HomeAssessoria ReleasesAcademia de Ópera e Orquestra Jovem do Theatro São Pedro apresentam A Estrela, de Emmanuel Chabrier

Grupos estreiam a primeira montagem lírica de 2019 com direção musical de André dos Santos e direção cênica de Walter Neiva; récitas acontecem nos dias 26 e 27 de outubro

A Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado sob a gestão da Santa Marcelina Cultura, apresentam a primeira montagem da temporada de 2019: a ópera cômica A Estrela, do compositor francês Emmanuel Chabrier.

O espetáculo, que tem direção musical de André dos Santos e direção cênica de Walter Neiva, estreia no dia 26 de outubro, sábado, às 20h, com apresentação também no dia 27, domingo, às 17h. A montagem tem ainda cenografia de Roberto Casal de Rey, iluminação de Nicolas Caratori e figurino de Emília Reily. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), e estão à venda na internet e na bilheteira do teatro.

A Estrela é uma ópera cômica de Emmanuel Chabrier (1841-1894) que estreou em Paris em 1877, e narra a história do cruel rei Ouf, que, para comemorar seu aniversário, sacrifica uma pessoa do povo todos os anos. A vítima que foi escolhida para a ocasião é Lazuli, um jovem e pobre vendedor ambulante de perfumes. Porém na hora da execução, Siroco, o astrólogo real alerta que a vítima nasceu sob a mesma estrela que o rei, e, se ele morrer, ambos terão o mesmo destino. Para complicar a história, Lazuli se apaixona por Lauola, noiva prometida a Ouf, e é correspondido, o que vai conduzir os acontecimentos a uma série de hilárias reviravoltas.

Academia de Ópera e Orquestra Jovem do Theatro São Pedro

A Academia de Ópera do Theatro São Pedro tem o compromisso de contribuir para a formação de novos cantores líricos brasileiros. Atualmente conta com 16 bolsistas e sua proposta pedagógica contempla uma grade contínua de atividades como aulas, workshops e montagens de ópera, com o objetivo de preparar os alunos para o mundo profissional. Dessa forma, a Academia promove oportunidades práticas de desenvolvimento artístico aos jovens cantores por meio de espetáculos encenados com orquestra e formações de câmara.

E trabalhando em conjunto com a Academia está a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro. Criada em 2017 sob a gestão da Santa Marcelina Cultura, o grupo realiza atividades artístico-pedagógicas ligadas ao gênero operístico com o objetivo de desenvolver o nível técnico e artístico dos bolsistas.

No mês de dezembro, a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro apresentam a ópera brasileira inédita O Peru de Natal, de Leonardo Martinelli e libreto de Jorge Coli. A obra é baseada no conto homônimo de Mário de Andrade. Serão realizadas duas apresentações: no dia 14 de dezembro, às 20h, e no dia 15, às 17h.

A programação completa do Theatro São Pedro está na página da internet theatrosaopedro.org.br.

Serviço:

Horários: sábado, 20h e domingo, às 17h

Local: Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 161 – Barra Funda, São Paulo/SP

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) – para todos os setores (Plateia Central, 1º e 2º Balcão).

Vendas: bilheteria e internet theatrosaopedro.byinti.com

Formas de pagamento: Dinheiro e Cartões de Débito e Crédito

Classificação indicativa: Livre

Duração: 120 minutos (aproximadamente)

Capacidade: 636 lugares

Acessibilidade: Sim

*No dia 24 de outubro, quinta-feira, às 19h, acontece o ensaio geral aberto ao público

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. É responsável pela gestão do Guri Capital e Grande São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.