secretaria da cultura do estado de são paulo

Alunos do Projeto Guri se apresentam em Birigui e Clementina

Publicado em 10 de novembro de 2017

O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – convida a população de Birigui e Clementina para prestigiar os eventos

EmCena: Encontro de Cordas Dedilhadas e a apresentação do Grupo de Referência (GR) de Araçatuba – Camerata de Violões. O evento será realizado em Birigui, no dia 14, das 9h às 11 e das 14h30 às 16h30.  Já o evento do GR em Clementina, acontecerá no dia 16, às 15h30.

No dia 14 os polos Birigui, Valparaíso, Bento de Abreu, Bilac, Santópolis do Aguapeí, Luiziânia, Nova Luzitânia, Clementina, Avanhandava, Rubiácea e Alto Alegre se reunirão no Polo Birigui para uma apresentação de violão, gratuita e aberta ao público.

Na ocasião, os alunos dos polos apresentarão o seguinte repertório:

Eu sei que Vou te Amar, de Tom Jobim; e Irmã, de Atílio Bernardini;

Já o Grupo de Referência (GR) de Araçatuba – Camerata de Violões se apresenta no Centro Cultural Kenkiti Kimura interpretando as canções Bransle de la Torche, de Michael Praetorius; Ballet, de Michael Praetoriu; Aurora, composição própria do G.R Araçatuba; Toccata, de Leo Brouwer; A Lenda do Caboclo, de H. Villa-Lobos; Lun Duos, de Paulo Bellinati; Montmartre, New York’900 e Cuerdas Gitanos, de Vito Nicola Paradiso; Recinto de Las Piedras, de Javier Farías; e La nit de Nadal, de M. Lloblet.

EmCena
Com o intuito de aproximar as diferentes culturas que existem no Estado de São Paulo, o Projeto Guri promove anualmente o EmCena, reunindo alunos de diversos municípios de determinada regional administrativa (Araçatuba, Itapeva, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba).

Os encontros EmCena são focados num determinado naipe – percussão, sopro, canto coral, entre outros – e contam também com atividades de integração musical. Os arranjos das canções são desenvolvidos pelos profissionais que trabalham no Projeto Guri e a regência fica por conta dos educadores que atuam junto às crianças e adolescentes.

Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões

O Grupo de Referência de Araçatuba iniciou suas atividades no ano de 2013, formado por alunos de Araçatuba e região. O grupo interpreta um repertório que contempla diversos períodos e estilos musicais, de John Dowland a Nicola Paradiso, incluindo Tárrega, Fernando Sor, Villa -Lobos, Paulinho Nogueira, Henrique Granado, entre outros, pesquisando toda versatilidade do violão. Nos últimos anos tem também explorado a composição. O grupo tem dividido o palco com importantes solistas e grupos, como Edson Lopes (2013), Duo Siqueira Lima (2014) e Fábio Bartoloni (2015). Em 2016, realizou a abertura do concerto do Quarteto Brasileiro. No mesmo ano, fizeram um concerto no Festival Internacional de Londrina e o grupo foi o segundo colocado no II Concurso de Composição do Projeto Guri, com a peça “Aurora”, incluída no programa da noite, que foi arranjada num processo coletivo liderado pelo educador Paulo Renato. Na edição do ano passado, no mesmo concurso, a aluna Viviane Nukamoto obteve o primeiro lugar, com a música “Minha História”.

O Grupo de Referência (GR) de Araçatuba tem patrocínio da empresa Catho.

Serviço: EmCena: Encontro de Cordas Dedilhadas

Quando: 14 de novembro

Horário: 9h às 11h e das 14h30 às 16h30

Local: Polo Birigui

Endereço: Rua Santos Dumont, 413 – Centro – Birigui/SP
Entrada: Gratuita. Evento aberto ao público.

Serviço: Apresentação Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões

Quando: 16 de novembro

Horário: às 15h30

Local: Centro Cultural Kenkiti Kimura

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 192 – Centro – Clementina/SP
Entrada: Gratuita. Evento aberto ao público.

Parceiro local: Prefeitura Municipal de Birigui e Clementina

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias, SABESP, SKY, CTG, EMS, Microsoft, Usina Colorado,  Caterpillar, Supermercados Tauste, Capuani, Grupo BB e Mapfre, Pinheiro Neto,  WestRock, VALGROUP, Banco Votorantim, Mercedes Benz, Catho, Hasbro, Cipatex, PPE Fios, Grupo Maringá, Raízen, Castelo Alimentos, Arteris e Cremer.

Compartilhe!