HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesAniversário de São Paulo tem abertura do Novo Paço das Artes e programação com dança, exposições, filmes e realidade virtual

Aniversário de São Paulo tem abertura do Novo Paço das Artes e programação com dança, exposições, filmes e realidade virtual

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado inaugura sede definitiva do Paço das Artes em casarão histórico; Museu de Arte Sacra leva inteligência artificial ao metrô; São Paulo Companhia de Dança realiza ensaio aberto gratuito; MIS oferece entrada gratuita para a exposição “Musicais no Cinema”; Catavento tem atividade com realidade virtual; confira a programação completa

Em celebração ao aniversário de 466 anos da cidade de São Paulo, comemorado no dia 25 de janeiro (sábado), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado presenteia a cidade com a inauguração da nova sede do Paço das Artes, museu voltado à arte contemporânea, no histórico Casarão Nhonhô Magalhães.

Além da abertura do novo espaço, os museus, bibliotecas, Fábricas de Cultura, Oficinas Culturais e a São Paulo Companhia de Dança oferecem programação especial no dia 25, com atrações para todas as idades. Confira:

MUSEUS

O Paço das Artes, museu dedicado à arte contemporânea, comemora o aniversário da cidade de São Paulo com a inauguração de sua primeira sede definitiva. O novo espaço, que ocupa parte do histórico Casarão Nhonhô Magalhães, em Higienópolis, abre as portas ao público às 14h, com entrada gratuita e a exposição inédita “Limiares”, de Regina Silveira. O Paço das Artes será o primeiro museu do Estado dedicado exclusivamente à arte contemporânea, digital e de obras reprodutíveis, reunindo artes plásticas, artes visuais e multimídia.

O Museu de Arte Sacra inaugura exposição interativa com inteligência artificial e robótica na Sala MAS, localizada na estação Tiradentes do Metrô. Em “ToTa Machina”, de Katia Wille, com curadoria de Bianca Boeckel, o visitante se aproxima de duas obras ligadas a um computador programado para identificar a emoção da pessoa que as observa; conforme o sentimento percebido pela tecnologia, a obra se movimenta de diferentes formas. Já na sede do museu, a partir das 11h, o público poderá conferir a abertura das exposições: “A outra África”, apresentação de centenas de objetos da cultura artística africana, e “Pintura & Música na Arte Colonial Paulista: Jesuíno do Monte Carmelo”, uma homenagem ao recém completado bicentenário da morte do pintor, um dos grandes artistas de São Paulo durante o período colonial. Também às 11h, será lançado o livro “São Paulo Cidade Imperial”, de João Rossi e Paulo Assunção, um estudo sobre a formação e a evolução histórica da cidade entre 1822 e 1889, período que compreende a proclamação da Independência até a proclamação da República.

O Museu da Imagem e do Som – MIS, celebra os 466 anos da capital oferecendo entrada gratuita para a exposição “Musicais no Cinema” durante todo o dia 25. A mostra traça um panorama sobre o universo do gênero musical no cinema, desde os primórdios do cinema musicado até obras recentes, como o premiado La La Land (2016) e Rocketman (2019), cinebiografia de Elton John.

O Museu da Imigração realiza, das 11h às 16h, a “Oficina de Street Art – Remontando”, atividade que propõe a criação de narrativas visuais inspiradas na identidade e nas memórias familiares, explorando a colagem, o lambe-lambe e o muralismo. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail mirella.rafael@museudaimigracao.org.br. Às 15h, a ação “Para além do trem das onze”, voltada ao público acima de 10 anos, reflete sobre os processos de modernização da cidade e como a industrialização e a chegada do progresso influenciaram no seu desenvolvimento. O encontro proporcionará uma viagem para conhecer a São Paulo retratada por Adoniran Barbosa, sambista paulistano, descendente de migrantes italianos, que – em suas composições – relata o cotidiano dos habitantes e trabalhadores da “terra da garoa”. Os participantes serão convidados a confeccionar um estandarte, alegoria e símbolo das agremiações e dos blocos de carnaval, representando a história desses grupos, suas ideologias e tradições. Para participar, é necessário entrar em contato pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

