HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo realiza oficinas gratuitas em setembro

Biblioteca de São Paulo realiza oficinas gratuitas em setembro

A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem várias oficinas gratuitas que trabalham a criatividade marcadas para setembro e estará aberta normalmente no feriado de 7 de setembro. A biblioteca, que alcançou em agosto a marca de 3 milhões de visitantes, promove, no dia 14, sábado, a Oficina Literária – Escrita de Fábulas, com Clóvis Girlades (não é necessário fazer inscrição); nos dias 24, 25 e 26, a Oficina Vamos Brincar de Poesia?, com Rebeca Gelse Rodrigues (inscrições pelo link www.bsp.org.br/inscricao); no dia 28, sábado, a Oficina Minha Vida em Quadrinhos, com Carol Ito (inscrições a partir das 10h do dia 3 de setembro, pelo link www.bsp.org.br/inscricao). Confira os detalhes abaixo e a disponibilidade de vagas no site.

O Clube de Leitura de setembro traz para o centro do debate a obra C.A – cotidiano anônimo, de Fabrizio Dsc, no dia 19. E há espaço também para a música em nossa programação. Com organização do Sesc Santana, Vespertino – Série Erudito e Popular vem aí, no dia 15, com o Quinteto Aralume e a apresentação intitulada O universo musical de Ariano Suassuna (não é necessário fazer inscrição para participar).

Com Aderaldo Luciano dos Santos e indicado para pessoas a partir de 18 anos, professores, bibliotecários e público em geral, o Curso Cordel Brasileiro – Tradição, Diálogos e Atuação também já consta da programação da biblioteca para outubro. As vagas são limitadas e, quem quiser participar precisa inscrever-se (a partir das 10h do dia 19 de setembro) pelo linkwww.bsp.org.br/inscricao.

Importante acrescentar que o Expresso Acesso, itinerário gratuito de ônibus que percorre o bairro do Canindé, promovendo o contato com alguns dos mais importantes equipamentos culturais de São Paulo, tem paradas na BSP nos domingos, dias 8 e 22, em oito horários: 11h30, 13h25, 15h05 e 17h (sentido Canindé – Instituto Tomie Ohtake). 12h30, 14h10, 16h05, 17h45 (sentido Instituto Tomie Ohtake – Canindé). A iniciativa tem organização do Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a SP Leituras.

Também merece destaque o Viagem Literária, que prossegue pelo Estado de São Paulo, e dessa vez, passa pela BSP apresentando um pouco da Literatura Fantástica produzida no Brasil. A convidada é a escritora Flávia Muniz, com mais de 70 livros publicados, e a atividade está marcada para dia 11, às 10h. As vagas são limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Saiba mais em https://viagemliteraria.org.br/

Dica do mês

A dica de setembro da BSP é o Domingo no Parque. A ideia é levar um pouco do que acontece dentro da biblioteca para o lado de fora, à sombra das árvores do Parque da Juventude. O programa permanente da BSP reúne sempre sessões do Lê no Ninho, indicado para crianças entre 6 meses e 4 anos acompanhadas dos pais ou responsáveis e abre espaço de leitura para toda a família, com apresentações de contação de histórias. Este mês, o Domingo no Parque acontece nos dias 8 e 22. No dia 8, o grupo convidado é a Cia. Mapinguary e, no dia 22, a Cia. Farnel de Artes. Que tal aproveitar a primavera para experimentar?

Confira a programação (sujeita a alterações):

 

INFANTIL

 

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

6 – Peixe vivo e outras músicas, do livro “Cantigas, adivinhas e outros versos”, organizado por Ana Cláudia e Mariana Breim. Com equipe BSP.

13 – O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Com equipe BSP.

20 – Pollyanna, de Eleanor H. Porter. Com equipe BSP.

27 – Chapeuzinho vermelho, adaptado por Márcia Honora e Mary Lopes. Com equipe BSP.

 

Sábados e domingos, às 16h.

1 – Oxalufã, de Edsoleda Santos e Renato da Silveira. Com Danilo Minharro.

7 – Quando Pedro tinha nove anos, de Mariana Massarani (em referência ao Dia Independência do Brasil). Com Lilian Marchetti.

8 – O extraterrestre gentil, inspirado em obras de Renata Cunha. Com a Trupe Borboletras.

14 – Rodrigo enxerga tudo, de Markiano Charan Filho. Com interpretação em Libras. Com Grupo #BoraLê.

