HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo participa da Virada da Consciência e promove oficina de produção de livros

Biblioteca de São Paulo participa da Virada da Consciência e promove oficina de produção de livros

A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela Organização Social SP Leituras, participa da Virada da Consciência, evento que, entre os dias 18 e 21 de novembro, reúne atividades que celebram a cultura afro-brasileira. Também entre os destaques do mês, a oficina de produção de livros é oportunidade para que crianças a partir de dez anos possam conhecer melhor o universo da produção editorial. As escritoras Vanessa Meriqui e Maria Amália Camargo comandam a programação, respectivamente, nos dias 6 de novembro, das 9h30 às 12h, e 9 de novembro, das 14h às 16h30.

Visando incentivar o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito de ler, o Clube de Leitura tem bate-papo marcado no dia 22 de novembro, das 15h às 17h, para discutir o livro “A guerra não tem rosto de mulher”, de Svetlana Aleksiévitch. Já quem quer conhecer melhor a trajetória e a obra da escritora Lucrecia Zappi deve reservar o dia 24 de novembro, das 11h às 13h, quando ela será o centro das atenções do programa Segundas Intenções, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto.

Em 25 de novembro, o Domingo no Parque oferece sessões do programa Lê no Ninho, das 11h30 às 12h15, e de contação de histórias com a Cia. Duo Encantado, das 12h15 às 16h, em área próxima da biblioteca, configurando-se como programação ideal e gratuita para toda a família. William Gama (dia 4), Cia. Bisclof (dia 11), Cia. Fantoccini (dia 15), Os Fabulistas (dia 18), Trupe Pitirilo (dia 20), Cia. Arte Negus (dia 25) se revezam na contação de histórias na Oca, sempre às 16h.

Outro destaque entre as dicas de novembro é o Compartilhando Saberes – Yoga, com as aulas da prática milenar, que acontecem aos sábados, dias 3 e 17, das 15h às 16h. A atividade é gratuita e não é necessário fazer inscrição para participar.

Importante acrescentar que a BSP funcionará normalmente nos feriados do dia 2, 15 e 20 de novembro. Mais informações sobre a biblioteca, acesse: https://bsp.org.br/

Prêmio São Paulo de Literatura

A BVL sedia, no dia 3 de novembro, uma rodada com escritores finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, das 11h às 13h. O bate-papo será comandado pela jornalista Chris Maksud e contará com os escritores Aline Bei, Cristina Judar, Evandro Affonso Ferreira, José Roberto Walker, Marcelo Mirisola, Márcia Barbieri, Mauro Paz e Tiago Feijó. Para participar do evento não é necessário fazer inscrição, e a entrada é gratuita.  A cerimônia de entrega da premiação está marcada para a noite de 5 de novembro. O Prêmio São Paulo de Literatura foi lançado em 2008 e integra uma série de projetos implementados pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Confira a programação da Biblioteca de São Paulo:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infanto-juvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

2 / Feriado – O ursinho apavorado, de Keith Faulkner. Com a Cia. Malas Portam.

9 – Frida Kahlo, de Nadia Fink. Com equipe BSP.

16 – A fabulosa máquina de amigos, de Nick Blad. Com equipe BSP.

23 – Perseu e a monstruosa Medusa, de Saviour Pirotta. Com equipe BSP.

30 – O filho do ferreiro e a moça invisível, de Ricardo Azevedo. Com equipe BSP.

Domingos, às 16h.

4 – Como surgiu a noite, conto de tradição indígena tupi-guarani. Com William Gama.

11 – A quase morte de Zé Malandro, de Ricardo Azevedo. Com a Cia. Bisclof.

15 / Feriado – A verdadeira história dos três porquinhos, de Jon Scieszka. Com interpretação em Libras. Com Cia Fantoccini.

18 – Mata, de Heloísa Pietro. Com Os Fabulistas.

20 / Feriado – O pássaro encantado, de Nelson Mandela. Com a Trupe Pitirilo.

25 – Toda forma de amor. Com a Cia. Arte Negus

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sábados das 11h às 11h45.

Domingos, das 11h30 às 12h15. No dia 25 a atividade acontecerá no Parque da Juventude, no programa Domingo no Parque.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Quartas-feiras, das 15h às 16h.

7 – Brincadeiras divertidas com bola, pula-corda e amarelinha.

14 – Equilíbrio: passe o balão sem deixar cair.

21 – Ping-pong.

28 – Treine sua mira, com o jogo de bolinhas.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Quintas-feiras, das 15h às 16h (não haverá atividade no dia 15).

1º– Dia do Inventor: confecção de pequenos aviões utilizando materiais recicláveis.

8 – Confecção de capas de caderno.

22 – Reflexos da mulher negra: produção de quadros decorativos.

29 – Instrumentos musicais: confecção de chocalhos.

