HomeAssessoria ReleasesAtividades com Ana Maria Gonçalves e Paulo Scott estão entre os destaques do mês da consciência negra na Biblioteca de São Paulo

Atividades com Ana Maria Gonçalves e Paulo Scott estão entre os destaques do mês da consciência negra na Biblioteca de São Paulo

Bate-papo com Ana Maria Gonçalves, autora de “Um defeito de cor”, e curso sobre direito e literatura com Paulo Scott, de “Marrom e Amarelo”, estão entre os destaques de novembro na programação online e gratuita da Biblioteca de São Paulo (BSP). Durante o mês no qual é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, há várias outras atividades que também podem interessar os fãs de criação literária e artes visuais (confira em www.bsp.org.br). A BSP é equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras – eleita pelo segundo ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.

Ana Maria Gonçalves é a convidada do programa Segundas Intenções Online do mês, marcado para o dia 9, às 19h. Mineira de Ibiá, ela trabalhou com publicidade e escreveu “Um defeito de cor”, ganhador do Prêmio Casa de las Américas (2007). Com livros publicados em Portugal, Itália e nos Estados Unidos, Ana Maria atualmente escreve também para teatro, cinema e televisão. A transmissão do bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, será feita ao vivo na página da biblioteca no Facebook (@BSPbiblioteca).

Já o Curso Direito e Literatura: a expressão dos Direitos Humanos na literatura brasileira contemporânea e sua leitura, a partir da noção de testemunho será comandado pelo escritor Paulo Scott. A atividade online acontecerá nos dias 24, 25, 26 e 27 de novembro, das 10h às 12h, e é indicada para maiores de 16 anos. As inscrições devem ser feitas a partir de 9 de novembro em www.bsp.org.br/inscricao (vagas limitadas). O curso partirá da análise de trechos de narrativas de ficção produzidas por autoras e autores brasileiros contemporâneos e contará com teoria e prática, traçando relação interdisciplinar entre Direito e Literatura. O objetivo é que os participantes reflitam e criem seus próprios textos, partindo destas explanações e exemplos. Scott é autor de “Marrom e Amarelo”, no qual aborda, entre outras questões, o racismo, a partir da ótica de um homem negro.

Programas permanentes como o Lê no Ninho, Hora do Conto, Pintando o 7 e o Leitura ao Pé do Ouvido ganharam novo formato, com dicas nos sites, envio de peças informativas por e-mail e até vídeos em nossas redes sociais: confira nas páginas da biblioteca no Facebook e no Instagram. Importante lembrar que a BSP continua com atividades da programação cultural presenciais suspensas. Para conferir a programação completa, acesse: www.bsp.org.br/.

Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.

 

Segundas Intenções Online

Bate-papo com a escritora Ana Maria Gonçalves

Mediação de Manuel da Costa Pinto

Segunda-feira, dia 9, das 19h às 20h

Transmissão ao vivo na página da BSP no Facebook (@BSPbiblioteca)

Não é necessário fazer inscrição

Curso Direito e Literatura: a expressão dos Direitos Humanos na literatura brasileira contemporânea e sua leitura, a partir da noção de testemunho

Com Paulo Scott

Dias 24, 25, 26 e 27, das 10h às 12h

Carga horária: 8 horas

Inscrições a partir de 9 de novembro em www.bsp.org.br/inscricao (vagas limitadas)

Indicado para maiores de 16 anos

Compartilhe!