HomeAssessoria ReleasesBambas, de Hudson Rodrigues, é a próxima exposição do Nova Fotografia 2018 no MIS

Bambas, de Hudson Rodrigues, é a próxima exposição do Nova Fotografia 2018 no MIS

Em outubro, o MIS – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – inaugura a quinta mostra do programa Nova Fotografia 2018: Bambas, de Hudson Rodrigues. A mostra, exposta no espaço Nicho do Museu, abre no dia 25 de outubro, às 19h, com entrada gratuita, e fica em cartaz até 9 de dezembro.

Hudson Rodrigues nasceu em Americanópolis, um bairro pobre da capital paulista. Cresceu dentro de uma “família preta, em uma casa de bambas, onde se tocava samba com muito respeito”, descreve. “Há mais ou menos três anos comecei a me interessar pelo meu passado e pelas pessoas pretas e assim, meio que sem querer, comecei a fotografar os “bambas” – pretos da rua e da minha família. Estudava alguma situações na minha cabeça poses e jeitos, algo que nos representasse, sem perder o fio natural de ser e de sentir. Fotografei meu primo um menino preto, cheio de vontade da vida, minha tia cansada sentada no sofá. Algumas festas que eu frequentava se tornaram um laboratório de observação. E assim começou uma pequena descoberta: o processo já estava ao meu redor, fotografei o que me cercava”, conta Hudson sobre como iniciou o ensaio.

Nas 18 imagens que compõem a série em cartaz no MIS, o fotógrafo expõe de forma direta as situações de alguns negros que vivem em nosso País: o olhar da criança simples, mas de personalidade forte; o semblante da mulher negra cansada de uma vida de luta; os jovens cheios de garra mostrando suas posses com orgulho.  As fotos foram feitas de forma direta, já que Hudson sempre esteve inserido em todas as cenas, afinal é um deles. “Retrato as marcas da vida, a posição firme apesar do cansaço de seus protagonistas – a briga para conquistar o mínimo cansa, mas ainda temos força!”, finaliza.

Playlist no Spotify

Para acompanhar Bambas, Hudson Rodrigues, selecionou uma playlist com 50 músicas. Entre as canções estão Negro é lindo (Jorge Bem Jor), Me libertei (Toni Tornado), Us mano e as mina (Xis), Malandro (Elza Soares) e Casa de bamba (Martinho da Vila).  Ouça a playlist no perfil do MIS no Spotify.

Sobre Hudson Rodrigues

Hudson Rodrigues tem 37 anos e é formado em design gráfico. Nasceu e cresceu em São Paulo e tem uma relação estreita com a cidade. Adora os personagens que nela habitam, seus mistérios e loucuras, por isso esses elementos são presença frequente em seu trabalho fotográfico.

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.

Nova Fotografia 2019

No dia 25 de outubro, abertura de Bambas, o MIS inicia a seleção para o Nova Fotografia 2019. Para participar da convocatória os interessados devem acessar o site do museu, preencher a ficha de inscrição e enviar o projeto fotográfico, que deve ser inédito e conter de 10 a 20 imagens. Os materiais serão recebidos até 9 de dezembro de 2018.

Serviço

NOVA FOTOGRAFIA – Bambas, de Hudson Rodrigues

ABERTURA 25 de outubro, às 19h

DATA 26 de outubro a 9 de dezembro de 2018

HORÁRIO terça a sábado das 12h às 20h; domingos e feriados das 11h às 19h

LOCAL Nicho

INGRESSO Gratuito

Informações para a imprensa – MIS

Clarissa Janini | clarissa.janini@mis-sp.org.br| (11) 2117 4777, r 312

Marina de Castro Alves | marina.castroalves@mis-sp.org.br| (11) 2117 4777, r 363

Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina – (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!