MAKER – Oficina de produção de livros – Atividade tem o objetivo de apresentar o universo da produção editorial, como do escritor, ilustrador, produtor gráfico, designer gráfico etc. Também propicia o estímulo e as noções técnicas do processo de escrever, desenvolver um livro, o contato com o editor, com o ilustrador, definições gráficas, a encadernação até o produto final.  Indicado para crianças a partir de 10 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Dia 6 de novembro, das 9h30 às 12h. Com a escritora Vanessa Meriqui.

Dia 9 de novembro, das 14h às 16h30. Com a escritora Maria Amália Camargo.

TODOS OS PÚBLICOS

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

De terça a sexta, das 9h30 às 18h.

Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

DOMINGO NO PARQUE

Domingo, 25, no Parque da Juventude.

11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias com a Cia Duo Encantado.

Não é necessário inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

JOGOS PARA TODOS! Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sábados, 3 e 17, das 11h às 13h.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência.  Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Terças-feiras, das 15h às 16h. (não haverá atividade no dia 20)

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o programa promove o contato com obras do cinema através de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo, democratizando assim o contato com produções audiovisuais e viabilizando a formação de plateias. Não é necessário fazer inscrição. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

SESSÃO ADULTO, quartas-feiras, às 10h. Exibição do longa Branco sai, preto fica (dir. Adirley Queirós, Brasil, 2014, 1h30, drama, 12 anos, com Marquim do Tropa, Dilmar Durães, Gleide Firmino). Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

SESSÃO INFANTIL, sextas-feiras, às 15h30 – Exibição do longa Os xeretas (dir. Michael Ruman, Brasil, 2001, 1h30, aventura, livre, com Elias Andreato, Roberto Arduim, Jéssyka Bueno Barth). Duda (Fábio Lins), Tato (José Eduardo Gomes) e Nick (José Luiz Batistella) são três amigos inseparáveis que são conhecidos pela população local como os Xeretas. Num dia eles encontram uma pequena menina com um símbolo tatuado no braço, que está vagando perdida pela cidade. Com a ajuda da mística Alana (Ana Lúcia Torre), eles descobrem que a garota é na verdade uma viajante dos portais do tempo e do espaço e que faz parte dos Aleph, um povo responsável pela segurança destes portais. A pequena menina precisa retornar ao seu mundo e para isto é necessário que tenha em mãos um medalhão, que é a chave dos portais, senão morrerá. Visto isso, os Xeretas resolvem ajudá-la, indo em busca dos ladrões que roubaram o medalhão, que estava em um museu de São Paulo até pouco tempo atrás.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, das 16h30 às 17h (não haverá atividade no dia 2).

9 – Agora e na hora, de Heloisa Seixas 16 – Bom dia, camaradas, de Ondjaki 23 – Onça preta, de Lucrecia Zappi (aquecimento Segundas Intenções) 30 – Amy Winehouse: biografia, de Newkey-Burden

JOVEM

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30 (não haverá atividade no dia 15).

ADULTO

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Com Amanda Velloso. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sábados, 3 e 17, das 15h às 16h.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

Quinta-feira, 22, das 15h às 17h.

A guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Aleksievich.

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

Domingo, 11, das 14h30 às 16h30.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com a escritora Lucrecia Zappi. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Não é necessário fazer inscrição. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Lucrecia Zappi (Buenos Aires, 1972) é escritora, jornalista e tradutora. Cresceu em São Paulo e cursou o colegial na Cidade do México. Morou também em Bruxelas e em Amsterdã por sete anos, estudando filosofia e artes visuais. Ao voltar a São Paulo cursou jornalismo e trabalhou como repórter para a Folha de S. Paulo, além de outras publicações especializadas em arte contemporânea. Participou de diversos projetos de artes visuais, tais como uma colaboração em 2017 com o artista Rodrigo Matheus para a Hermès, e curadoria da exposição Empty House/ Casa Vazia na galeria Luhring Augustine em Nova York, em 2015, em torno do neoconcretismo brasileiro.

Sábado, 24, das 11h às 13h.

EVENTOS

VIRADA DA CONSCIÊNCIA 2018 – Entre os dias 18 a 21 de novembro, a cidade de São Paulo celebra a Virada da Consciência. Serão diversas atividades referentes à cultura afro-brasileira, espalhadas por toda a cidade: competições esportivas, desfile de moda, oficinas de beleza, shows de música e dança, teatro e mostras de cinema e artes visuais. A Biblioteca de São Paulo será um dos pontos de atividade. Participe! Confira a programação completa em https://www.viradadaconsciencia.com.br/ Realização: Flink Sampa.

PALESTRA: História do poder legislativo do Brasil através do tempo – 1826 -2009. Com dr. Josué dos Santos Ferreira, do Instituto de Estudos Legislativos Brasileiro – IDELB. Contemplado pelo ProAC/ICMS. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Dias 1º e 30 de novembro, das 15h às 17h. Carga horária: 2h.

Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô) Tel.: 11 2089 0800. https://bsp.org.br/

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

Compartilhe!