HomeDESTAQUES ESPECIAIS Assessoria ReleasesProjeto de Ismael Ivo, SP Escola de Dança faz o primeiro movimento

Projeto de Ismael Ivo, SP Escola de Dança faz o primeiro movimento


O Governo de São Paulo deu os primeiros passos para a criação da SP Escola de Dança Ismael Ivo, uma homenagem ao grande cenógrafo e bailarino, que faleceu no último dia 8, vítima da Covid-19. O projeto, que tinha Ivo à sua frente desde 2020, é inspirado nos trabalhos realizados na Julliard School, de Nova York, e na maior escola de teatro da América Latina, a SP Escola de Teatro.

A nova instituição irá oferecer formação técnica e artística, com foco 100% na formação e na capacitação de profissionais em coreografia e performance. Com previsão para início das atividades no começo de 2022, a escola terá cursos regulares na área de dança para 400 alunos e de extensão para cerca 1,5 mil.  A sede será no terceiro andar do Complexo Júlio Prestes, localizado no centro de São Paulo. As obras, que já foram iniciadas, terão um custo total de R$3,5 milhões.

Viva Ismael Ivo! Grande artista, grande pessoa, grande amigo! Deixa um legado fundamental para a dança brasileira”, afirma Sérgio Sá Leitao, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “Será um prazer estar à frente de uma instituição que levará todo seu esforço em prol da dança e da arte a milhares de jovens brasileiros.”

Maestro da dança 

Ismael Ivo, maestro da dança

Além de ocupar a vice-presidência do Conselho Estadual de Cultura do Governo de São Paulo, instituído pelo Governador João Doria em 2019, Ismael  também foi curador do Programa de Qualificação em Artes/Dança, das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, orientando artistas in loco.  Ele também fez parte da série de documentários Figuras da Dança, projeto da São Paulo Companhia de Dança, instituição da Secretaria, e era Conselheiro da Fundação Padre Anchieta desde o final de 2020, além de integrante da equipe criativa da TV Cultura. Neste período junto à emissora, coordenou a realização de um Auto de Páscoa Negro, inspirado nas composições de João Bosco e Aldir Blanc, que contou com a participação do Ballet de Paraisópolis e da Brasil Jazz Sinfônica. Com a pandemia, a emissora teve que interromper o projeto, que seria exibido na Semana Santa.

Legado de Ismael 

Em 1984, Ismael Ivo fundou o ImpulsTanz com Karl Regensburger, em Viena, na Áustria.  No ano seguinte, mudou-se para Berlim, na Alemanha. Em 1996, foi nomeado o diretor da Companhia de Dança do Teatro Nacional Alemão, de Johann Wolfgang Von Goethe, em Weimar. Criou diversos trabalhos, como o solo Under Skin, inspirado em Federico Garcia Lorca, Antonin Artaud e Winnie Mandela, o solo Delirium of a Childhood e Francis Bacon, dirigido pelo coreógrafo alemão Johann Kresnik.

Em 1999, coreografou e dançou Tristão e Isolda ao lado de Márcia Haydée.  No ano seguinte, criou, novamente em parceria com Márcia, a coreografia Aura, uma homenagem a Miles Davis e Alvin Ailey, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; e Floresta do Amazonas, que estreou em Vienna.

Ismael sempre buscou manter uma profunda conexão com o Brasil, para onde retornou, em 2017, após aceitar a missão de assumir o Balé da Cidade de São Paulo, se tornando o primeiro diretor negro da instituição em seus quase 50 anos de existência.

Depoimento de Ismael Ivo O que te Inspira? – Ismael Ivo 

 

Leia mais:

Nota de falecimento

Compartilhe!