HomeAssessoria Releases8º Encontro Internacional de Contadores de Histórias

8º Encontro Internacional de Contadores de Histórias

Se você é um contador de histórias ou alguém que adora ouvi-las, a Oficina Cultural Oswald de Andrade tem uma programação especial para você: o Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias, que está em sua 8ª edição. É um evento bienal que promove espaço de reflexão, criação e ação cultural, focalizando a arte da palavra que, ao longo da história, foi, e ainda é, explorada na forma de narrativas orais. As atividades, que são livres e abertas ao público, vão de 22 a 26 de maio, sempre das 9h00 às 18h30. Essa edição traz seis artistas internacionais, mais de 40 convidados brasileiros e cerca de 100 atividades distribuídas em mais de seis espaços culturais da cidade.

O objetivo do encontro – é o maior evento de contadores de histórias do Brasil – é oferecer diferentes abordagens da arte da narração, que possam servir de base para ações educativas, culturais, sociais e estéticas, focando na importância que as narrativas orais ainda têm nos dias de hoje. A arte narrativa ocupa um espaço nas culturas humanas, assim como as artes visuais, o teatro, a música e a dança. Por isso, a formação artística e estética nessa área é possível da mesma forma que em outras artes.

A maior parte da programação do Encontro é destinada aos contadores de histórias, mas também há atividades para quem apenas se interessa pela área. “Contar histórias é uma arte que existe desde o começo dos tempos, que viaja pelas épocas e lugares da humanidade”, afirma Regina Machado, curadora e idealizadora do Encontro.

Além da Oficina Oswald de Andrade, entre os dias 22 e 25 de maio, o Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias também terá ações complementares nas Fábricas de Cultura das regiões Norte e Sul, ambas instituições da Secretaria da Cultura do Estado gerenciada pela Poiesis. A programação completa do encontro pode ser acessada pelo site: bocadoceu.com.br

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem. Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias

De terça a sexta-feira, 22 a 26/5 – das 9h00 às 18h30

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3221-4704

Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h00 às 22h, e aos sábados das 10h00 às 18h00

www.oficinasculturais.org.br

Compartilhe!