HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo reúne atividades para toda a família, contações de histórias e encontros sobre literatura em setembro

Biblioteca de São Paulo reúne atividades para toda a família, contações de histórias e encontros sobre literatura em setembro

A Biblioteca de São Paulo (BSP), da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela Organização Social SP Leituras, realiza, em setembro, uma série de atividades para toda a família. No feriado do dia 7 (sexta-feira), por exemplo, o espaço estará funcionando normalmente e contará com contação de histórias com Lilian Marchetti, às 15 horas. Lilian apresentará Quando Pedro tinha nove anos, texto baseado em obras de Marina Massarani, Aline Perlman e Lilia Moritz Scharcz e Spacca, um programa para toda a família aproveitar reunida.

O Domingo no Parque está marcado para o dia 2 e vai das 11h30 às 12h15, com sessões do programa Lê no Ninho, e, das 12h15 às 16h, com contações de histórias sob o comando da Cia. Duo Encantado. Tudo no Parque da Juventude, bem perto da biblioteca.

E, por falar em contações, a Hora do Conto, que acontece sempre às sextas às 15h com a equipe BSP, tem aos sábados, às 16h, grupos convidados: dia 1º, apresentação da Trupe Pitirilo; dia 8, da Cia. Ih, contei!; dia 15, de Mirela Estelles e Amarilis Reto; dia 22, da Cia. Fantoccini e dia 29, de Vinícius Mazzoni. No dia 27 (quinta-feira), o grupo Malas Portam estará na BSP às 10h e às 15h apresentando também suas contações, como parte do Viagem Literária, iniciativa que contempla várias cidades do Estado de São Paulo.

Leituras dramáticas também estão agendadas para setembro na BSP. No dia 9 (sábado), das 15h às 16h30, a atividade traz Milton Morales com Os Sujos e, no dia 15 (sábado), das 15h às 17h, Michelle Ferreira com 4 da espécie – A história do corpo coisa nenhuma. Michelle e Morales são autores contemplados pelo ProAC. No dia 22 (sábado), das 10h às 17h (com uma hora de intervalo), é a vez do encontro Literatura contemporânea brasileira: infantil, juvenil e adulta, que visa sensibilizar e motivar as práticas leitoras do público, além de ampliar o exercício da mediação de leitura. A iniciativa tem organização do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil, Juvenil e Adulta Contemporânea Brasileira, mestrandos e doutorandos do Programa de Literatura e Crítica Literária PUC/SP, orientados pela professora Diana Navas. Os apaixonados por leitura também contam com o Clube de Leitura, que, em setembro, será realizado no dia 20 (quinta-feira), das 15h às 17h, e terá como tema o livro O perfume: história de um assassino, de Patrick Süskind.

Quem quer aprender Libras, encontra, aqui, curso gratuito. O Módulo Intermediário abre inscrições em 20 de setembro pelo link www.bsp.org.br/inscricao e as aulas serão realizadas no período entre 17 de outubro e 28 de novembro, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h30.

Mais informações sobre a BSP, acesse: https://bsp.org.br/

Confira a programação da Biblioteca de São Paulo:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infanto-juvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15 horas. Com equipe BSP.

7 – Feriado – Quando Pedro tinha nove anos, texto baseado nas obras de Marina Massarani, Aline Perlman e Lilia Moritz Schwarcz e Spacca.  Com Lilian Marchetti

Sábados, às 16h.

1º – O circo da lua, de Eva Furnari. Com a Trupe Pitirilo.

8 – Histórias assombradas para borrar as calças. Com a Cia. Ih, contei!

15 – A árvore generosa, de Shel Silverstein. Com interpretação em Libras. Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

22 – Sabedoria africana. Com a Cia. Fantoccini.

29 – Alumbramento.  Com Vinícius Mazzoni.

VIAGEM LITERÁRIA – Malas portam histórias. Com Cia. Malas portam. Não é necessário fazer inscrição. Quinta-feira, 27, 10h e às 15h

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados das 11h às 11h45. Domingos, das 11h30 às 12h15. No dia 2, a atividade acontecerá no Parque da Juventude, no programa Domingo no Parque. Com equipe BSP. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Quartas-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quintas-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

TODOS OS PÚBLICOS

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a sexta, das 9h30 às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

DOMINGO NO PARQUE – Domingo, 2, no Parque da Juventude. 11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no ninho, com equipe BSP. 12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias com a Cia. Duo Encantado. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

JOGOS PARA TODOS! Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, 8 e 22, das 11h às 13 horas. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, da Secretaria da Cultura do Estado, o programa promove o contato com obras do cinema através de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo, democratizando assim o contato com produções audiovisuais e viabilizando a formação de plateias. Não é necessário fazer inscrição. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

SESSÃO ADULTO, quartas-feiras, às 10h. O vendedor de sonhos (dir. Jayme Monjardim, Brasil, 2016, 1h38, português, drama, classificação: 12 anos, elenco: César Troncoso, Dan Stulbach, Dani Antunes). Adaptação do best-seller homônimo do psicoterapeuta e escritor Augusto Cury. Júlio César, um psicólogo decepcionado com a vida em geral, tenta o suicídio, mas é impedido de cometer o ato final por intermédio de um mendigo, o “Mestre”. Uma amizade peculiar surge entre os dois e, logo, a dupla passa a tentar salvar pessoas ao apresentar um novo caminho para se viver.

