Portal do Governo do Estado de São Paulo

Tomie Ohtake

Destaque Cultural 2013

Poucos artistas se identificam tão simbioticamente com o Estado de São Paulo quanto Tomie Ohtake. Nascida em Kyoto (Japão) em 1913, veio ao Brasil em 1936 para visitar o irmão e acabou se estabelecendo na Capital, repetindo o destino de tantos outros cidadãos do mundo que ajudaram a construir a identidade cosmopaulista. Aqui casou, teve filhos e se descobriu artista. Ao longo de mais de 60 anos de carreira, vem hipnotizando o público com obras que contrapõem força e suavidade, equilíbrio e desequilíbrio, tradição milenar e modernidade, leveza e grandes proporções.

Tomie se reinventou repetidas vezes na medida em que estudou e dominou novas técnicas. No decurso do tempo, nos ofereceu poesia visual em papel, em tela, em metal e em concreto. Nas galerias, nos museus ou meio ao caos urbano, suas obras se tornaram parte do imaginário e da paisagem brasileira, sobretudo paulista, o que lhe traz reconhecimento e popularidade. “Sua obra”, disse o crítico Paulo Harkenhoff, “parece buscar em nosso olhar um haicai perdido”.

Tomie é uma síntese de São Paulo. Por isso, é uma honra homenageá-la como Destaque Cultural do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura 2013 – uma singela lembrança perto do legado que é sua obra para a arte paulista.

Tomie Ohtake Tomie Ohtake Tomie Ohtake Tomie Ohtake Instituto Tomie Ohtake Ruy Ohtake Tomie Ohtake Monumento Tomie Ohtake