No Museu Catavento, a partir das 9h30, o laboratório maker Universo da Criatividade vai reunir, em um caminhão montado no museu, oficinas criativas de tecnologias como robótica e drones. Das 10h às 16h (a cada duas horas), os visitantes serão convidados a participar de um passeio a diferentes pontos do planeta – ou fora dele, na ação “Expedições – Realidade Virtual”. Também das 10h às 16h (de hora em hora, exceto meio-dia), a Cia de Teatro de Bonecos BUZUM apresenta, dentro de um ônibus especialmente adaptado, o espetáculo “CAIPIRA” que resgata figuras folclóricas presentes na cultura do interior do país.

O Memorial da América Latina celebra a data com aquecimento para o carnaval, a partir das 14h, recebendo ensaio do bloco da cantora Anitta. Quem visitar o espaço poderá participar também do “Festival Gastronômico”, que terá pastel, paella e açaí, a partir das 11h.

O Museu Afro Brasil inaugura, às 11h, a exposição “Heranças de um Brasil profundo: os donos da terra”, que reúne arte plumária, adornos, máscaras, fotografias, esculturas, utensílios e arte contemporânea de povos e tribos indígenas, entre elas, Karajá, Marubo, Kayapó, Mehinako, Yanomami, Rikbaktsa, Tapirapé, Waurá, Tapayuna e Juruna. No mesmo dia e horário, acontece o lançamento do livro “Viemos de longe, para longe vamos – Povos originários do Brasil, dos paleoíndios à contemporaneidade – Uma bibliografia”, de Carlos Eugênio Marcondes de Moura.

A Casa Guilherme de Almeida promove, às 14h, exibição do filme “Uma noite em Sampa”, seguida de debate com o diretor Ugo Giorgetti. Na história, um grupo de endinheirados do interior vem à capital para um espetáculo de teatro e acaba desamparado quando o motorista de seu ônibus desaparece.

A Casa Mário de Andrade apresenta “Grupo Boa Praça visita: o choro paulistano”, às 16h. Na aula-show, o grupo de jovens instrumentistas apresenta repertório com músicas de compositores paulistas, como Zequinha de Abreu, Adoniran Barbosa, Garoto, Edmilson Capelupi, Zé Barbeiro e Isaías Bueno.

A Casa das Rosas inicia a programação às 10h, com o Encontro Peripatético, visita a referências arquitetônicas na Avenida Paulista. A programação segue, às 15h, com a atividade “Saci e outras histórias”, em que o público entrará em contato com contos caipiras. Às 16h30, o Sarau Poesia e Viola apresenta as violas e as vozes Duo Vereda Violeira, além do trabalho poético-performático de Silvia Camossa e Robsoñ Luquêsi. A programação encerra às 18h30 com apresentação do Madriquê Grupo Vocal, em homenagem a diversos compositores paulistanos.

O Museu da Casa Brasileira comemora o aniversário da cidade às 11h, com apresentação da Orquestra Instituto GPA no programa “Música no MCB”. Às 14h30, a oficina “Casa na Praia”, convida os participantes a se sentirem na praia sem sair de São Paulo, com atividades como frescobol, peteca, frisbee, esguicho, banho de sol e esculturas de areia.

A Pinacoteca terá, das 10h às 18h, edição da feira “Lá na Vila”, evento de economia criativa com artesãos e microempreendedores de artes manuais e marcas autorais, voltado a público de todas as idades. O evento acontece no estacionamento do museu, com opções gastronômicas e expositores de moda, joalheria, artigos infantis e artesanato. Também no dia 25, o museu realiza venda promocional de catálogos de 40 exposições por R$ 10 cada.

