolo.

23 – Jogos de tabuleiro.

30 – Corrida de sacos.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Quintas-feiras, das 15h às 16h.

3 – Areia cinética.

10 – Pintura em mosaico.

17 – Chaveiros divertidos.

24 – Pinte imagens de São Paulo (em referência ao Aniversário de São Paulo).

31 – Construa sua HQ com colagem (em referência ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos).

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência.  Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Terças-feiras, das 15h às 16h (não haverá atividade no dia 1º).

DOMINGO NO PARQUE

Domingos, 6 e 20 no Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns.

11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias.

6 – Com o Núcleo Educatho.

20 – Com Josafah Barbosa.

Não é necessário inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca. Atenção: nos dias 13 e 27, o programa Lê no ninho será realizado dentro da BSP.

JOGOS PARA TODOS! Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Sábados, das 11h às 13 horas.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, das 16h30 às 17 horas (não haverá atividade no dia 25)

4 – O pequeno príncipe, de Antoine de Saint Exupéry.

11 – As aventuras de Robin Hood, de Alexandre Dumas.

18 – A bela e a fera, de Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve.

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão: uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

De terça a sexta, das 9h30 às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

JOVEM

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30.

ADULTO

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga são baseadas em posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Sábados, 12, 19 e 26, das 15h às 16h.

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

Domingo, 20, das 14h30 às 16h30.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. O livro do mês é “O ministério da felicidade absoluta”, de Arundhati Roy. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

Quinta-feira, 31, das 15h às 17 horas.

EXPOSIÇÃO A ZONA NORTE CONTA SUAS HISTÓRIAS – A mostra reúne as memórias, em formato de textos e desenhos, contadas por moradores da Zona Norte de São Paulo. O grupo fez parte do processo de formação promovido pelo Museu da Pessoa com a equipe da BSP, que pôde aprender a metodologia de memória social e utilizá-la na coleta de registros orais, escritos e ilustrativos da história dos espaços, regiões e comunidades. Visitação: de terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Até 10 de fevereiro de 2019.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES!

CURSO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – A ideia é trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão.  O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias – como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de história ao longo da história universal.  Indicado para pessoas a partir de 16 anos (cursando o ensino médio). Carga horária: 24 horas. Realização: Associação Arte Despertar em parceria com a Biblioteca de São Paulo. Inscrições a partir do dia 8 de Janeiro, pelo link www.bsp.org.br/inscricao

Terças-feiras, do dia 5 de fevereiro a 2 de abril, das 14h30 às 17h30.

Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô) Tel.: 11 2089 0800. https://bsp.org.br/

Compartilhe!