15 – A vila dos macacos, baseado na obra de Italo Calvino (em referência ao Dia da Árvore). Com a Cia. de Teatro Nóis na Mala.

21 – Billy, de Kevin Crossley-Holland (em referência Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência). Com o Grupo Teatro de Sobras.

22 – Os livros de Sayuri, de Lúcia Hiratsuka. Com Heidi Monezzi.

28 – Elmer: o elefante xadrez, de David Mckee. Com interpretação em Libras (em referência ao Dia Nacional do Surdo). Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

29 – Era uma vez Joana Princesa, adaptado da obra de Janaína Leslão. Com interpretação em Libras (em referência ao Dia Nacional do Surdo). Com a Cia. Três Lunas.

 

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quartas-feiras, das 15h às 16h.

4 – Futebol de botão.

11 – Embaixadinha.

18 – Pião.

25 – Bolinha de gude.

 

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quintas-feiras, das 15h às 16h.

5 – Confecção de catavento.

12 – Confecção de peixe.

19 – Confecção de mandala decorativa.

26 – Confecção de sapo.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 11h às 11h45 (nos dias 8 e 22, a atividade acontece no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque). Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

 

VIAGEM LITERÁRIA – LITERATURA FANTÁSTICA – O Viagem Literária prossegue rodando pelo Estado de São Paulo e, dessa vez, faz uma parada na BSP apresentando um pouco da Literatura Fantástica que tem sido produzida no Brasil. A convidada será a escritora Flávia Muniz, autora de novelas fantásticas e romances dark, com mais de 70 livros publicados. Quarta-feira, dia 11, às 10h. Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Mais informações emagenda@bsp.org.br

 

JOVEM

 

LUAU BSP – Espaço para o pessoal se reunir e discutir temas relacionados à música, poesia, atualidades e ainda fazer um som. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Com equipe BSP. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição.

 

COMPARTILHANDO SABERES: Plantão de Dúvidas de Matemática – Está com dúvidas sobre conteúdo de Matemática? Na BSP, você consegue solucioná-las.  Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Com o professor George Humberto Bezerra. Para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Inscrição diretamente no balcão de atendimento da BSP.

 

OFICINA LITERÁRIA – ESCRITA DE FÁBULAS – Na oficina serão abordados o conhecimento de um processo de escrita literária e a compreensão e utilização da figura de linguagem prosopopeia. Sábado, dia 14, das 10h às 12h30. Com Clóvis Giraldes Jr. Indicado para pessoas a partir de 12 anos. Atividade em contrapartida ao ProAC. Não é necessário fazer inscrição.

 

OFICINA – MINHA VIDA EM QUADRINHOS – Muitos artistas usam os quadrinhos para compartilhar suas memórias e visões de mundo. Pensando nisso, a oficina oferece dicas básicas sobre a linguagem das HQs e possibilita ao participante criar uma história autobiográfica sobre algum acontecimento marcante ou reflexão que gostaria de registrar em textos, cores e traços. Sábado, dia 28, das 10h às 13h e das 14h às 16h (com uma hora de intervalo). Com Carol Ito. Indicado para pessoas a partir de 12 anos. Carga horária: 5 horas. Inscrições a partir das 10h do dia 3 de setembro, pelo link: www.bsp.org.br/inscricao

 

ADULTO

 

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Quinta-feira, dia 19, das 15h às 17h.C.A. – cotidiano anônimo, de Fabrizio Dsc. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

 

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador, venha desfrutar desta prática milenar que promove o bem-estar e melhorias na qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga apostam em posturas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa e contemplam o alongamento, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a concentração e o relaxamento. Sábados, dias 14 e 21, das 10h às 11h30. Com Amanda Velloso. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

 

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Domingo, dia 29, das 14h30 às 16h30. Coordenação: Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

 

OFICINA – VAMOS BRINCAR DE POESIA? – A proposta da oficina é sentir a poesia, brincando com palavras e imagens, e desvendando rimas, aliterações, o jogo intertextual e os símbolos que vão além do significado imediato e óbvio. Além de ler e escrever, os participantes vão poder também usar os aspectos filosóficos, ideológicos e expressivos dos textos para benefício no dia a dia. Dias 24, 25 e 26 de setembro, das 15h às 18h. Com Rebeca Gelse Rodrigues. Carga horária: 9 horas. A partir de 16 anos. Inscrições pelo link www.bsp.org.br/inscricao

 

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES

 

