HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos promovem exposições durante os meses de férias

Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos promovem exposições durante os meses de férias

A Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituições da Secretaria da Cultura do Estado, geridas pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), abrem espaços, no final do ano, para exposições variadas.

Quem gosta de viajar, mesmo que seja por meio das imagens, não pode perder a Exposição Fotográfica de Arquitetura Modernista de Kaunas, apresentada pelo Consulado Geral da Lituânia em São Paulo, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado, Secretaria do Meio Ambiente do Estado e a BVL. A abertura da mostra está marcada para o dia 8 de dezembro (sábado), às 11h, e fica até 20 de janeiro, sempre de terça a domingo, das 9h30 às 18h30. A exposição reúne fotografias da arquitetura do início do século XX, de Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia. Nascida como exposição cultural contra o antigo modo de vida e da maneira de pensar, esta arquitetura, em pouco mais de 20 anos, deu à cidade um novo “rosto” – o da Bauhaus da Europa moderna. A curadoria é assinada por Gintaras Balčytis, diretor do Festival de Arquitetura de Kaunas.

No dia 11 de dezembro (terça-feira), às 14h, é a vez da BSP com a exposição A Zona Norte Conta Suas Histórias, que reúne as memórias, em formato de textos e desenhos, contadas por moradores dessa região da capital paulista. O grupo fez parte do processo de formação, promovido pelo Museu da Pessoa com a equipe BSP, que pôde aprender a metodologia de memória social e utilizá-la na coleta de registros orais, escritos e ilustrativos da história dos espaços, regiões e comunidades. Foram ouvidas histórias de vida de moradores da Vila Baruel, Vila Rica, Jardim Paraná, Casa Verde, Freguesia do Ó e Jardim Elisa Maria, por exemplo. A mostra vai até 13 de janeiro e a visitação pode ser feita de terça a domingo, das 9h30 às 18h30.

Não é necessário fazer inscrição para visitar as exposições, que são gratuitas. Basta chegar e aproveitar essas opções de lazer e conhecimento nas duas bibliotecas. Importante acrescentar que a BVL está preparando mais uma novidade em exposição também para janeiro. Fique ligado em nossa programação nos sites para saber mais:

https://bsp.org.br/ – Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô) Tel.: 11 2089 0800.

https://bvl.org.br/ – Biblioteca Parque Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo (SP) Tel.: 11-3024-2500.

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!