No Museu do Futebol, às 15h, o público poderá participar de oficina com jogos da cultura popular, como taco, queimada e pique-bandeira na área externa. Dentro do museu, educadores vão propor, das 14h às 15h30, os jogos “Futebox”, em que os participantes se tornarão técnicos de um time de futebol, e “Gol de Letra”, que propõe que o visitante relacione caricaturas e frases de autores famosos, além de visita educativa entre 14h e 14h30. Devido à final da Copinha no Estádio do Pacaembu, o museu terá horário de funcionamento diferenciado: bilheteria das 13h às 17h, visitação até as 18h.

BIBLIOTECAS

Na Biblioteca de São Paulo, às 11h, o público poderá jogar uma partida de xadrez com o campeão brasileiro Henrique Mecking, o Mequinho, na atividade “Simultânea de Xadrez com Grande Mestre”. Às 16h, O programa “Hora do Conto” apresenta a história “Os fantasmas da São Paulo antiga”, de Miguel Millano, com a Cia. Mapinguary.

A Biblioteca Parque Villa-Lobos vai comemorar o aniversário da cidade às 14h, com a “Oficina Maker”, que ensinará as crianças a criar uma luminária com a silhueta da cidade. Às 16h, a sugestão é a contação de histórias “A história da cidade de São Paulo”, de Walter Vetillo, com o Grupo #BoraLê e interpretação em Libras.

FÁBRICAS DE CULTURA

A Fábrica de Cultura Vila Curuçá oferece, a partir das 11h, a atividade literária “São Paulo Corpo e Alma”, que aborda as manifestações de música, dança e teatro do povo paulista em toda a sua variedade de formas e estilos. Às 14h, acontece o “Especial Aniversário de SP”, apresentação dos artistas locais  com repertório de canções de Samba e MPB que fazem referência à Cidade de São Paulo.

A Fábrica de Cultura Sapopemba realiza, às 11h, a exposição mediada “Pontos Turísticos da Cidade de São Paulo”, que apresenta, por meio de fotos, lugares marcantes da cidade, como o Parque Ibirapuera, a Avenida Paulista, a Pinacoteca e o Museu Catavento. Das 11h às 15h, a ação “Especial Aniversário de SP” oferece atividades recreativas com pintura de rosto e brincadeiras para as crianças, oficinas de corte de cabelo masculino e designer de sobrancelhas e esmaltação, apresentação teatral do grupo E.S.A, apresentação de palhaços, shows musicais e Michael Jackson cover.

Na Fábrica de Cultura Itaim Paulista, a partir das 10h, a “Intervenção na Biblioteca: São Paulo, a terra da garoa” convida o público a conhecer a história da cidade por meio de uma instalação projetada com os maiores pontos turísticos da capital paulista. Às 14h, a “Tarde Gospel” reúne apresentações de dança e de música dos artistas locais que fazem parte do universo gospel.

A Fábrica de Cultura Parque Belém, às 15h, convida o público para uma partida de RPG (Role Playing Game), jogo em que os participantes criarão seus personagens a partir de premissas do contexto histórico da fundação da cidade de São Paulo e os interpretarão criando desfechos para a história. Das 14h às 17h, o evento “Cover na Fábrica” terá apresentações de RBD Cover, Banda SZU e Cia de dança Mavi Chiachietto.

A Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes promove, às 11h, a atividade “Parabéns SP!”, jogo da memória que combina pontos turísticos, museus, parques e demais símbolos da cidade de São Paulo.  Das 14h às 17h, os artistas locais se apresentam na “Mostra de Talentos”.

A Fábrica de Cultura Jaçanã promove, às 14h, a atividade “Terreno Fértil”, com a proposta de recolher entrevistas com a comunidade por meio de perguntas sobre temas como moradia e percurso, destacando a diversidade presente no território e as mutações ao longo da vida dos moradores.

A Fábrica Vila Nova Cachoeirinha apresenta a “Batalha da Fábrica – Especial Aniversário de SP” às 14h e com a participação de MC’s da região e pocket shows.