CURSO: O CORDEL BRASILEIRO – TRADIÇÃO, DIÁLOGOS E ATUAÇÃO – Conheça o processo histórico do cordel brasileiro, seus elementos constitutivos, principais autores e gerações, e a geografia política de aparecimento do cordel no território nacional. Sábados, 19 de outubro, 9 e 30 de novembro, 7 de dezembro, das 13 às 18 horas + duas horas não presenciais. Carga horária: 22h. Com Aderaldo Luciano dos Santos. Projeto AEL (Academia Estudantil de Letras) da Secretaria Municipal de Educação. Carga horária total: 22h. Indicado para pessoas acima de 18 anos, professores, bibliotecários e público em geral interessado no tema. Inscrições: a partir das 10h do dia 19 de setembro, pelo link www.bsp.org.br/inscricao

 

TODOS OS PÚBLICOS

 

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

 

BSP ATÉ VOCÊ – PROJETO APROXIMAÇÃO – Toda semana, a equipe da BSP leva atividades recreativas e culturais para a quadra esportiva da Comunidade Zaki Narchi. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Local: Comunidade Zaki Narchi. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade é cancelada.

 

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Sextas-feiras, das 16h30 às 17h.  Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

6 – Onde está Elizabeth?, de Emma Healey.

13 – Aquecimento Segundas Intenções BVL: Opisanie swiata, de Veronica Stigger.

20 – Becos da memória, de Conceição Evaristo.

27 – Histórias que eu vivi e gosto de contar, de Daniel Munduruku.

 

JOGOS PARA TODOS! – Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 11h às 13h. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

 

DOMINGO NO PARQUE – Domingos, dias 8 e 22, no Parque da Juventude. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

11h às 11h45 – Sessões do programa Lê no ninho, com equipe BSP.

12h às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias.

8 – Com a Cia. Mapinguary.

22 – Com a Cia. Farnel de Artes.

 

SALA DE VIDEOGAMES  – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a sexta, das 9h30 às 18 horas. Aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

 

PONTOS MIS – Em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), o projeto promove o contato com obras do cinema, de modo gratuito. Sessões:

domingo, dia 1º, às 14h; sábado, dia 14, às 14h; quarta-feira, dia 18, às 10h. Não é necessário fazer inscrição. Que horas ela volta? (direção: Anna Muylaert, drama, classificação indicativa: 12 anos, duração: 112 min, elenco: Regina Casé, Helena Albergaria, Michel Joelsas). Val é pernambucana e se muda para São Paulo em busca de melhores condições de vida para sua filha, que permanece no Nordeste. Treze anos depois, a garota precisa vir para São Paulo para prestar vestibular. Os patrões da mãe a recebem bem, até o momento que ela começa a revelar sua natural personalidade e ações espontâneas.

 

VESPERTINO – Série Erudito e Popular – Dando continuidade à série de concertos que aproximam a música erudita e popular, em setembro recebemos o Quinteto Aralume. O universo musical de Ariano Suassuna. Apresentando o universo musical de Ariano Suassuna, com temas da tradição medieval, o conjunto revisita obras de Antonio Madureira, Villa-Lobos e a criação musical de autores contemporâneos, dentre os quais Francisco Andrade, Ricardo Dutra e Sérgio Leal. O Quinteto Aralume é formado por Francisco Andrade (viola brasileira de 10 cordas), Bruno Menegatti (rabeca de 5 cordas), Yonan Daniel (violoncelo e dilruba), Enrique Menezes (flautas e pífanos) e Thiago Moretti (violão). Domingo, dia 15, das 15h às 16h. Organização: Sesc Santana. Não é necessário fazer inscrição.

 

EXPRESSO ACESSO – A BSP é um dos pontos de parada do Expresso Acesso, itinerário gratuito de ônibus que percorre o bairro do Canindé, conhecido por abrigar serviços de assistência social, saúde, educação, e comunidades de imigrantes e refugiados, promovendo o contato com alguns dos mais importantes equipamentos culturais de São Paulo. Paradas: domingos, dias 8 e 22, em oito horários: 11h30, 13h25, 15h05 e 17h (sentido Canindé – Instituto Tomie Ohtake). 12h30, 14h10, 16h05, 17h45 (sentido Instituto Tomie Ohtake – Canindé). Organização: Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a SP Leituras.

 


Serviço:

Biblioteca de São Paulo

Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô).

Tel.: (11) 2089-0800.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.

Atividades gratuitas.

 https://bsp.org.br/

Compartilhe!