HomeAssessoria ReleasesAcademia de Ópera e Orquestra Jovem do Theatro São Pedro apresentam Clássicos na Ópera

Sob o comando da regente Natália Larangeira e direção cênica de Walter Neiva, grupos sobem ao palco do Theatro São Pedro nos dias 29 e 30 de setembro para interpretar grandes titulos de Mozart, Beethoven e Willibald Gluck

No último fim de semana de setembro, a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, instituição da Secretaria da Cultura do Estado sob gestão da Santa Marcelina Cultura, apresentam um repertório com alguns dos nomes mais emblemáticos do período Clássico.

Sob a regência de Natália Laranjeira e direção de Walter Neiva, serão interpretadas cenas de conjunto das óperas As Bodas de Fígaro e Così Fan Tutte de Mozart, Fidelio de Beethoven e Orfeu e Eurídice de Gluck. As apresentações ocorrem no sábado, 29, às 20h e no domingo, às 17h. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira).

Com a premissa de contribuir para a formação de novos cantores líricos brasileiros, a Academia de Ópera do Theatro São Pedro conta com 16 bolsistas. Sua proposta pedagógica contempla uma grade contínua de atividades, como aulas, workshops e montagens de pocket ópera e concertos cênicos, com o objetivo de preparar os alunos para o mundo profissional. Dessa forma, a Academia promove oportunidades práticas de desenvolvimento artístico aos jovens cantores por meio de espetáculos encenados com orquestra.

A Academia e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro fazem parte do núcleo de Grupos Artísticos da EMESP Tom Jobim, integrando ainda mais o plano artístico-pedagógico da escola, uma das marcas da gestão da Santa Marcelina Cultura. Os dois grupos, formados por bolsistas, realizam atividades ligadas ao gênero operístico sempre conjuntamente com o objetivo de desenvolver o nível técnico e artístico dos jovens.

Programa:

CHRISTOPH WILLIBALD GLUCK (1714-1787)

ORFEU E EURÍDICE

Abertura, Gli sguardi trattieni, Che fiero momento, Che faro senza Euridice e Trionfi Amore (terceiro ato)

Editora Bärenreiter Alkor-Edition GmbH

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)

FIDELIO

Quarteto Er sterbe! e dueto O namenlose Freude!

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)

COSÌ FAN TUTTE

Abertura e finale do primeiro ato

AS BODAS DE FÍGARO

Voi che Sapete e finale do segundo ato

Editora Bärenreiter Alkor-Edition GmbH

Serviço:

Datas: 29 e 30 de setembro, sábado

Horários: sábado, às 20h, domingo, às 17h

Local: Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 161 – Barra Funda, São Paulo/SP

Ingressos: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia)

Mais informações: (11) 3661-6600 – ingressorapido.com.br

Classificação indicativa: livre

Capacidade: 636 lugares

Acessibilidade: Sim

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.

Informações à imprensa:

Assessoria da Santa Marcelina Cultura | Theatro São Pedro