OFICINAS CULTURAIS

A Oficina Cultural Maestro Juan Serrano apresenta, às 11h, o espetáculo “Uma Pequena Sereia”, sobre uma sereia que se apaixona por um príncipe do mundo dos humanos e espera ansiosamente completar 15 anos para ter a permissão de nadar até a superfície do mar. Famílias podem participar de experimentações artísticas com ingredientes disponíveis na cozinha de casa na “Oficina de Massinha Caseira”, às 12h30. Às 14h, o espetáculo “Família Tubarão contra a poluição de São Paulo” desperta nos pequenos a conscientização sobre a limpeza urbana. Às 12h30, todos poderão confeccionar seus próprios malabares artesanalmente na “Confecção de Malabares com Material Reciclado”. As crianças serão convidadas a criar adereços utilizando materiais como feltro, fitas coloridas, EVA, cola quente e diversos materiais carnavalescos na “Folia Mirim: Criando para o Carnaval”, às 14h30. A partir das 15h, a “Modelagem Artística em Balão de Látex” convida o público a modelar manualmente diversos elementos da natureza ricos em cores e texturas.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza, às 14h30 e às 18h, exibição comentada do documentário “Quando as Luzes das Marquises se Apagam”, que trata da história das salas de cinema que se localizavam nas avenidas São João e Ipiranga, a Cinelândia Paulistana.

A Oficina Cultural Alfredo Volpi realiza, das 10h às 18h, a exposição “O Cuidado de Si”, do Clube “O Fio que Nos Une”, resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo Clube de Bordado e Literatura que opera na Unidade.

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

A São Paulo Companhia de Dança realiza ensaio aberto ao público, às 12h, na sede da Companhia, no Bom Retiro, apresentando três obras: “Aparições”, criação da bailarina e coreógrafa Ana Catarina Vieira que reúne linguagens das danças populares brasileiras, do balé clássico e da dança contemporânea; “Agora”, coreografia de Cassi Abranches premiada em 2019 pelo APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte); e o Pas de Deux “Carnaval em Veneza”, balé clássico cheio de movimento.A entrada é gratuita.

SERVIÇO

MUSEUS

Inauguração nova sede Paço das Artes

Endereço: Rua Albuquerque Lins, 1331 – Higienópolis

Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 20h | Domingos e feriados, das 12h às 20h

Ingresso gratuito

Abertura: 25 de janeiro de 2020, das 14h às 20h

https://www.pacodasartes.org.br/

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Avenida Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo

Telefone: (11) 3326-3336

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h

Entrada: R$ 6,00 (inteira), R$ 3,00 (meia-entrada)

Estacionamento gratuito no local

Acessibilidade no local

https://museuartesacra.org.br/

Museu da Imagem e Som – MIS

Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo-SP

Telefone: (11) 2117-4777

Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 10h00 às 20h00 | domingos e feriados, das 9h00 às 18h00

Estacionamento pago no local

Entrada gratuita às terças-feiras. Todas as exposições do térreo têm gratuidade na entrada. Consulte os valores dos ingressos das exposições e eventos

Acessibilidade no local

https://www.mis-sp.org.br/

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1316 São Paulo-SP

Metrô Bresser-Mooca (900m)

Telefone: (11) 2692-1866

Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00 e domingos das 10h00 às 17h00

Entrada: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia-entrada)

Acessibilidade no local

https://museudaimigracao.org.br/

Museu Catavento

Avenida Mercúrio, s/n – Parque D. Pedro II – São Paulo- SP

Telefone: (11) 3315-0051

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 09h00 às 17h00

Entrada: R$10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia-entrada)

Entrada gratuita às terças

Estacionamento pago no local | R$ 15,00

Acessibilidade no local

https://www.cataventocultural.org.br/

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3823-4600

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 18h00

Museu Afro Brasil

Av. Pedro Álvares Cabral – Parque Ibirapuera – São Paulo- SP

Telefone: (11) 3320-8900

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 17h00

Entrada: R$15,00 (inteira), R$ 7,50 (meia-entrada)

