HomeAssessoria ReleasesBauru recebe a exposição itinerante “Descobertas: Olhares de uma residência artística no Juquery”

Mostra reúne trabalhos resultantes de uma residência de 10 dias realizada no antigo hospital psiquiátrico de Franco da Rocha; dentre as obras estão a do artista de Bauru, Marcelo Bressanin

De 9 a 30 de agosto, a Pinacoteca Municipal Casa Ponce, em Bauru, receberá a exposição itinerante gratuita “Descobertas: Olhares de uma residência artística no Juquery”. A mostra, que reúne trabalhos de cinco artistas, é o resultado de uma residência artística realizada em 2018, no antigo hospital psiquiátrico de Franco da Rocha, o Juquery.

A residência ocorreu durante 10 dias como uma das ações do primeiro festival de artes Soy Loco Por Ti Juquery. Os trabalhos desenvolvidos pelos artistas durante o tempo que estiveram vivendo dentro do hospital fizeram parte da exposição do festival.

Agora, esses mesmos trabalhos também poderão ser conferidos por meio da exposição itinerante, que chega primeiro a Bauru, terra do artista Marcelo Bressanin, que traz a instalação sonora “Escutar o Azul”. Criada originalmente como uma obra site specific que dialoga com o espaço e as memórias do Complexo Hospitalar Franco da Rocha, foi inspirada por entrevistas da equipe técnica do hospital. A obra aborda uma prática terapêutica alternativa que promove a condução de pacientes acamados para passeios ao ar livre. Ao deitarem em uma maca hospitalar para experimentar a obra, os visitantes assumem o ponto de escuta dos pacientes e transferem seu foco de atenção para um ângulo pouco comum no cotidiano: o mirar/escutar desde acima, rompendo as relações de orientação espacial convencionais. A instalação apresenta ainda sonoridades criadas a partir da transdução digital da faixa de frequência física da cor azul celeste em sons gerados sinteticamente.

Também farão parte da exposição itinerante “Descobertas: Olhares de uma residência artística no Juquery”, a Série “Sudários”, monitipias e estratigrafias impressas em tecidos, em diversos tamanhos, e a vídeo-projeção “Luz Corpo Transcendência: Performatividade”, ambas por Edmar Almeida, artista interdisciplinar que dedica suas pesquisas à arte gráfica e performatividade e suas relações com outras linguagens, em instalações e obras cinéticas.

Outro destaque da mostra será o trabalho de Marilia Vasconcellos, artista plástica e fotógrafa especializada em retrato, que apresenta a Série “Retratos Botânicos”, um ensaio que trabalha a relação criada com as atuais e ex-funcionárias do Complexo à manufatura de adereços de plantas especialmente colhidas no Juquery.

Ainda fará parte da exposição a Série “Do lado de cá, olhares através do Juquery”, com desenhos pastel em papel por Isabel Bei. Nas obras, a artista, que possui trabalhos expostos em acervos públicos como o da Pinacoteca do Estado de São Paulo, apresenta um conjunto de desenhos feitos a partir da observação dos espaços do complexo por meio de suas janelas, portas e frestas. Do recorte e enquadramento arquitetônico, Isabel investiga graficamente espaços que o corpo vê, mas não ocupa.

A Série “Marcas, História e Memórias”, em tinta acrílica sobre tela e gravuras, por Cris Proença, também compõe a exposição itinerante. Nas obras, a artista retrata memórias de infância que ocorreram no local, contando com vivências passadas pelo lugar onde seus pais trabalharam e onde foi literalmente criada e educada, partindo desde a creche até a antiga pré-escola localizados no Juquery.

A exposição itinerante “Descobertas: Olhares de uma residência artística no Juquery” também contará com oficinas sonora, de desenho, de adereços botânicos e de monotipia, todas ministradas pelos próprios artistas. Os interessados em conferir os trabalhos da mostra devem ir até a Pinacoteca Municipal de Bauru de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

SERVIÇO

Exposição itinerante “Descobertas: Olhares de uma residência artística no Juquery”

Onde: Pinacoteca Municipal – Casa Ponce (R. Antônio Alves, 9-10 – Centro, Bauru)

Quando: de 9 a 30 de agosto