HomeCultura + NotíciasBiblioteca de São Paulo comemora nove anos com programação especial e gratuita

Biblioteca de São Paulo comemora nove anos com programação especial e gratuita

Em fevereiro, a Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), completa nove anos e ganha programação especial para celebrar a data. O aniversário será comemorado com uma série de eventos gratuitos no sábado, dia 9. Confira:

Os palhaços Jacinto e Sandoval estarão na biblioteca das 9h30 às 17h, animando quem passar para comemorar o aniversário. Às 11h, começa o programa Segundas Intenções, que promove bate-papo com a escritora Djamila Ribeiro, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto. As vagas para o encontro serão preenchidas por ordem de chegada. Djamila é mestre em Filosofia Política pela Unifesp (com ênfase em teoria feminista), conferencista e coordenadora da coleção Feminismos Plurais. Ela, que tem dois livros publicados (“O que é lugar de fala?” e “Quem tem medo do feminismo negro?”), recebeu os prêmios Trip Transformadores em 2017 e consta entre as 100 mulheres abaixo de 40 anos mais influentes do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Às 11h30, a oficina Minichef Colher: de utensílio de cozinha a instrumento musical, com o chef Andy Giacometti, promete fazer as crianças colocarem a “mão na massa” e produzirem as guloseimas da festança. A intervenção Cortina Sonora de Livros, com a artista plástica Renata Moura, tem início no mesmo horário, e propõe que os visitantes deixem suas mensagens de carinho para a BSP.

Às 14h, é a vez da Tarde de Lançamentos, que reúne várias obras e seus autores: Edson Leite (de “Porque criei a Gastronomia Periférica”), Raquel Cassiano (de “Arquidata: a dama da espada e o segredo do medalhão”) e Regina Marcia (de “A grande aventura de Chapeuzinho Dourado e o Lobo – Um dia inesquecível na floresta”).

Uma homenagem aos frequentadores mais assíduos da BSP acontece às 15h30. E, às 16h, o Grupo Barbatuques chega com seu espetáculo “Barbatuquices”. Nessa “aula-espetáculo”, a plateia é convidada a descobrir sons que podem ser feitos com o corpo e, assim, tocar músicas do repertório popular.

Saiba mais

Inaugurada em 8 de fevereiro de 2010, a BSP está situada na Zona Norte da capital paulista, dentro do Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns, em uma área de 4.257 metros quadrados. A biblioteca foi concebida para ser um espaço arrojado, com projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. E oferece conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em formatos acessíveis (braille, audiolivro), DVDs, CDs, além de jogos. Recentemente, a área de acessibilidade passou a contar também com óculos com tecnologia revolucionária, que oferece maior independência às pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e síndrome de down.

Premiações

2018 foi especial para a BSP, que foi finalista do International Excellence Awards, na categoria Biblioteca do Ano. A premiação, entregue em cerimônia durante a Feira do Livro de Londres, é uma das mais prestigiadas do setor e, embora a vencedora tenha sido a Biblioteca Nacional da Letônia, a BSP muito orgulha-se de ter constado da restrita lista de finalistas. Lembrando que a BSP já recebeu outras premiações, como o Prêmio IPL 2016 como Melhor Biblioteca do Ano e o Prêmio Ações Inclusivas 2013 da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de contar com Certificado de Excelência TripAdvisor.

Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô). Tel.: 11 2089-0800. https://bsp.org.br/

Compartilhe!