Fábrica de Cultura

Uma fábrica que produz cultura, inclusão social, diversão, lazer, cidadania e, principalmente, um futuro brilhante! Assim são as Fábricas de Cultura, projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) voltado à educação e formação nas mais variadas formas de expressão artística.

Instaladas em regiões desfavorecidas da capital paulista, as Fábricas de Cultura dão oportunidades a jovens e crianças de terem acesso a arte de qualidade em modernos prédios de aproximadamente seis mil m², abrindo as portas para uma nova realidade em suas vidas. As crianças e adolescentes têm, nas Fábricas de Cultura, a oportunidade de frequentar aulas de iniciação artística nas áreas de música, teatro, circo, dança, multimeios, xadrez e artes plásticas, cada uma com várias modalidades, da clássica à popular. Além disso, o local serve de espaço para difusão cultural, abrigando espetáculos para toda a comunidade nos fins de semana, além de oferecer biblioteca com mais de dois mil títulos.

O programa prevê dez unidades nos seguintes bairros: Jardim São Luis, Itaim Paulista, Parque Belém, Sapopemba, Vila Curuçá e Vila Nova Cachoeirinha, Cidade Tiradentes, Brasilândia, Jaçanã e Capão Redondo.

Todas as localidades foram escolhidas segundo o Índice de Vulnerabilidade Juvenil, criado especialmente para as Fábricas pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), e composto por indicadores como freqüência escolar, gravidez na adolescência e violência entre jovens.