HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos realizam oficinas online de xadrez

As oficinas online de xadrez chegaram para que todos possam saber mais sobre as estratégias e movimentos no tabuleiro. As atividades serão realizadas pela Biblioteca de São Paulo (BSP) e Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridas pela Organização Social SP Leituras (eleita pelo segundo ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil). Os encontros acontecerão nos espaços das bibliotecas no Facebook: BSPbiblioteca e BVL biblioteca, respectivamente, e vão de 23 até 27 de junho, sempre com o comando do MF Adriano Caldeira. Na BVL, a iniciativa é indicada para os iniciantes e na BSP, para os de níveis intermediário e avançado.

Confira a programação completa:

Biblioteca de São Paulo (Facebook: BSPbiblioteca)

Indicado para jogadores intermediários ou com rating entre 1600 e 1900.

23 de junho (terça-feira), das 11h às 12h – Controle do centro.

24 de junho (quarta-feira), das 11h às 12h – Valor comparativo do bispo e do cavalo.

25 de junho (quinta-feira), das 11h às 12h – Colunas abertas – Criação e aproveitamento.

26 de junho (sexta-feira), das 11h às 12h – Sétima e oitava fileiras.

27 de junho (sábado), das 11h às 12h – Estrutura de peões*.

Biblioteca Parque Villa-Lobos (Facebook: BVLbiblioteca)

Indicado para jogadores iniciantes ou com rating entre 0 e 1400.

23 de junho (terça-feira), das 16h às 17h – As leis do xadrez (regras) e o objetivo do jogo – xeque-mate e casos de empate.

24 de junho (quarta-feira), das 16h às 17h – Exercícios de mate em 1 e exercícios com mates na oitava fileira.

25 de junho (quinta-feira), das 16h às 17h – Os mates elementares – torre e rei contra rei os mates elementares – dama e rei contra rei.

26 de junho (sexta-feira), das 16h às 17h – Os mates elementares – mate de rei e dois bispos contra rei e os mates de rei, bispo e cavalo conta rei.

27 de junho (sábado), das 16h às 17h – Estratégia geral das aberturas – jogadores iniciantes e jogadores intermediários ou com rating entre 1300 e 1700**.

*Com MF Adriano Caldeira e MN Alessandro Rodrigues da Silva

**Com MF Adriano Caldeira e Natália Liziane Vicenzi

O mineiro Adriano Caldeira começou a jogar xadrez aos 11 anos. Aos 13, venceu o Campeonato Brasileiro Infantil Sub 14 e representou o Brasil na IV Copa Mundial Infantil de Xadrez em Lomaz de Zamora, na Grande Buenos Aires, Argentina. Adriano venceu – em cinco ocasiões – o Aberto do Brasil e se tornou MF (Mestre Fidei), da Federação Mundial de Xadrez, tendo escrito dois livros (“Para aprender e ensinar xadrez na escola” e “Mequinho – O xadrez de um grande mestre”).

As oficinas online de xadrez fazem parte da programação da BSP e BVL no período de quarentena, que conta com várias outras atividades online – confira nos sites www.bsp.org.br e www.bvl.org.br. Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo do novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.

Importante lembrar que as bibliotecas estão com atividades presenciais suspensas.

Oficina Online Xadrez

Com Adriano Caldeira.

Dias 23, 24, 25, 26 e 27 de junho.

Facebook da BSP (níveis intermediário e avançado), das 11h às 12h: BSPbiblioteca

Facebook da BVL (nível iniciante), das 16h às 17h: BVLbiblioteca

Grátis. Não é necessário fazer inscrição.