Gratuidade aos sábados

Acessibilidade no local

https://www.museuafrobrasil.org.br/

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes – São Paulo

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Entrada: gratuita

Acessibilidade no local

https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/

Casa Mário de Andrade

Av. Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo-SP

Telefone: (11)  3666-5803 | 3826-4085

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Entrada: gratuita

Acessibilidade no local

https://www.casamariodeandrade.org.br/

Casa das Rosas

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada: gratuita

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

Acessibilidade no local

https://www.casadasrosas.org.br/

Museu da Casa Brasileira

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo-SP

CPTM Cidade Jardim (850m)

Telefone: (11) 3032-3727

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00

Entrada: R$ 15,00 (inteira), R$ 7,50 (meia-entrada)| Grátis aos sábados e domingos

Estacionamento pago no local

Acessibilidade no local

https://www.mcb.org.br/pt/

Pinacoteca de São Paulo

Lá na Vila na Pinacoteca

25 de janeiro de 2020

Sábado das 10h às 18h

Praça da Luz 02 – São Paulo, SP

(11) 3324- 1000

Entrada gratuita na feira e no Museu.

Classificação indicativa: livre

Pet friendly na área externa da feira

Museu do Futebol

Endereço: Praça Charles Miller, s/nº São Paulo, SP

Terça a domingo, 9h às 17h (visitação até as 18h)

R$ 20 | Meia entrada: R$ 10 | Entrada gratuita para crianças até 6 anos

Entrada gratuita para todos às terças-feiras.

Combo família (a partir de 4 pessoas) R$ 15 | Meia entrada R$ 7,50

Grupos (acima de 10 pessoas) R$ 15 | Meia entrada R$ 7,50
Horários no dia 25/01: bilheteria das 13h às 17h, visitação até as 18h

BIBLIOTECAS

Biblioteca de São Paulo

Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – São Paulo – SP

Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Tel.: (11) 2089-0800

Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30

Gratuito

https://bsp.org.br/

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros – São Paulo – SP

Tel.: (11) 3024-2500

Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30.

Acessibilidade no local

Gratuito

www.bvl.org.br

FÁBRICAS DE CULTURA

Fábrica de Cultura Vila Curuçá

Rua Pedra Dourada, 65

(11) 2016-3316

Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 17h00 (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)

Acessibilidade no local

Entrada gratuita

www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Sapopemba

Rua Augustin Luberti, 300

(11) 2012-5803

Funcionamento: De terça a domingo, das 9h00 às 17h00 (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)

Acessibilidade no local

Entrada gratuita

www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Itaim Paulista

Rua Estudantes da China, 500

(11) 2025-1991

Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 17h00 (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)

Acessibilidade no local

Entrada gratuita

www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Parque Belém

Complexo do Parque Belém – Av. Celso Garcia, 2231 (Entrada 1) / Rua Nelson Cruz nº 140 (Entrada 2)

(11) 2618-3447

Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 17h00

Acessibilidade no local

Entrada gratuita

www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes

Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281

(11) 2556-3624

Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 17h00 (Noturno: conforme grade de atividades de cada unidade)

Acessibilidade no local

Entrada gratuita

www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Jaçanã

Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

(11) 2249-8010

Funcionamento: terça a sexta, das 9h00 às 19h00; sábados e domingos: variável de acordo com a programação

Acessibilidade no local

Entrada gratuita

www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575

(11) 2233-9270

Funcionamento: terça a sexta, das 9h00 às 19h00; sábados e domingos: variável de acordo com a programação

Acessibilidade no local

Entrada gratuita

www.fabricasdecultura.sp.gov.br

OFICINAS CULTURAIS

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Tel. (11) 3222-2662

Segunda a sexta das 9h às 22h | Sábados das 10h às 18h

https://oficinasculturais.org.br/

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

Rua Joaquim Pimentel, 200 – Taipas

Tel. (11) 3994-3362

Segunda a sexta das 8h às 18h | Sábado das 8h às 13h

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo

Tel: (11) 2205-5180 e 2056-5028

Terça a Sexta das 10h às 21h30

Sábados das 10h às 18h; Sábados das 10h às 18h

São Paulo Companhia de Dança

Local: Rua Três Rios, 363 – 1º andar – Bom Retiro – São Paulo/SP

https://spcd.com.br/

Compartilhe!