HomeAssessoria ReleasesArtes visuais: Oficina Cultural Oswald de Andrade oferece diversos cursos gratuitos para jovens e adultos

Artes visuais: Oficina Cultural Oswald de Andrade oferece diversos cursos gratuitos para jovens e adultos

Além das aulas formativas para aprendizes e artistas, a Oficina abre as portas do ateliê de gravura para quem deseja aprimorar sua técnica

Você se interessa por artes visuais? Se a resposta for sim, essa é sua chance de aprender e se aprimorar na área. A Oficina Cultural Oswald de Andrade – da Secretaria da Cultura do Estado e gerenciada pela Poiesis – oferece, de outubro a dezembro, diversas aulas sobre construção de livro de artista, projetos autorais, fotografia artesanal e experimentação gráfica. Além disso, tem o Ateliê Aberto de Gravura, onde é só chegar e começar o processo artístico! Todas as oficinas são gratuitas e precisam de inscrições, que podem ser feitas pelo site da unidade.

A programação começa no dia 6 de outubro, com o início da oficina Imersão Gráfica SP #03, que vai das 14h às 18h. O Coletivo Ocupeacidade, que coordenará as aulas, propõe um processo de experimentação gráfica, fazendo uso das técnicas da tipografia, carimbo e serigrafia na produção de impressos em geral. Os participantes experimentarão um ambiente de produção coletiva, em um processo que propiciará o conhecimento de diversas técnicas de impressão gráfica e encadernação artesanal, tendo como produto final uma publicação de pequena tiragem elaborada em colaboração entre os participantes. As oficinas, destinadas a maiores de 16 anos, serão aos sábados, até 27 de outubro, sendo que no dia 13 a aula acontecerá na Casa do Povo. São oferecidas 10 vagas e as inscrições vão até 1º.

No dia 9 de outubro começa a oficina A construção do livro de artista, destinada a maiores de 16 anos. Durante as aulas, que serão ministradas pela artista Kátia Fiera, os participantes construirão um livro de artista, desenvolvendo técnicas de encadernação somadas às diversas possibilidades de impressão e de articulação dos materiais e do espaço. A proposta, além de visar o produto final, é buscar a ampliação das formas de expressão de cada um. As oficinas serão às terças-feiras, até 11 de dezembro, das 14h às 17h. São oferecidas 12 vagas, cujas inscrições vão até o dia 2. É necessário apresentar carta de interesse.

A oficina de Fotografia artesanal: goma bicromatada será às quartas-feiras, de 10 de outubro a 28 de novembro, das 14h às 17h. A proposta as aulas, que serão coordenadas pela artista Amanda Branco, é explorar o potencial plástico de uma fotografia menos comprometida com a documentação da realidade, para que os participantes aprendam sobre a técnica goma bicromatada (que produz imagens com cores diversas). As atividades incluem exercícios com fotograma (fotografia sem câmera) e revelação de imagens. A oficina, que é destinada aos maiores de 16 anos, tem 12 vagas. As inscrições vão até o dia 3, mediante envio de carta de interesse.

Quem já possui experiência com desenho poderá participar da oficina ministrada pela artista Thaís Beltrame, que será às quartas-feiras, de 17 de outubro a 12 de dezembro, das 10h às 13h. A Oficina de desenho: projetos visa proporcionar tempo e prática para reflexão, realização e finalização de projetos autorais dos participantes que desejam aprimorar e aprofundar sua linguagem gráfica e poética. São oferecidas 15 vagas para maiores de 18 anos. As inscrições vão até dia 10 e precisam de carta de interesse.

Já no dia 19 de outubro, começa o Ateliê Aberto de Gravura, coordenado pela artista Camila Krantz. Quem tem experiência na linguagem e mais de 18 anos pode participar sempre às sextas-feiras, até 14 de dezembro, das 14h às 18h. A utilização do espaço nesses horários não precisa de inscrições, mas o Ateliê está sujeito à lotação (12 pessoas). O espaço é destinado à produção e desenvolvimento de trabalhos no âmbito da linguagem gráfica, possibilitando a prática da xilogravura e da gravura em metal, bem como de variantes alternativas desses processos. Cada participante deve levar seus próprios materiais.

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social POIESIS.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Imersão Gráfica SP #03
Sábados, de 6/10 até 27/10 – das 14h às 18h

Faixa etária: a partir de 16 anos
Inscrições: até 1/10

Vagas: 10
A construção do livro de artista
Terças-feiras, de 9/10 até 11/12 – das 14h às 17h (exceto dia 20/11)
Faixa etária: a partir de 16 anos
Inscrições: até 2/10
Vagas: 12

Oficina de Fotografia artesanal: goma bicromatada
Quartas-feiras, de 10/10 até 28/11 – das 14h às 17h
Faixa etária: a partir de 16 anos
Inscrições: até 3/10

Vagas: 12

 

Oficina de desenho: projetos
Quartas-feiras, de 17/10 até 12/12 – das 10h às 13h
Faixa etária: a partir de 18 anos
Inscrições: até 10/10

Vagas: 15

Ateliê Aberto de Gravura
Sextas-feiras, de 19/10 até 14/12 – das 14h às 18h (exceto dias 2 e 16/11)

Faixa etária: a partir de 18 anos

Lotação: 12 pessoas
Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3221-4704

Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e aos sábados das 10h às 18h.

oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

www.oficinasculturais.org.br

Poiesis – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Elisabete Alina Skwara | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Compartilhe!