SESSÃO INFANTIL, sextas-feiras, às 15h30. Brichos 2 – A floresta é nossa (dir. Paulo Munhoz, Brasil, 2012, 1h23, português, animação, classificação: livre, elenco: André Abujamra, Antonio Abujamra, Chico Nogueira, Eneas Lour, Fabiula Nascimento, Helio Barbosa, Marcelo Tas, Michelle Pucci, Paulo Munhoz e Reginda Vogue). Os habitantes da Vila dos Brichos precisam decidir o futuro da sua cidade, ameaçada de perder sua floresta para investidores-terroristas internacionais. Armados de coragem, inteligência e bom humor, nossos heróis encaram o desafio que será decidido nas areias de Noforest, na gelada Iceforest e na exuberante Brainforest.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Sextas-feiras, das 16h30 às 17h. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

JOVEM

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Com equipe BSP.  Não é necessário fazer inscrição.

ADULTO

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Quinta-feira, 20, das 15h às 17h.   O perfume: história de um assassino, de Patrick Süskind. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

LEITURA DRAMÁTICA: 4 DA ESPÉCIE – A HISTÓRIA DO CORPO COISA NENHUMA – É feriado.  Dia dos mortos. Jaque Martini, Soni Kunder, Bibi Bibete e Lee Quatropani estão num chalé distante nas montanhas isoladas de um país que já foi tropical. Acuados pela natureza, disputam território no âmbito doméstico. Envolvidos num jogo de poder e dominação, brigam com ferocidade por coisas banais, fazendo alianças instáveis, que revelam a frágil relação entre eles.  Sábado, 15, das 15h às 17h.  Com Michelle Ferreira, autora contemplada pelo PROAC. A partir de 16 anos. Não é necessário fazer inscrição.

LEITURA DRAMÁTICA: OS SUJOS – A história se passa no Brasil no final do século XVIII. Um inglês tenta contrabandear pau brasil, um negro participa de um levante para acabar com o privilégio dos brancos, um investigador chega de fora para averiguar os fatos. Corrupção, ideias de liberdade, exploração de riquezas, muitas histórias e personagens se entrelaçam em OS SUJOS, escrita a partir de relatos históricos. Mesmo passados 200 anos, é possível ligar os personagens com os fatos contemporâneos? Sábado, 8, das 15h às 16h30. Com Milton Morales. Autor contemplado pelo PROAC. A partir de 18 anos. Não é necessário fazer inscrição.

LITERATURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: INFANTIL, JUVENIL E ADULTA – O encontro tem objetivo de sensibilizar e motivar as práticas leitoras do público em geral bem como, para professores e bibliotecários, ampliar as práticas de mediação de leitura literária em sala de aula e bibliotecas. A discussão será pautada por três eixos – Histórico, características específicas do literário preferencialmente endereçado às crianças, jovens e adultos e, possíveis critérios no momento da escolha de uma obra. Sábado, 22 de setembro, das 10h às 17h (com uma hora de intervalo). Carga horária: 6 horas. Organização: Grupo de Pesquisa em Literatura infantil, juvenil e adulta Contemporânea Brasileira, mestrandos e doutorandos do Programa de Literatura e Crítica Literária PUC/SP, orientados pela professora Diana Navas.

 

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Domingo, 16, das 14h30 às 16h30. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

INSCRIÇÕES ABERTAS

CURSO DE LIBRAS – MÓDULO INTERMEDIÁRIO

O curso intermediário de Libras (Língua Brasileira de Sinais) tem o objetivo de ensinar conteúdos mais aprofundados da linguística de Libras e aprendizados da cultura e convivência com a comunidade surda. Aulas ministradas com professor ouvinte e surdo, metodologia bilingue Libras-português.  Indicado para pessoas acima de 16 anos com conhecimentos básicos em Libras. Haverá um teste de conhecimentos. Quartas-feiras, das 14h às 17h30. Do dia 17 de outubro a 28 de novembro. Carga horária: 24h30. Com Thalita Passos e Samuel Ferreira. Inscrições a partir do dia 20 de setembro, pelo link www.bsp.org.br/inscricao

Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô) Tel.: 11 2089 0800. https://bsp.org.br/

Compartilhe!