HomeAssessoria ReleasesBauru recebe pela primeira vez o Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi)

Bauru recebe pela primeira vez o Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi)

Evento gratuito acontece no Sesc e conta com atividades relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus

Hoje e amanhã (dias 28 e 29 de agosto), Bauru receberá pela primeira vez o Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi), evento gratuito realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e pela ACAM Portinari Organização Social de Cultura. Conferências, painéis e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do Encontro, que ocorrerá no Sesc.

“Depois de dez anos ininterruptos de sucesso na Capital, decidimos ampliar o alcance do Encontro Paulista de Museus, tornando o evento itinerante e, assim, capaz de atender a todas as regiões paulistas. Isso fortalece a articulação do SISEM-SP com os museus e facilita o acesso das pequenas e médias instituições às políticas públicas e ferramentas de qualificação, como o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP)”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

No primeiro dia do Epmi Oeste, o supervisor de Museologia e Acervos do Museu da Cidade de São Paulo, Maurício Rafael, proferirá a conferência “A importância dos instrumentos de gestão para o desenvolvimento da cadeia operatória museológica”.

Em seguida, serão apresentados dois painéis. O primeiro, “Infraestrutura e segurança”, terá mediação de Fábio Grossi dos Santos (Representante Regional do SISEM-SP) e participação de Alex Sanches Gimenez, que falará sobre o processo de acondicionamento, higienização e conservação do acervo do Museu Ferroviário de Bauru; Luiza Barbosa, que abordará a recuperação e restauro de obras do acervo da Pinacoteca de Bauru e Carlos Henrique Marcelino, que abordará a implantação do Museu de Arte Primitivista de Assis e a gestão do espaço ocupado pela instituição.

O painel “Gestão e governança”, com mediação de Vanessa Martins Dias (Representante Regional do SISEM-SP) contará com os participantes Luana Gonçalves Vieira da Silva, que falará sobre o plano museológico do Museu Municipal de Descalvado; Jade Luiza de Sales da Maia, que abordará o projeto de ação educativa relacionando o acervo do Museu de Arte Primitivista e o fundo de arquivo presente no Centro de Documentação da Unesp-Assis e Nilceu Bernardo, que falará sobre a articulação da comunidade para a recuperação do Museu Alexandre Chitto, de Lençóis Paulista, após ser atingido por uma enchente.

Oficinas

O segundo e último dia do EPMi Oeste é inteiramente dedicado a três oficinas gratuitas, todas das 9h30 às 17h.

“Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasis (Fundação Energia e Saneamento), busca apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreendendo os diferentes tipos de ações que são realizadas e o planejamento necessário para que ocorram de forma correta e segura.

A oficina “CEM-SP: gestão de segurança de acervo”, com Bárbara Rodrigues Paulote e Michael Argento (ambos da equipe ACAM Portinari”, apresentará o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, tendo como ênfase os itens que dizem respeito, diretamente, à segurança dos acervos.

O consultor André Fonseca comandará a atividade “O design de experiência como estratégia de aproximação dos públicos”, criada a partir de um cenário em que a era digital vem alterando significativamente os modos de desenvolvimento de uma ação cultural e os comportamentos e hábitos dos públicos, cada vez menos espectadores e mais cocriadores. Dentro desse cenário, a questão da “experiência” torna-se fundamental para se pensar a comunicação e as relações com o público.

Cada uma das oficinas oferece 30 vagas e a inscrição no EPMi Oeste não garante automaticamente a vaga nas atividades, que têm inscrições distintas. O preenchimento das vagas é feito por ordem de inscrição e após o encerramento do prazo, o SISEM-SP enviará um e-mail ao usuário confirmando sua participação.

Vagas extras serão disponibilizadas como lista de espera. Caso haja desistências ou vagas remanescentes, os participantes em lista de espera poderão preenche-las durante o credenciamento do segundo dia de atividades, desde que estejam inscritos no evento principal e tenham formalizado o credenciamento no dia anterior.

Caso um participante se inscreva em duas ou mais oficinas, ele será remanejado aleatoriamente para um dos temas escolhidos, sem possibilidade de troca durante as atividades.

SERVIÇO:

Encontro Paulista de Museus itinerante Oeste (EPMi Oeste)

Quando: 28 e 29 de agosto

Onde: Sesc Bauru