HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias5 curiosidades sobre a religião Umbanda

5 curiosidades sobre a religião Umbanda

Em comemoração ao Dia Nacional da Umbanda, a equipe do Museu Afro Brasil preparou 4 curiosidades sobre essa religião brasileira, que tem em seus fundamentos influência do Candomblé, Catolicismo e Espiritismo. A religião surgiu em 15 de novembro de 1908, quando o médium Zélio Fernadino de Moraes incorporou pela primeira vez o “Caboclo Sete Encruzilhadas”, numa sessão espírita da Federação Espírita, em Niterói.

Afinal, o que é Macumba?
No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.

E onde ela surgiu?
A Umbanda é uma religião brasileira, que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil, a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo.

E o que mais?
Recebe o nome de Umbanda um dos diversos cultos religiosos sincréticos surgidos no Brasil entre os séculos XVI e XX, fruto do contato dos diferentes povos que contribuíram para a formação cultural e religiosa da população.

Quem são os guias espirituais?
A umbanda adota figuras indígenas que são chamadas de caboclos. E outros tantos, conhecidos como erês, pretos-velhos, baianos, boiadeiros e pombas-gira. Os principais conceitos são como os da doutrina espírita, como a reencarnação.

Aproveitando o tema, você pode conferir um pouco mais sobre a cultura e a história na exposição organizada pelo Núcleo de Religiosidade Afro-Brasileira, do Museu Afro Brasil, confira algumas imagens.

Compartilhe!