HomeAssessoria ReleasesBate-papo com a equipe MIS no lançamento do catálogo da exposição Renato Russo

Bate-papo com a equipe MIS no lançamento do catálogo da exposição Renato Russo

Com entrada gratuita, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado De São Paulo, lança, no dia 29 de outubro, às 15h00, catálogo especial da exposição Renato Russo. A publicação, com capa dura e 180 páginas, além de complementar a experiência da visita à exposição, traz novas leituras para o legado deixado por Renato Russo a partir de textos de convidados e outros presentes na exposição. O ingresso para visitar a exposição será gratuito para quem comprar o catálogo no dia do lançamento.

Para marcar seu lançamento, o público poderá conferir um bate-papo gratuito com o curador André Sturm, a cocuradora Fabiana Ribeiro e os três convidados que contribuíram com seus textos para o catálogo, Zeca Camargo (jornalista e apresentador), Ricardo Alexandre (jornalista e autor de Dias de luta: o rock e o Brasil dos anos 80) e Carlos Marcelo (jornalista, escritor e autor da biografia Renato Russo – o filho da revolução).

O texto curatorial, de André Sturm, apresenta o histórico da exposição, que teve início em 2014 com a proposta de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, para que o MIS realizasse uma exposição sobre seu pai a partir do rico acervo que se encontrava no apartamento em Ipanema, no qual Renato passou os últimos anos de sua vida. O texto de Fabiana Ribeiro, cocuradora da exposição, e Patricia Lira, supervisora do Centro de Memória e Informação do MIS, aponta para a importância do trabalho de preservação que o CEMIS realizou ao longo de dois anos nos mais de três mil itens que hoje compõem o Acervo Renato Russo, dentre os quais mil foram selecionados para integrar a maior exposição já concebida pelo Museu.

Textos de três convidados buscam ampliar o olhar sobre a vida e a obra de Renato Russo. Zeca Camargo relata a experiência de ter entrevistado Renato Russo para um programa da MTV Brasil; Ricardo Alexandre situa a obra de Renato Russo dentro de um cenário mais amplo da cultura e do rock nacional; Carlos Marcelo destrincha o elaborado processo de criação de Renato com base no material presente na exposição.

Em uma segunda parte, o catálogo traz todos os textos presentes na exposição, que explicam cada uma das áreas nas quais é dividida, apontando para as diversas facetas de Renato, desde sua infância passada no Rio de Janeiro, passando pelo pioneirismo na cena musical de Brasília, até sua consagração como ídolo nacional. Por fim, o catálogo traz linha do tempo dos principais acontecimentos de sua vida.

LANÇAMENTO DO CATÁLOGO RENATO RUSSO + BATE-PAPO

DATA 29/10, domingo

HORÁRIO 15h00

LOCAL Auditório MIS (172 lugares)

INGRESSO gratuito

RelatedPost

Compartilhe!