HomeAssessoria ReleasesBacurau e John Lennon invadem a programação do #MISemCasa

Bacurau e John Lennon invadem a programação do #MISemCasa

Na terceira semana da campanha online do Museu, público irá conferir, gratuitamente, conteúdos diários de cinema, música, fotografia e muito mais em suas redes e site

#MISemCasa, programação virtual especial do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, traz novidades para a semana de 30 de março a 5 de abril. No sábado, 4 de abril, acontece a segunda edição do Bate-papo de cinema – Pontos MIS, com o longa premiado de Kleber Mendonça Filho, Bacurau, seguido de debate virtual com membros da equipe do longa. Outro destaque é o vídeo inédito sobre a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen, em que o curador da exposição, Ricardo Alexandre, revela detalhes da amizade entre o fotógrafo e o astro da música. A programação ainda contempla, entre outros, uma conversa com a cantora Fernanda Abreu, realizada dentro do programa Notas Contemporâneas, o Ciclo de Cinema e Psicanálise – Infiltrado na Klan e o Björk Talks | Björk e a moda, realizado em 2019, como programação paralela da exposição Björk Digital.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso por até 30 dias a partir de 17 de março.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Bate-papo de cinema – Pontos MIS

Realizado pelo Pontos MIS, programa de formação e difusão de cinema do Museu da Imagem e do Som com atuação em todo Estado de São Paulo, o Bate-papo de cinema – Pontos MIS é mais uma atividade exclusiva da campanha #MISemCasa: semanalmente, um dos palestrantes do Pontos MIS realiza, ao vivo no canal do YouTube do Museu, um bate-papo sobre um filme. “Buscamos quatro filmes recentes, com grande repercussão”, diz Guilherme Pacheco, coordenador do Pontos MIS.

Bacurau será exibido, em parceria com a Vitrine Filmes, às 15h30 do dia 4 de abril – serão disponibilizadas 100 senhas para o público assistir ao filme gratuitamente online, com inscrições a partir de 2.4, neste link.O bate-papo, realizado pelo produtor e professor de cinema Leandro Afonso, acontece no canal do YouTube do MIS, logo após a sessão, às 18h, e é aberto a todos os internautas.

Bacurau (Dir. Kleber Mendonça Filho, 2019, Brasil, 2h12, classificação 16 anos)

Os moradores de um pequeno povoado do sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Mais programação | 30.03 a 05.04

30.03 | Segunda-feira |  Björk Talks – Moda

Os talks realizados como programação paralela da exposição Björk  Digital, em cartaz no MIS de 18 de junho a 18 de agosto de 2019, debateram sobre vertentes importantes da carreira da multiartista islandesa. O encontro sobre moda discutiu a importância da indumentária no percurso da cantora Björk. Com mediação de Lilian Pacce, Carollina Lauriano e Raphael Jacques (Alma Negrot) analisaram das capas de álbuns às parcerias com grandes fotógrafos e estúdios de moda pelo mundo e discorreram sobre como as parcerias escolhidas a dedo, de estilistas a maquiadores, desenharam a artista que conhecemos hoje.

31.03 | Terça-feira | Ciclo de Cinema e Psicanálise – Infiltrado na Klan

O Ciclo de Cinema e Psicanálise, programação que acontece mensalmente no MIS em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e apoio da Folha de S.Paulo, exibiu em junho do ano passado, o filme Infiltrado na Klan, de Spike Lee – indicado ao Oscar de melhor filme em 2019. Neste vídeo, exibimos o debate, mediado por Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP, com o psicanalista convidado Leopold Nosek e o jornalista Thiago Amparo.

01.04 | Quarta-feira | Notas Contemporâneas – Fernanda Abreu

O Notas Contemporâneas, projeto mensal do MIS, registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música popular brasileira. O programa se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento realizado em estúdio, que passa a integrar o acervo do MIS; a segunda é ao vivo no palco do auditório do museu. Confira o bate-papo com Fernanda Abreu, realizado em agosto de 2019, com mediação do músico e historiador Cacá Machado.

02.04 | Quinta-feira | Bate-papo com Jorge Furtado e Helena Tassara

Integrando a programação paralela à exposição FOTO MIS 2019, o MIS exibiu dois curtas nacionais consagrados da década de 1990: Ilha das Flores (dir. Jorge Furtado, 1989, 13 min,35mm) e Era uma vez, o Brasil (dir. Helena Tassara, 1993, 22 min,  16mm), esse último ganhador do Prêmio Estímulo em 1993. Após as sessões, houve uma conversa com os diretores dos filmes e Valquíria Prates, curadora da exposição Moventes, que reuniu imagens do Acervo, dentro do projeto Foto MIS à épocaO público agora confere vídeo com a íntegra do bate-papo, ocorrido em outubro de 2019.

03.04 | Sexta-feira | Pílulas – Bob Gruen

Inaugurando uma série de vídeos inéditos sobre a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen (inaugurada em 13 de março), o MIS apresenta pílulas em vídeo com bastidores e curiosidades sobre a mostra. Neste primeiro vídeo, o curador, Ricardo Alexandre, revela ao público detalhes da amizade entre o fotógrafo e o astro da música.

04.04 | Sábado | Bate-papo sobre Pierre Verger

Palestra com Rubens Ricupero, seguida de bate-papo com Alex Baradel (curador da exposição Todos iguais, todos diferentes?, de Pierre Verger) e Gilberto Sá (presidente da Fundação Pierre Verger), que integrou o projeto FOTO MIS 2019.

05.04 | Domingo | Musicais no cinema – Lea Garcia

No terceiro episódio da websérie derivada da exposição Musicais no cinema (2019), a atriz Lea Garcia fala sobre sua experiência em “Orfeu Negro”, clássico de Marcel Camus de 1959. Sua atuação como Serafina rendeu uma indicação de melhor atriz no Festival de Cannes.

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

O MIS integra o Google Arts & Culture com três exposições exclusivas que apresentam recortes temáticos do acervo: Cinema Paulista nos anos 70; A mulher na Revolução de 32; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970. O Google Arts & Culture é uma plataforma na qual o Google realiza parcerias com centenas de museus, instituições culturais e acervos históricos para hospedar on-line os patrimônios culturais do mundo. O acesso ao tour virtual é gratuito, no link: https://artsandculture.google.com/partner/museo-da-imagem-e-do-som

O público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

S e r v i ç o

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

REDES

facebook_logomuseudaimagemedosom
Twitter_logo@mis_sp
instagramIcon_normal@mis_sp
/missaopaulo

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!