HomeAssessoria ReleasesAprenda brincando: Fábricas de Cultura oferecem oficinas e bate-papos para crianças e adolescentes

Aprenda brincando: Fábricas de Cultura oferecem oficinas e bate-papos para crianças e adolescentes

Oficina de bordado, bate-papo sobre veganismo e criação de monstros com argilas são algumas das atividades pensadas para crianças e adolescentes

Que tal fazer uma pelúcia baseada no seu personagem preferido da literatura? Ou, quem sabe, criar monstros com argila? Essas são apenas algumas das atividades que acontecem nas bibliotecas das Fábricas de Cultura em fevereiro! As oficinas são gratuitas e acontecem durante todo o mês nas unidades Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha – instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis.

Bololofos são personagens autorais criados em pelúcia. Na oficina Bololofos, personagens da literatura, os participantes são convidadas a criar um boneco inspirado em personagens dos livros do acervo das bibliotecas. O encontro com Graziella Poffo acontece nas seis unidades, dias 1, 5, 6, 7, 8 e 12 de fevereiro, às 14h30.

A atividade Brincadeiras Cantadas propõe trabalhar as cantigas e brincadeiras de roda, resgatando os valores da tradição e valorizando a voz, o corpo e o ritmo inerentes à criança. O objetivo é apresentar às crianças e aos adultos a potência das brincadeiras tradicionais por meio de cantigas como Peixinhos do Mar, Tá Caindo Fulô, dentre outras recolhidas por importantes pesquisadores e muitas vezes desconhecidas pelo público. As oficinas realizadas por Maria Carolina e Paulo Silva acontecem em todas as unidades, entre 19 e 28 de fevereiro às 14h30.

O objetivo principal de Cidadania: participação coletiva é apresentar uma ampla reflexão sobre cidadania e a importância da cooperação e do engajamento ativo dos cidadãos nas questões da vida em sociedade. O bate-papo com o Sonorideia acontece nas seis bibliotecas, entre 12 e 20 de fevereiro, às 14h30.

Veja abaixo todas as atividades das bibliotecas das Fábricas de Cultura:

Um dia de autor

1/2. Sexta-feira, 14h – Vila Nova Cachoeirinha

Já imaginou montar sua própria história? O encontro incentiva os participantes a olharem ilustrações dos livros da biblioteca e escreverem sua própria história.

Bololofos, personagens da literatura

1/2. Sexta-feira, 14h30 – Capão Redondo

5/2. Terça-feira, 14h30 – Jardim São Luís

6/2. Quarta-feira, 14h30 – Vila Nova Cachoeirinha

7/2. Quinta-feira, 14h30 – Brasilândia

8/2. Sexta-feira, 14h30 – Jaçanã

12/2. Terça-feira, 14h30 – Diadema

Classificação indicativa: 6 anos.

 

Brincadeiras cantadas

19/2. Terça-feira, 14h30 – Diadema

21/2. Quinta-feira, 14h30 – Brasilândia

22/2. Sexta-feira, 14h30 – Jaçanã

26/2. Terça-feira, 14h30 – Capão Redondo

27/2. Quarta-feira, 14h30 – Jardim São Luís

28/2. Quinta-feira, 14h30 – Vila Nova Cachoeirinha

Classificação indicativa: livre.

Cidadania: participação coletiva

12/2. Terça-feira, 14h30 – Jaçanã

13/2. Quarta-feira, 14h30 – Capão Redondo

14/2. Quinta-feira, 14h30 – Jardim São Luís

15/2. Sexta-feira, 14h30 – Vila Nova Cachoeirinha

19/2. Terça-feira, 14h30 – Brasilândia

20/2. Quarta-feira, 14h30 – Diadema

Classificação indicativa: 7 anos.

 

Oficina Monotipia – tema: felicidade

14/2. Quinta-feira, 10h – Diadema

Nessa oficina os participantes aprendem uma das técnicas da gravura conhecida como monotipia, feita por desenho ou pintura sobre uma superfície lisa e não absorvente. A atividade será realizada após a leitura do livro Pequena coisa gigantesca, de Beatrice Alemagna, que apresenta a felicidade de uma forma lúdica.

Classificação indicativa: 7 anos.

Modelagem de monstros

26/2. Terça-feira, 14h30 – Jardim São Luís

Oficina de modelagem de monstros com argila. Os participantes podem criar os seus próprios e/ou colorir os já feitos pela equipe da biblioteca. A atividade finaliza com a leitura de uma história sobre monstros, em que o final será escolhido coletivamente por todos.

Classificação indicativa: livre.

Oficina de colagem

26/2. Terça-feira, 15h – Vila Nova Cachoeirinha

Atividade que convida todos para a prática da colagem, uma das linguagens das artes visuais que se vale de recortes de jornais, revistas, embalagens, diferentes formas e cores, palavras e elementos diversos que, juntos, criam um novo sentido.

Classificação indicativa: livre.

 

Pensando alimentação: veganismo e vegetarianismo

27/2. Quarta-feira, 10h – Capão Redondo

Quando o assunto é alimentação sem carne e derivados, a primeira preocupação é a qualidade nutricional. Nesse bate-papo, os jovens conversam e refletem sobre hábitos alimentares e como lidar com o veganismo e vegetarianismo nos bairros mais periféricos, voltando a repensar as plantações naturais e hortas caseiras. Além da conversa, haverá um vídeo para discussão do assunto e uma atividade prática sobre alimentação.

Classificação indicativa: 13 anos.

A linha na natureza

27/2. Quarta-feira, 14h30 – Brasilândia

Partindo das obras da artista Clarice Borian, que borda folhas secas de árvores diversas, a atividade busca trabalhar a prática do bordado na natureza. As folhas são um material frágil para exercitar o bordado, por isso, além de folhas, serão utilizadas reproduções também em papel colorido, a fim de criar uma árvore de folhas bordadas com palavras e texturas diversas construídas pelos participantes.

Classificação indicativa: livre.

Darwin Day: brincando e aprendendo – com Derek Amorim e equipe biblioteca

28/02. Sexta-feira, 14h30 – Jaçanã

A atividade propõe brincadeiras e atividades para homenagear o nascimento de Charles Darwin, que nasceu em 12 de fevereiro.

Classificação indicativa: 10 anos.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508

Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n

Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema – SP

Telefone: (11) 4051-5050

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – São Paulo – SP

Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575

Telefone: (11) 2233-9270

Site: www.fabricasdecultura.org.br

Compartilhe!